Você está em:
São Caetano terá a primeira horta orgânica em um curso de Gastronomia

São Caetano terá a primeira horta orgânica em um curso de Gastronomia

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Em solo orgânico, projeto Horta – Sementes do Futuro terá plantio e cultivo de hortaliças e ervas para uso nas produções gastronômicas, na Anhanguera de São Caetano.

A Faculdade Anhanguera de São Caetano acaba de inaugurar sua primeira horta orgânica para o plantio e cultivo, em solo orgânico, de hortaliças e, em especial, ervas, para uso nas produções gastronômicas do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

A iniciativa faz parte do projeto Horta – Sementes do Futuro, que tem como orientadora a Profª Esp. Meire Bueno, assim como a participação de outros professores de gastronomia da unidade. O objetivo é ampliar o conhecimento dos discentes do curso em relação aos ingredientes e técnicas de produção. Uma ideia simples, mas que faz toda a diferença.

O projeto visa incentivar a pesquisa e produção científica, divulgando a ação por meio de materiais internos, blog e redes sociais para promover a interdisciplinaridade entre os cursos. “Temos um longo caminho a ser percorrido até colher os frutos que estamos semeando. Mas os alunos estão colocando a mão na enxada para que seus esforços ganhem frutos”, afirma a chef Bete Carneiro, coordenadora do curso. Em tempos de seca e falta de chuvas, as represas paulistanas estão sofrendo drasticamente com as perdas no volume de água. Para conscientizar o público interno de que esse recurso está se tornando cada vez mais escasso, os alunos de Engenharia da Anhanguera de São Caetano, estão desenvolvendo um projeto de captação da água da chuva, que contempla a construção de um acoplamento para caixa d’ água com capacidade para três mil litros e um sistema de tubulação acoplado à calha do telhado da unidade e outro de irrigação da água. “O projeto reflete a preocupação dos alunos com o meio ambiente e a garantia da geração da produção de alimentos saudáveis, uma vez que 70% do consumo é destinado a agricultura. Medidas alternativas para esse gasto devem ser pensadas ainda nesta década para garantir a sobrevivência humana”, afirma Alexandre Cezar Pires, professor dos cursos tecnólogos e das Engenharias da Faculdade. Bacana, né?

A horta fica dentro da unidade, localizada na Rua Conceição, 321 – bairro Santo Antônio – São Caetano do Sul (SP).

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!