Você está em:
Compositor Rodrigo Reis Apresenta musical “ECO” em São Paulo

Compositor Rodrigo Reis Apresenta musical “ECO” em São Paulo

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Composição musical “ECO” agrega performance, galho de árvore, pios de pássaros e motosserra à orquestra

Uma boa programação em São Paulo é um convite indispensável pra fazer a agenda de um dia de visita à capital. Combinar teatro com restaurante é um dos meus programas favoritos. E olha que bacana, a obra do músico Rodrigo Reis será apresentada nos dias 17 e 22 de outubro (segunda e sábado) no Teatro Reynuncio Lima do Instituto de Artes (IA) da UNESP, em São Paulo. Com apresentações nos dias 17 e 22 de outubro, às 20h, no Teatro Reynuncio Lima do Instituto de Artes (IA) da UNESP-SP, “ECO” do compositor Rodrigo Reis, utiliza elementos como galho de árvore, apitos ornitológicos e motosserra para fazer uma dura crítica às políticas ambientais vigentes e exaltar a natureza e a vida.

Na obra composta para ensemble, Rodrigo investe em recursos musicais e performáticos para expressar e dar visibilidade a determinados valores ético-estéticos pertinentes ao aforismo:
“Raízes, que espalhem e destruam o asfalto

Galhos, que cresçam e arrebentem os fios

Bichos, que voltem e livres tomem conta

Humanos, que definitivamente desapareçam”

A composição emprega uma linguagem musical microtonal (G. Scelsi) e de estilo híbrido, que transita entre o minimalismo e a polifonia heterofônica. Se estrutura em quatro seções executadas em única sequência: 1 Raízes e Galhos, 2 Patas, 3 Asas, onde emprega os apitos ornitológicos e 4 O Fim do Homem, para voz e motosserra.

“A escolha dos apitos que emitem sons de pássaros e insetos, bem como seu arranjo, não acontece de modo casual. Se fundamentam nos comportamentos e funções ecossistêmicas da fauna presente no bioma neotropical e na paisagem sonora rural e serrana do sudoeste mineiro onde nasci”, conta Reis.

Para dar voz aos humanos, o compositor conduziu um processo técnico para 18 performers com o objetivo de desconstruir o canto. Aliado aos conceitos de Nietzsche, Deleuze e Artaud, estimulou a prática da Glossolalia Intensiva. O resultado musical alude à obra dos compositores estadunidenses Meredith Monk e Michael Edward Edgerton, do jazzista inglês Phil Minton e do compositor argentino Marcelo Toledo.

ECO traz para a sala de concerto o ativismo ecológico. Seu caráter político pode ser traduzido como um manifesto do compositor voltado para valores e modos de existência Ecocentrados. “Coloco em questão o Antropocentrismo e os modelos patriarcais no contexto da modernidade racional-científica-industrial que inscreve seus valores hegemônicos em paradigmas hierárquicos e predatórios”, explica o músico.

A obra é uma ode ao conceito de Ecosofia, proposto pelo filósofo francês Felix Guattari, apresentado em seu ensaio As Três Ecologias. “A Ecosofia inscreve a Vida em todas as suas formas e interações singulares, seja humana e inumana, como valor central e maior”, explica o compositor.

Sobre o compositor – Rodrigo Reis conclui sua graduação em Composição na Unesp com a apresentação da obra “ECO”.
SERVIÇO:

Apresentação da composição musical “ECO”

Concerto para ensemble, galho de árvore, voz e pios

Dias 17 e 22 de outubro (segunda e sábado), às 20h

Teatro Reynuncio Lima – Instituto de Artes da UNESP

Rua Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – São Paulo

Estacionamento gratuito no local

Entrada franca

Duração: 30 minutos

Após as apresentações o compositor e os intérpretes participarão de um bate-papo com o público.

Classificação etária: 16 anos

Capacidade: 120 lugares
FICHA TÉCNICA:

Composição musical e direção artística Rodrigo Reis Rodrigues

Regência Lucas Albuquerque

Intérpretes do Laboratório de Criação, orientação Prof. Alexandre Lunsqui

Performances vocais do grupo de pesquisa e criação em Glossolalia Intensiva

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!