Você está em:
II Feira da Sustentabilidade em Piracicaba Tem entrada Gratuita e mais de 50 Atividades

II Feira da Sustentabilidade em Piracicaba Tem entrada Gratuita e mais de 50 Atividades

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

A II Feira da Sustentabilidade, que ocorrerá na próxima semana (de 14 a 16/4), está com uma programação completa para receber o público na Casa do Marquês do bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP). O evento com entrada gratuita será a oportunidade dos visitantes conhecerem alternativas para economia de água e energia, madeira plástica, tecidos sustentáveis, tecnologias ambientais para construção civil entre outros produtos e serviços. Palestras, gastronomia, minicursos, exposições e soluções sustentáveis compõem cerca de 50 atividades.

A abertura oficial, na quinta-feira (14), às 9h, contará com Miguel Cooper, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, Paulo Roberto Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Edinalva Inês Correa Souza, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), os patrocinadores OJI Papéis Especiais e Klabin, o apoio cultural do Sesc Piracicaba e logístico de inúmeras parcerias.

Na sequência, às 10 horas, ocorrerá a Conversa Inaugural, com Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fabíola Zerbini, do Instituto Kairós – Ética e Atuação Responsável e com Maria Zulmira Souza, da Planetária Soluções Sustentáveis. A II Feira da Sustentabilidade – Compartilhando novas leituras e inspirações é organizada pela Casa do Marquês, Casa da Floresta Assessoria Ambiental e Instituto Casa da Floresta.

A programação inclui 14 visitações de escolas e grupos que serão recebidos por monitoria, 14 minicursos, quatro mesas-redondas, 32 estandes com produtos sustentáveis e um espaço demonstrativo. A área de alimentação terá seis food trucks, uma cantina e uma cafeteria com opções saudáveis, todas comercializadas.  O funcionamento será: dias 14 e 15, das 9h às 19h e 16, das 9h às 17h.

Os participantes também poderão conhecer o espaço modelo construído por 66 voluntários que se dividiram nas oficinas realizadas antes do evento. Neste local, a equipe da II Feira da Sustentabilidade mostrará composteira, banheiro seco e uma estrutura construída com bambu e fardos de feno, tratamento de água de pia e mobiliário sustentável.

Haverá, ainda, a Exposição Científica e Comunitária com 12 trabalhos representando cinco municípios do Estado de São Paulo e um de Minas Gerais, envolvendo cinco grandes universidades. Os trabalhos poderão ser conhecidos no dia 15 de abril. No encerramento da Feira será entregue menção honrosa.

REDE SUSTENTÁVEL

A II Feira da Sustentabilidade é fruto da união de um grande grupo de pessoas em torno de uma causa que já congrega a expertise de quase 17 municípios. São mais de 70 apoiadores fazendo o evento acontecer e abrindo a Casa do Marquês para mostrarem a riqueza e a diversidade socioambiental da região. “Trata-se da construção de uma rede de pessoas físicas, empresas, iniciativa pública e do terceiro setor mobilizando a economia colaborativa”, diz Mônica Cabello de Brito, coordenadora geral da II Feira da Sustentabilidade.

Para a produtora executiva Valéria Freixêdas, este é um evento com potencial para despertar vários sentidos no público, mas, sobretudo, “compartilhar ideias e práticas sustentáveis que estão à disposição em nossa região e, cada vez mais, unindo pessoas para a construção de um mundo melhor”, enfatiza.

CADASTRO

Quem deseja saber as novidades da II Feira da Sustentabilidade pode fazer o cadastro pelo site www.feiradasustentabilidade.com.br. Por e-mail serão enviadas todas as informações da programação e a certificação digital das atividades escolhidas. Para conhecer os temas dos minicursos e mesas-redondas basta acessar o menu “Programação”.

ATIVIDADES E INSCRIÇÕES

Com vagas limitadas, para participar das atividades paralelas, como palestras e minicursos, por exemplo, será necessário chegar com 20 a 30 minutos de antecedência na Casa do Marquês e indicar o interesse. A entrada será por ordem de chegada.

A Exposição Científica e Comunitária ocorrerá no dia 15 de abril, em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h.  A visitação do espaço modelo, dos estandes e da área de gastronomia estará aberta sem necessidade de agendamentos, todos os dias do evento: 14 e 15, das 9h às 18h30 e dia 16, das 9h às 16h30.

Na sexta e no sábado, às 18h30, a música envolverá os visitantes com apresentações do Projeto Guri. Já no domingo, às 16h30, será a vez do Grupo Baque Caipira, sempre no jardim da Casa do Marquês.

SOBRE A CASA DO MARQUÊS

A Casa do Marquês visa ser uma referência para o município de Piracicaba e região como um espaço de encontros sociais e corporativos e de vivência da arte e da cultura, valorizando eventos que aconteçam num patrimônio histórico diferenciado e único. Também tem como objetivo propiciar a troca de saberes num espaço acolhedor, de aprendizado e livre expressão, oferecendo a vivência da arte em suas diferentes manifestações.

http://www.casadomarques.com.br/

Sobre a Casa da Floresta:

A Casa da Floresta Assessoria Ambiental desenvolve projetos em empresas e instituições baseados em princípio de qualidade profissional e ética, em uma gestão ambiental voltada à complexidade entre ambiente e sociedade, pautada nas exigências do mercado internacional. Por meio de pesquisas, trabalha com contínuo aperfeiçoamento de metodologias voltadas para a conservação ambiental e desenvolvimento de projetos socioambientais. http://www.casadafloresta.com.br/

Sobre o Instituto Casa da Floresta:

O Instituto Casa da Floresta nasceu do anseio de um grupo de pessoas, engajadas e atuantes, em contribuir com a construção de novos paradigmas para as questões socioambientais contemporâneas. Tem como missão incentivar a reflexão, a prática e a busca de soluções para as questões socioambientais, na cidade, no campo ou na floresta, a fim de que este movimento permita a geração de novas reflexões e ações.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!