Você está em:
Peru com Farofa e Crosta de Mostarda

Peru com Farofa e Crosta de Mostarda

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Mais uma receita fácil de fazer, deliciosa, e pensada pra deixar o peru menos sem graça. Como fizemos para poucas pessoas em casa, usamos o peito do peru, que é menor. Mas a mesma receita vale para o peru grande, que vai para a mesa. E pra você que vai fazer o seu primeiro peru, apesar de a embalagem informar que ele é temperado, nem de longe tem sabor. Você precisa temperar novamente, deixar marinando, ou seja, deixar a peça de molho em um tempero por pelo menos 3 horas.

É muito engraçado a tradição de comer peru no natal brasileiro, pois essa tradição não é brasileira. Mas como virou tradição, vamos lá colocar o tal peru na mesa, que particularmente, não é uma das minhas carnes preferidas para a ceia. Sou muito fã da leitoa que você também confere nossa receita aqui no blog. O peru é servido nos Estados Unidos, no dia de Ação de Graças. Lá eles tinham uma grande produção de perus e a ave foi logo parar na assadeira.

Logo abaixo passamos os ingredientes para quem vai fazer o peito e também para quem vai fazer o peru inteiro. O preparo é o mesmo.

Peru com Farofa e Crosta de Mostarda
Senhora Mesa

Ingredientes Peru Inteiro
1 peru inteiro (em média 4 kg)
1/2 l de vinho branco seco
1/2 xícara de suco de laranja
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 dentes de alho amassados
5 colheres de sopa de mostarda de Dijon
4 colheres de manteiga (não é margarina, ok)
2 colheres de sopa de tomilho
2 colheres de café de sal
pimenta-do-reino a gosto
1 pimenta dedo-de-moça picada sem semente (se gostar)
2 ramos de alecrim

Ingredientes Peito de Peru (bolinha, como na foto)
1/4 xícara de vinho branco seco
1/4 xícara de suco de laranja
1 colher de açúcar mascavo
2 colheres de mostarda de Dijon
2 colheres de manteiga
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de café de sal
pimenta-do-reino a gosto
1/2 pimenta dedo-de-moça picada sem semente (se gostar)
1 ramos de alecrim

Preparo
Você pode deixar o peru marinando no tempero a seguir de um dia para o outro ou pelo menos três horas antes do início do preparo. Em um bowl coloque o peru, vinho branco, suco de laranja, alhos amassados, pimenta-do-reino (em média 1 colher de chá), pimenta e os ramos de alecrim.
Depois de deixar o peru de molho, coloque em uma assadeira junto com o caldo da marinada, se for muita coisa pra caber na forma coloque metade do caldo e reserve o restante. Cubra com papel alumínio e leve pra assar em chama baixa, 180 °. O forno já deve estar aquecido. Depois de 1 hora cozinhando em forno baixo, retire o papel alumínio. A parte faça uma pasta com a manteiga amolecida (não é derretida, em forma de pomada), a mostarda, o açúcar mascavo, tomilho e sal. Misture tudo muito bem e passe um pouco por cima do peru. Repita a cada 15 minutos até acabar essa mistura. Deixe no forno até dourar essa crosta.

*Molho para o Peru
Para o molho, retire a peça do peru e coloque a assadeira em uma chama baixa do fogão. Acrescente o restante da marinada que ficou na forma, acerte o sal e deixe reduzir até engrossar.

Farofa

Ingredientes
2 xícaras de farinha de milho
1/2 xícara de cubos de bacon
3 ovos
1 colher de manteiga
1 cebola em fatias finas
sal a gosto
1 pimenta dedo-de-moça picada sem semente (se gostar)
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha picada

Preparo Peru com Farofa
Frite o bacon na própria gordura e antes do ponto crocante acrescente a cebola. Deixe dourar e acrescente os ovos e deixe ficar com a gema um pouco mais firme, mas sem cozinhar completamente, meio molinha. Acrescente a manteiga, pimenta, farinha e finalize com a salsa e a cebolinha. Ela precisa ficar úmida, pra isso deixe a gema do ovo mais molinha, e se precisar acrescente mais manteiga.

Peru de Natal! Fácil e prático de fazer. Com crosta de mostarda e farofa! Foto Senhora Mesa, todos os direitos reservados.
Peru de Natal! Fácil e prático de fazer. Com crosta de mostarda e farofa! Foto Senhora Mesa, todos os direitos reservados.

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!