Você está em:
Panqueca Americana Perfeita

Panqueca Americana Perfeita

Dificuldade

Normal

Tempo de preparo

30 minutos

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Panqueca americana é uma das receitas preferidas da minha filha e se tornou a estrela dos nossos cafés da manhã aos domingos.

Há muitos anos a minha irmã vive em Dublin, na Irlanda. Lá a comida lembra muito o que se encontra na Inglaterra, até porque a ilha já foi toda território britânico, onde a Irlanda do Norte ainda conserva seu domínio. Mas o mais diferente que aprendemos com ela é comer a panqueca com o Maple e bacon. A combinação pode parecer estranha, mas é muito deliciosa.

Clique aqui e veja a receita da Panqueca Americana em vídeo

Ingredientes para a massa da Panqueca Americana

1/2 xícara de leite
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de essência de baunilha 

Preparo

Misture todos os ingredientes, sendo o fermento em pó por último. Despeje discos da massa em uma frigideira com óleo só pra untar. É mais fácil fazer em uma frigideira antiaderente, mas nesse caso, mesmo assim unte com um pouquinho de óleo. Conforme vai fazendo os discos da panqueca americana se sentir a necessidade unte de novo.
Despeje a massa com uma concha formando o tenho que você quer pra panqueca.

Eu prefiro discos pequenos pra formar uma torre bem alta, hahaha. Sempre em fogo baixo ok. Quando você ver que começou a formar umas bolhinhas em cima, espere 30 segundos e vire o disco pro outro lado e deixe mais um minutinho só pra dourar. Fique de olho. A massa infla com o calor, fica fofa e esponjosa, uma delícia.

O que é o Maple usado na panqueca americana

O Maple usado na panqueca americana é conhecido também no Brasil como xarope de bordo. O preço aqui vai as alturas porque não temos o hábito de consumir, mas é bem comum em países da Europa e Estados Unidos. O Maple tradicional é canadense, e a folha da árvore que é extraída essa seiva é o símbolo do Canadá, inclusive com desenho na bandeira.

A seiva da árvore é extraída e depois fervida até atingir a consistência de uma calda, não muito espessa como mel, é um pouco mais rala. E nem todo Maple é igual. Eu ganhei três opções da minha irmã e cada um tinha um sabor diferente, com a mesma base, mas nuances diferentes. O resultado do Maple depende da época e da região onde a seiva é extraída e quanto mais escura for a cor, mais forte vai ser o sabor.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa