Você está em:
Dia dos Namorados

Dia dos Namorados

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Eu fiz esse prato no último sábado. Na verdade queria fazer um teste, e se desse certo, publicaria aqui no Senhora Mesa. É uma receita que eu inventei. Na verdade está mais para improvisei, rs. Fui ao supermercado e resolvi comprar duas caçarolinhas, que servem porção única, mas que vão do forno à mesa na maior praticidade e beleza de apresentação. Mas já era tarde e eu havia trabalhado o dia todo e estava um pouco cansada, então precisei ser ágil.

Como muita mulheres trabalham hoje, Dia dos Namorados, o dia todo, mas as vezes, gostaria de servir alguma cosia, essa é a chance. Faça você mesmo e surpreenda. Ficou uma delícia e leva apenas alguns minutinhos para ficar pronto. Melhor ainda. Dá para preparar antes, deixar na geladeira e depois de tomar um vinho com o namorado ou eterno namorado, no caso dos maridos e esposas, colocar no forno e pronto.

Confesso que usar ingredientes prontos me dá um certo peso na consciência. Mas nem sempre, aliás, poucas vezes, é possível fazer tudo fresco. Para não ficar tão triste, procurei comprar ingredientes de qualidade e a massa é artesanal e fresca. Se você não tiver uma caçarola pequena, pode fazer em um refratário, da mesma forma.

Dia dos Namorados 1

*Ingredientes (2 porções)

– Duas xícaras de nhoque de batata. Um pouco menos que um pacote de 400 g.
– 100 g de presunto cru, fatiado o mais fino possível
– 1 fatia, com cerca de um dedo de largura, de queijo ementhal
– 1 1/2 de tomates pelados
– azeite
– 2 colheres de chá de queijo parmesão ralado (para gratinar)
– tempero feito com 2 dentes de alho, sal, manjericão, alecrim, uma colher de azeite
(eu costumo bater com o mixer, mas pode ser processador ou pilão)

*Mão na massa

Vamos lá. Se eu consegui, você consegue. Simples e rápido. Ferva dois litros de água e quando estiver fervendo, coloque o nhoque. Enquanto isso, pique grosseiramente as fatias de presunto cru e o queijo em quadradinhos pequenos. Em uma caçarolinha, coloque duas colheres de azeite e o tempero batido ou amassado. Assim que dourar levemente, coloque o tomate pelado. Com uma colher, corte os tomates em pedaços pequenos. Deixe o molho no fogo mais baixo que você tiver no fogão enquanto o nhoque cozinha. O nhoque está pronto quando ele subir para a superfície da água. Nessa hora, com a ajuda de uma colher escumadeira (com furinhos) vá retirando os que estiverem prontos e coloque para escorrer.
Antes de começar a montar nosso prato, preaqueça o forno a 200 graus. Faça a montagem da seguinte forma: coloque no fundo da caçarolinha, ou refratário um pouco de molho que cubra o fundo. Em seguida coloque o presunto cru e por cima dele o queijo. Logo acima deve vir o nhoque e para finalizar molho até cobrir e entrar nos espaços laterais que ficam entre os nhoques. Leva ao forno por 15 minutinhos, só para derreter o queijo.
Ficou uma delícia. Com um garfo você pega o nhoque e do fundo vem o queijo com o presunto cru e mais molho. Eu gosto muito de ementhal porque ele é um queijo mais doce e combinou muito bem com o presunto cru. Uma dica: acerte o sal do molho no fim do cozimento. A minha vinha d´alho, não leva praticamente nada de sal, mas alho e ervas.

Espero que gostem! Feliz Dia dos Namorados!

Beijos!

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa