Você está em:
Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!!

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!!

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 1

Há algum tempo que quero usar o pistache em algum prato em que ele seja o personagem principal. Essa espécie de noz tem origem no Oriente Médio, cultivado em regiões do alto deserto, principalmente no Irã, que é o maior produtor até hoje. Pra se ter idéia, a primeira safra de pistache destinada ao mercado foi colhida em 1976, não tem muito tempo. Essa noz tem muito valor. A árvore de pistache leva de sete a 10 anos para dar frutos e precisa de frio. Por isso, o pistache deve ser considerado mais do que um simples aperitivo da cerveja.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 3Pesquisando receitas com pistache percebi que a crosta em pistache é bem comum em cordeiro. Mas eu queria fazer frango. Não encontrei nada relacionando frango e pistache. Resolvi então criar uma receita própria a partir do já criado crosta em cordeiro.
Pra isso, usei dois peitos de frango sem osso e bem limpos. Antes de tudo, eu os temperei com tempero pronto e deixei marinando. Cuidado nessa hora, eu usei bem pouco, de um jeito que achei que ia ficar sem sal. Isso é importante pra poder destacar sempre o pistache.
Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 5Em seguida tirei a primeira casca de 200 g de pistache e retirei também uma película meio marronzinha que ele tem. Dessa forma ele fica bem verdinho. Dá um pouco de trabalho e a casca é um pouco dura então precisa de uma faquinha. Depois disso dei uma quebrada no pistache com o mixer. Mas dá pra fazer isso com um pilão também. Para empanar os pedaços de peito de frango peguei duas colheres de geléia de damasco, coloquei duas colheres de água e levei ao microondas por 20 segundos.

Fiz da seguinte forma: passei o pedaço de frango na geléia (não importa se ainda estiver um pouco quente) e sem seguida passei no pistache. Pra cada pedaço é necessário lavar e secar as mãos para o pistache não grudar nas mãos. Depois de empanar todos, coloquei em um refratário com o fundo levemente salpicado de azeite. Por cima dos filés, no meio de cada pedaço, coloquei o restante da geléia de damasco. Fiquei preocupada se o frango ia ficar seco ou assar por forma e não por dentro. Fique atenta (o), o forno deve estar a 180 graus, não mais que isso e pode colocar a travessa na parte de cima.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 7

Quando o frango já estava a uns 10 minutos no forno, coloquei um pouco de vinho branco, repeti isso mais umas 3 vezes, sempre de 10 em 10 minutos. O tempo de forno depende de cada marca e tamanho, mas é uma média de 30 a 40 minutos. O pistache fica levemente dourado.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 9Quando o frango estiver quase pronto, uns 15 minutos antes, já comece a preparar o risoto. Eu quis um risoto leve, de sabor fresco para acompanhar o frango que já possui um sabor marcante. Escolhi então um risoto de agrião. Usei 4 xícaras de arroz, um maço de agrião, 200 g de queijo parmesão e manteiga. Ferva 1 litro de água com 2 caldos de legumes derretidos. Esquente em uma panela funda duas colheres de azeite, acrescente o arroz e dê uma leve fritada, de uns 2 minutinhos. Acrescente meio copo de vinho branco seco. Assim que o vinho evaporar coloque meio copo do caldo de legumes. A quantidade certa de água por vez é até quase cobrir o arroz. Lembrando que o arroz arbóreo, próprio para risoto, não precisa ser lavado, pois assim o amido dele é conservado o que contribui com sua cremosidade.
Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 11Eu coloquei água umas 4 vezes, mas é preciso ir experimentando até sentir o arroz al dente. Quando chegar a esse ponto, desligue o fogo, acrescente duas colheres de manteiga, o agrião picado grosseiramente e o queijo parmesão ralado. Misture tudo com muito cuidado e tampe a panela. Deixe assim por 5 minutos e sirva imediatamente em seguida. Risoto frio ou requentado não presta.
Molho para o Frango

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 13
No final, na hora de servir fiz um molho de queijo para servir junto com o frango. Peguei um potinho de creme de queijo ementhal da Polenguinho, adicionei 1/3 de xícara de leite e duas colheres de nata. Engrossei esse caldo até se transformar em um creme consistente. Coloquei por cima do frango delicadamente.
Espero que gostem.

Frango em crosta de Pistache e risoto de agrião!!! 15

Bjsss

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!