Você está em:
Festa da Batata de Piracicaba Começa Hoje

Festa da Batata de Piracicaba Começa Hoje

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Na foto acima, da esquerda pra direita, Alessandro Demétrio Franco, coordenador da Associação Atlética Educando pelo Esporte, Marcos César Inforçato, vice-presidente da Associação Atlética Educando Pelo Esporte, Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba e Maria de Fátima Alves Silva, representante da secretaria da Ação Cultural. Foto de Adilson Franco Cardoso.

A 4ª Festa da Batata de Piracicaba será realizada neste mês de fevereiro, nos dias 05 (quinta-feira), das 19h às 23h, dia 06 (sexta-feira), das 19h às 24h, e no dia 07 (sábado), das 18h às 24h, no Largo dos Pescadores, em frente ao barracão da Irmandade do Divino. O evento será realizado pela Associação Atlética Educando Pelo Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e Secretária de Ação Cultural.

A expectativa dos organizadores é que este ano participem cerca de 15.000 (quinze mil) pessoas durante todo o evento, sendo cerca de 5.000 (cinco mil) pessoas por dia. As batatas recheadas (de frango, presunto e queijo, brócolis e calabresa), são o carro-chefe do evento, e já eram muito apreciadas pelo público frequentador da Barraca Estados Unidos durante a Festa das Nações, que também é administrada pelos voluntários da Associação Educando pelo Esporte.

Piracicabanos e turistas poderão se deliciar com o tradicional cardápio da Festa da Batata de Piracicaba, que contará com a venda da tradicional batata aperitivo, que foi sucesso total nos anos anteriores, além de porções de batata frita, churrasquinho, pastel, doces e sorvetes, além de cerveja, chopp, refrigerantes, água e suco.

Segundo Alessandro Demétrio Franco, o Chapinha, coordenador da A.A. Educando Pelo Esporte, a estimativa é que sejam usados 2 toneladas e 100 quilos de batata em todos os dias de festa, um pouco mais do que a quantidade de batata usada no ano passado, e devem trabalhar na festa aproximadamente 250 pessoas, sendo a grande maioria voluntários, além dos diretores e funcionários da associação.

O evento conta com uma programação musical variada, com atrações musicais gratuitas nos três dias de evento. O Clube do Vinil fará shows em todas as noites de evento, e também se apresentarão Samba da Aninha (dia 05), Juninho Caipira e Marcelo Souza (dia 06) e Wagner & Alexandre (dia 07).

O coordenador do Educando Pelo Esporte diz que a festa surgiu da necessidade da entidade de desenvolver uma festa própria, no mês de fevereiro, para que o projeto tivesse mais uma fonte de renda, além do que já é arrecadado na Festa das Nações e Festas Juninas e Julinas da entidade. “Este evento arrecada um importante recurso no início do ano, período em que geralmente a entidade está com seus recursos limitados por conta dos gastos extras no final do ano, como o 13º salário dos funcionários. A renda da festa é toda revertida para a manutenção do espaço e atividades do projeto”, afirma Chapinha.

“Esta festa é um importante atrativo turístico, que movimenta a Rua do Porto e que está abrindo o leque do turismo social na cidade. Além disso, é uma festa que está se consolidando ano a ano, reforçando o turismo gastronômico e social de Piracicaba”, afirmou a Secretária da Pasta de Turismo, Rose Massarutto.

A 4ª Festa da Batata conta com o apoio da Itapuan Batatas, Irmandade do Divino e do Piracicaba em Festa.

Sobre o projeto Educando pelo Esporte

Fundada há 17 anos, a Associação Atlética Educando pelo Esporte atende hoje 200 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 07 à 17 anos, matriculado e frequentando o ensino regular. Para poder participar de nosso projeto, é necessário morar na região dos CRAS São José, Novo Horizonte, Jardim São Paulo e parte do Piracicamirim, ter entre 7 e 17 anos e estar estudando regularmente. O período de inscrição se inicia de Janeiro a Março de cada ano, e também de Julho a Agosto, conforme a existência de vagas.

O projeto Educando pelo Esporte desenvolve seus trabalhos direcionados às crianças, adolescentes e seus familiares, por meio de intervenções pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Segundo Lopes, a importância do Educando pelo Esporte é preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes e contribuir com a sociedade de um modo geral.

Convite

A Associação Atlética Educando Pelo Esporte convida os jornalistas interessados em fazer a cobertura da 4ª Festa da Batata para uma degustação do cardápio da festa, que acontecerá no dia da abertura do evento, dia 05, quinta-feira, a partir da 18h30, no local do evento. Haverá representantes da Associação para recepcioná-los, dar entrevistas e a cozinha estará aberta com pratos prontos para serem fotografados.

Mais informações sobre o projeto Educando pelo Esporte
Alessandro Demétrio Franco (Chapinha) – Coordenador da A.A. Educando Pelo Esporte
Marcos Inforçato – Vice-Presidente da A.A. Educando Pelo Esporte
e-mail: coordenacao@educandopeloesporte.com.br
Fone: (19) 3433-5085 ou 2532-5184
www.educandopeloesporte.com.br

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa