Você está em:
Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!!

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 1

Há algum tempo que quero usar o pistache em algum prato em que ele seja o personagem principal. Essa espécie de noz tem origem no Oriente Médio, cultivado em regiões do alto deserto, principalmente no Irã, que é o maior produtor até hoje. Pra se ter idéia, a primeira safra de pistache destinada ao mercado foi colhida em 1976, não tem muito tempo. Essa noz tem muito valor. A árvore de pistache leva de sete a 10 anos para dar frutos e precisa de frio. Por isso, o pistache deve ser considerado mais do que um simples aperitivo da cerveja.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 3Pesquisando receitas com pistache percebi que a crosta em pistache é bem comum em cordeiro. Mas eu queria fazer frango. Não encontrei nada relacionando frango e pistache. Resolvi então criar uma receita própria a partir do já criado crosta em cordeiro.
Pra isso, usei dois peitos de frango sem osso e bem limpos. Antes de tudo, eu os temperei com tempero pronto e deixei marinando. Cuidado nessa hora, eu usei bem pouco, de um jeito que achei que ia ficar sem sal. Isso é importante pra poder destacar sempre o pistache.
Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 5Em seguida tirei a primeira casca de 200 g de pistache e retirei também uma película meio marronzinha que ele tem. Dessa forma ele fica bem verdinho. Dá um pouco de trabalho e a casca é um pouco dura então precisa de uma faquinha. Depois disso dei uma quebrada no pistache com o mixer. Mas dá pra fazer isso com um pilão também. Para empanar os pedaços de peito de frango peguei duas colheres de geléia de damasco, coloquei duas colheres de água e levei ao microondas por 20 segundos.

Fiz da seguinte forma: passei o pedaço de frango na geléia (não importa se ainda estiver um pouco quente) e sem seguida passei no pistache. Pra cada pedaço é necessário lavar e secar as mãos para o pistache não grudar nas mãos. Depois de empanar todos, coloquei em um refratário com o fundo levemente salpicado de azeite. Por cima dos filés, no meio de cada pedaço, coloquei o restante da geléia de damasco. Fiquei preocupada se o frango ia ficar seco ou assar por forma e não por dentro. Fique atenta (o), o forno deve estar a 180 graus, não mais que isso e pode colocar a travessa na parte de cima.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 7

Quando o frango já estava a uns 10 minutos no forno, coloquei um pouco de vinho branco, repeti isso mais umas 3 vezes, sempre de 10 em 10 minutos. O tempo de forno depende de cada marca e tamanho, mas é uma média de 30 a 40 minutos. O pistache fica levemente dourado.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 9Quando o frango estiver quase pronto, uns 15 minutos antes, já comece a preparar o risoto. Eu quis um risoto leve, de sabor fresco para acompanhar o frango que já possui um sabor marcante. Escolhi então um risoto de agrião. Usei 4 xícaras de arroz, um maço de agrião, 200 g de queijo parmesão e manteiga. Ferva 1 litro de água com 2 caldos de legumes derretidos. Esquente em uma panela funda duas colheres de azeite, acrescente o arroz e dê uma leve fritada, de uns 2 minutinhos. Acrescente meio copo de vinho branco seco. Assim que o vinho evaporar coloque meio copo do caldo de legumes. A quantidade certa de água por vez é até quase cobrir o arroz. Lembrando que o arroz arbóreo, próprio para risoto, não precisa ser lavado, pois assim o amido dele é conservado o que contribui com sua cremosidade.
Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 11Eu coloquei água umas 4 vezes, mas é preciso ir experimentando até sentir o arroz al dente. Quando chegar a esse ponto, desligue o fogo, acrescente duas colheres de manteiga, o agrião picado grosseiramente e o queijo parmesão ralado. Misture tudo com muito cuidado e tampe a panela. Deixe assim por 5 minutos e sirva imediatamente em seguida. Risoto frio ou requentado não presta.
Molho para o Frango

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 13
No final, na hora de servir fiz um molho de queijo para servir junto com o frango. Peguei um potinho de creme de queijo ementhal da Polenguinho, adicionei 1/3 de xícara de leite e duas colheres de nata. Engrossei esse caldo até se transformar em um creme consistente. Coloquei por cima do frango delicadamente.
Espero que gostem.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 15

Bjsss

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!