Você está em:
Peru com Farofa e Crosta de Mostarda

Peru com Farofa e Crosta de Mostarda

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Mais uma receita fácil de fazer, deliciosa, e pensada pra deixar o peru menos sem graça. Como fizemos para poucas pessoas em casa, usamos o peito do peru, que é menor. Mas a mesma receita vale para o peru grande, que vai para a mesa. E pra você que vai fazer o seu primeiro peru, apesar de a embalagem informar que ele é temperado, nem de longe tem sabor. Você precisa temperar novamente, deixar marinando, ou seja, deixar a peça de molho em um tempero por pelo menos 3 horas.

É muito engraçado a tradição de comer peru no natal brasileiro, pois essa tradição não é brasileira. Mas como virou tradição, vamos lá colocar o tal peru na mesa, que particularmente, não é uma das minhas carnes preferidas para a ceia. Sou muito fã da leitoa que você também confere nossa receita aqui no blog. O peru é servido nos Estados Unidos, no dia de Ação de Graças. Lá eles tinham uma grande produção de perus e a ave foi logo parar na assadeira.

Logo abaixo passamos os ingredientes para quem vai fazer o peito e também para quem vai fazer o peru inteiro. O preparo é o mesmo.

Peru com Farofa e Crosta de Mostarda
Senhora Mesa

Ingredientes Peru Inteiro
1 peru inteiro (em média 4 kg)
1/2 l de vinho branco seco
1/2 xícara de suco de laranja
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 dentes de alho amassados
5 colheres de sopa de mostarda de Dijon
4 colheres de manteiga (não é margarina, ok)
2 colheres de sopa de tomilho
2 colheres de café de sal
pimenta-do-reino a gosto
1 pimenta dedo-de-moça picada sem semente (se gostar)
2 ramos de alecrim

Ingredientes Peito de Peru (bolinha, como na foto)
1/4 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de suco de laranja
1 colher de açúcar mascavo
2 colheres de mostarda de Dijon
2 colheres de manteiga
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de café de sal
pimenta-do-reino a gosto
1/2 pimenta dedo-de-moça picada sem semente (se gostar)
1 ramos de alecrim

Preparo
Você pode deixar o peru marinando no tempero a seguir de um dia para o outro ou pelo menos três horas antes do início do preparo. Em um bowl coloque o peru, vinho branco, suco de laranja, alhos amassados, pimenta-do-reino (em média 1 colher de chá), pimenta e os ramos de alecrim.
Depois de deixar o peru de molho, coloque em uma assadeira junto com o caldo da marinada, se for muita coisa pra caber na forma coloque metade do caldo e reserve o restante. Cubra com papel alumínio e leve pra assar em chama baixa, 180 °. O forno já deve estar aquecido. Depois de 1 hora cozinhando em forno baixo, retire o papel alumínio. A parte faça uma pasta com a manteiga amolecida (não é derretida, em forma de pomada), a mostarda, o açúcar mascavo, tomilho e sal. Misture tudo muito bem e passe um pouco por cima do peru. Repita a cada 15 minutos até acabar essa mistura. Deixe no forno até dourar essa crosta.

*Molho para o Peru
Para o molho, retire a peça do peru e coloque a assadeira em uma chama baixa do fogão. Acrescente o restante da marinada que ficou na forma, acerte o sal e deixe reduzir até engrossar.

Farofa

Ingredientes
2 xícaras de farinha de milho
1/2 xícara de cubos de bacon
3 ovos
1 colher de manteiga
1 cebola em fatias finas
sal a gosto
1 pimenta dedo-de-moça picada sem semente (se gostar)
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha picada

Preparo Peru com Farofa
Frite o bacon na própria gordura e antes do ponto crocante acrescente a cebola. Deixe dourar e acrescente os ovos e deixe ficar com a gema um pouco mais firme, mas sem cozinhar completamente, meio molinha. Acrescente a manteiga, pimenta, farinha e finalize com a salsa e a cebolinha. Ela precisa ficar úmida, pra isso deixe a gema do ovo mais molinha, e se precisar acrescente mais manteiga.

Peru de Natal! Fácil e prático de fazer. Com crosta de mostarda e farofa! Foto Senhora Mesa, todos os direitos reservados.
Peru de Natal! Fácil e prático de fazer. Com crosta de mostarda e farofa! Foto Senhora Mesa, todos os direitos reservados.

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!