Você está em:
O Dia Nacional do Café por Ele: Meu Pai!

O Dia Nacional do Café por Ele: Meu Pai!

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

O Dia Nacional do Café por Ele: Meu Pai!

O Dia Nacional do Café é comemorado 24 de maio. E o caf é a segunda bebida mais consumida no Brasil depois da água, segundo pesquisa da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) e o maior exportador do grão é o Brasil. Não tem hora certa pra tomar um café. Pode ser logo cedo pra ajudar a despertar, no meio da manhã, depois do almoço, durante a reunião, pra relaxar ou, para muitos, em todas essas ocasiões.

Nos últimos anos houve uma invasão das máquinas de café espresso que praticamente dominaram o setor. Por outro lado o café coado à moda antiga voltou com força aos lares, inclusive em alguns restaurantes e cafeterias. O sabor, o aroma, o ritual nostálgico são os principais motivos do resgate dessa tradição que vem acompanhando o “slow food”, movimento que parte do princípio básico do direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto seus produtores. Coado, filtrado, espresso, com açúcar e canela, com leite ou não, uma coisa é certa, café é uma delicia e além de fazer bem pra saúde, se consumido moderadamente, tem o poder de promover encontros na nossa vida.

Abaixo transcrevo um texto para reflexão que recebi do meu pai cujo assunto é: ainda tomaremos um café juntos.

Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra, pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golfe. Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e imediatamente todos disseram que sim. O professor então pegou uma caixa de bolas de gude e esvaziou-a dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim. Em seguida, pegou uma caixa de areia e esvaziou-a dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio. O professor pegou um copo de café (líquido) e o derramou sobre o pote umedecendo a areia. Os estudantes riam da situação, quando o professor falou: “Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As bolas de golfe são os elementos mais importantes como você, a família e os amigos. São com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade. As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, nossa casa, o carro novo etc… A areia representa todas as pequenas coisas. Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de golfe e para as de gude. O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastamos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas, nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo e sejam honestos com vocês mesmos, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu esporte favorito. Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de golfe em primeiro lugar. O resto é apenas areia”. Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café. O professor respondeu: “que bom que fez esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo”.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!