Você está em:
Pitada de Sal do Chef Henrique Fogaça

Pitada de Sal do Chef Henrique Fogaça

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

    Em um final de semana destes estive em São Paulo para correr uma prova de 10 k no domingo. Mas como sempre, procuro aproveitar a viagem até a capital para fazer algumas visitas gastronômicas. No almoço fomos ao Mocotó, comida nordestina, que em um próximo post comento sobre o restaurante. Já à noite, escolhemos o Sal Gastronomia, do chef-proprietário Henrique Fogaça, para jantarmos.
Como nós estávamos com a pequena, Manuela, de três anos, resolvemos marcar um horário bem cedo, até porque sábado a noite, em restaurante sensação, não combina muito bem com criança.  A fachada já é inusitada. Nada diz que ali existe um restaurante cujo o chef foi eleito revelação de 2008 pela revista Veja São Paulo e também em 2009, pela revista Prazeres da Mesa, além de receber um prêmio em 2011 de melhor carne de porco da cidade pelo caderno Paladar, do Estadão. A primeira porta que se vê é a da saída da cozinha.
Por um corredor lateral o visitante tem acesso à entrada do restaurante. No caminho, pequenas janelas do lado esquerdo deixam à vista pequenos recortes da cozinha. Uma  mostra da transparência da gastronomia do chef. A noite estava muito fria e sendo assim não foi possível ficarmos em uma das mesinhas do lado de fora do salão, em frente a uma galeria de arte. O ambiente deve ser perfeito em dias quentes.
Já dentro do salão, cerca de oito mesas, com possibilidade de acomodar de duas a quatro pessoas, ficam dispostas do lado esquerdo. Um estofado de cor mostarda percorre a parede de um lado ao outro, o que, na minha opinião, cria um sentido de unidade, de cumplicidade, além de ser muito confortável. Um vidro transparente, acima de um balcão, revela toda a movimentação da cozinha. Acho muita coragem mostrar o coração do restaurante para todos os clientes e ainda mais tão de perto assim, a menos de três metros das mesas que ficam em frente.
Fascinada como sou por gastronomia, peguei logo uma taça de vinho – muito bem indicado -, me levantei e fui observar o chef colocar a mão na massa. Acostumada a assistir esses programas que mostram a cozinha como um inferno, achei a do Sal bastante harmônica. Não foi difícil ver sorrisos e brincadeiras com colher de pau entre os tripulantes.

    Muito educado e receptivo, Fogaça veio conversar com a gente, já que ele e meu marido se conhecem da juventude em Ribeirão Preto. Assim que ele se aproximou da mesa, minha filha foi logo dizendo: “quero batata frita com petchup”. Um alívio saber que ele tem dois e entende perfeitamente esse universo infantil. Ele serviu batata salteada com ervas e um molho de mostarda. Ela adorou. Logo depois adormeceu no sofá.
O que me chamou a atenção foi o couvert. Como gosto de observar o restaurante e bater um papo antes do prato principal, valorizo muito esse momento. Confesso que em muitos restaurantes – alguns bem estrelados –  ele é bem ruim. Gostei muito da manteiga com limão e do simples azeite com flor de sal. A cesta de pães, muitos deles com suas ervas exalando, harmonizava perfeitamente.
De prato principal, eu pedi um cupim com farofa. Divino. A farofa com a pimenta dedo de moça estava deliciosamente goiana. E o cupim na manteiga de garrafa muito macio. De sobremesa, brigadeiro com sorvete de paçoca. Explosão pra quem gosta de doce como eu.

Pitada de Sal do Chef Henrique Fogaça 1
Foto Patrícia Guimarães

O pior vocês não imaginam. Eu levei minha máquina para a viagem sem o cartão de memória, que ficou dentro do computador em casa, em Piracicaba. Para completar, a bateria do celular acabou. Parece que estavam conspirando contra mim. Foram feitas algumas fotos do Ipad, me perdoem a qualidade. Ai, como fiquei triste. De verdade, rs.

Pitada de Sal do Chef Henrique Fogaça 2
Com a correria da noite, Fogaça não pode me dar entrevista. Lógico, sábado à noite então é quase um milagre algum chef, em horário do jantar, poder fazer isso. Uma semana depois enviei umas perguntas e ele fez a gentileza de responder.
Mas o que mais me surpreendeu no conjunto restaurante – comida – chef, é que à primeira vista, tive a impressão de que não existe gastronomia ali, o que cai por terra quando começa a observar a dança do salão, o bater das panelas e o aroma que sai daquela cozinha. Uma comida deliciosa, um restaurante aconchegante e sem frescura, onde você pode se sentir à vontade para provar uma boa comida a um preço justo.

Uma Rapidinha

Senhora Mesa: Como você foi parar na cozinha?
Henrique – Comecei me virando em casa e sempre gostei de comer, daí resolvi fazer um curso para tentar uma nova profissão. Estagiei no D.O.M, no antigo Julia Cocina e trabalhei no Namesa.

Senhora Mesa: Qual prato é sua marca registrada?
Henrique –  Ragu de cordeiro com nhoque de mandioquinha, atum semi cru com arroz negro e o cupim na manteiga.

Senhora Mesa: O que mais gosta de comer?
Henrique – Carnes e sushi.

Senhora Mesa: Quais são seus plano para o futuro?
Henrique – Sempre aparecem novas propostas. Estou estudando algumas para ampliar meu repertório, porém gosto de me manter pequeno para controlar a qualidade. Gastronomia pra mim significa prazer, cultura. Gosto de estar perto do cliente e de atendê-lo bem.

Senhora Mesa: Como chega às escolhas do cardápio?
Henrique – Vou experimentando e testando coisas que eu gosto. Também vou conhecendo novos produtos e testando. Se eu gostar vai parar no cardápio.

Senhora Mesa: Existe algum prato inspirado na sua banda? (Ele é vocalista da banda de hardcore Oitão)
Henrique – Não, mas meus pratos são a expressão de como sou, intenso e com personalidade forte, assim como minha banda.

Manteiga do Sal Gastronomia

– 500 g de manteiga sem sal
– 200 ml de mel
– 100 ml de limão

Henrique – Deixe a manteiga no ponto de pomada e adicione o mel sempre mexendo e no fim o limão. Enrole em papel filme e congele para poder cortar em rodelas.

Mais opiniões sobre o Sal Gastronomia? Acesse Restauranting!

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!