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Fome Emocional de Inverno

Fome Emocional de Inverno

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Este ano o inverno começou oficialmente dia 21 de junho e quando pensamos nessa estação que é a mais aconchegante e charmosa do ano, logo imaginamos: edredom, vinho tinto, sopa, lareira, chocolate quente, fondue de chocolate, chocolate, chocolate, chocolate… Muitas pessoas acreditam que durante esse período de frio comemos mais porque precisamos repor as energias gastas para manter estável a temperatura interna do corpo. Porém, o inverno brasileiro não é tão rigoroso a ponto de exigir grandes esforços do nosso organismo para manter o equilíbrio térmico.

Mesmo assim, nosso apetite por comidas ricas em calorias aumenta na proporção inversa em que as temperaturas caem e a principal razão disso está relacionada à sensação de bem estar que a comida gera em nosso corpo. Tanto é que encarar um prato de salada no almoço, tudo bem, mas e no jantar? Tarefa difícil. E levantar da cama quentinha as seis horas da manha pra correr, pedalar ou encarar a academia nesse friozinho de arrepiar? Mais difícil ainda. Mas se não tomarmos cuidado, o risco de ganhar uns quilinhos a mais nessa época do ano é grande. O segredo pra driblar essa “fome emocional” é evitar comprar guloseimas cheias de sabor, açúcar e gordura e procurar ter em casa sobremesas mais saudáveis e light (principalmente com menos gordura) como os doces a base de fruta como banana, maçã e pera. Inclusive fica uma delícia fazer a sobremesa em casa mesmo. É só cortar em fatias finas uma dessas frutas, colocar um pouquinho de água sobre ela e esquentar por alguns minutos no micro-ondas. Depois é só acrescentar canela, açúcar ou até adoçante e deliciar-se. Um quebra-galho rápido, fácil e saudável.

Agora, quem mora em Piracicaba (Sp) pode encontrar essas e outras opções deliciosas no Mercado Municipal. Lá tem um box que vende doces caseiros como doce de abóbora com coco ou em cubos, de figo, mamão, cidra, goiabada mole ou tipo cascão, bananada e outros mais calóricos como curau de milho, pamonha, cocada, doce de leite. Mas invista mesmo em uma xícara de café ou chá e em um prato de sopa bem quente que ajudarão a esquenter o corpo que é o objetivo principal.

E falando em sopa, aproveito pra compartilhar uma receita de sopa de legumes super fácil de fazer e deliciosa que minhas filhas chamam carinhosamente de “sopa-delícia da mamãe” (é um dos poucos pratos salgados que sei e adoro fazer)

Ingredientes: 1 chuchu ¼ abóbora cabotiá 2 mandioquinhas 2 pedaços médios de mandioca 1 dente de alho 400g de peito de frango em cubos Modo de fazer Lave e descasque os legumes e corte-os em cubos médios. Coloque-os na panela de pressão e encha de água até cobrir os legumes. Deixe cozinhar por 15 minutos. Depois de pronta, use um mixer e bata os ingredientes dentro da própria panela até que a sopa fique uniforme e vire um creme. Tempere com sal, azeite e cebolinha e pra quem gosta, pimenta do reino. Dica 1: gosto de acrescentar algum tipo de folha (alface, couve, espinafre). Corto a folha bem fininha e coloco em cada prato na hora de servir a sopa pelando. Dica 2 (um toque mais que especial): acrescente uma colher de sopa de queijo tipo cottage ou de creme de ricota light. Está pronta uma sopa extremamente saborosa, cremosa e com pouquíssima quantidade de gordura pra te esquentar nessas noites geladas. Rende 4 porções

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