Você está em:
O Sábio Professor de Filosofia e a Taça de Vinho

O Sábio Professor de Filosofia e a Taça de Vinho

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Conta-se que um velho e sábio professor de filosofia, sem dizer uma única palavra, mostrou a seus discípulos um vidro de boca larga e encheu-o de pedras de uns dois centímetros de diâmetro. Perguntou então aos alunos se o vidro estava cheio, com o que concordaram. O velho tomou então de uma caixa com pedrinhas bem pequenas, jogou-as dentro do vidro, agitando-o levemente. As pedrinhas ocuparam então os espaços entre as pedras maiores.

Indagou então aos discípulos se o vidro agora estava cheio. Novamente eles concordaram: agora sim o vidro estava completamente cheio. Pegou então o mestre uma caixa de areia e despejou-a no vidro, preenchendo assim todos os espaços restantes. Agora, disse o sábio, quero que vocês entendam que isto simboliza suas vidas. As pedras são as coisas mais importantes: suas famílias, seus filhos, amigos, sua saúde, enfim as coisas que preenchem a vida de vocês. As pedrinhas são as outras coisas que importam, como seu emprego, seu carro, sua casa, etc. A areia representa o resto, as coisas pequenas do dia-a-dia.

Se vocês colocarem primeiro a areia no vidro, não haverá mais espaço para as pedras nem para as pedrinhas…O mesmo vale para a vida.Cuidem primeiro das pedras, das coisas que realmente importam. Estabeleçam suas prioridades. O resto é só areia. Novamente o professor indagou se o vidro estava completamente cheio. Naturalmente, responderam todos convictos. Sorrindo, o velho mestre tomou um copo de vinho e derramou-o no vidro, encharcando a areia.

Concluiu, filosoficamente: “Não importa quanto nossa vida esteja cheia de coisas e problemas maiores ou menores, graves ou banais. Sempre haverá espaço para um bom copo de vinho…”.

Um abraço a todos aqueles que, com boa vontade e alegria iniciaram a longa e divertida jornada no fascinante mundo dos vinhos! Saúde!

 

Richard Sega Sbravati  é Sommelier Internacional e Juiz de vinhos pela FISAR- Federação Italiana de Sommelier – Itália. É sommelier e professor de estudo de vinhos no Senac Campus de Águas de São Pedro. richardss@ig.com.br

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!