Você está em:
Semana Mesa Sp: Chefs Discutem e Compartilham A Nova Gastronomia entre os Dias 27 e 29

Semana Mesa Sp: Chefs Discutem e Compartilham A Nova Gastronomia entre os Dias 27 e 29

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Semana Mesa Sp: Chefs Discutem e Compartilham A Nova Gastronomia entre os Dias 27 e 29

Entre os dias 27 e 29 de outubro acontece no Centro Paula Souza em São Paulo a Semana Mesa Sp que reunira este ano chefs renomados que vão responder ao tema “A Nova Gastronomia: compartilhando inovações, conhecimento e paixão”. O evento é realizado pela Revista Prazeres da Mesa e vai ajudar você a “entender porque o ato de cozinhar tornouse gregário, político e mobilizador, capaz de somar experiências e sabores, semear a paz entre os povos, promover a inclusão social e a saúde do planeta”. Afinal, já disse o antropólogo em título homônimo, (…) “cozinhar nos tornou homens”.

Sem dúvida alguma o Congresso Internacional Mesa Tendências, que acontece durante o evento, é um dos maiores motores brasileiros que movem verdadeiramente o pensar em gastronomia. Vou há três anos cobrir as palestras e saio motivada, instigada, encantada e ao mesmo tempo feliz com o rumo que a gastronomia brasileira vai tomando. Dá um baita orgulho de ver tudo isso acontecendo.

Inscreva-se para participar clicando aqui: Semana Mesa Sp 2015

Semana Mesa Sp / Mesa Tendências / Dia 27

A programação para o Mesa Tendências é extensa e muito saborosa. O cicerone da gastronomia brasileira, o chef Alex Atala abre o evento às 10h do dia 27 com o tema “Efeito surpresa: muito a dividir e multiplicar”. Na sequência o chef Felipe Schaedler fala sobre o “O desafio de cultivar uma espécie nativa de cogumelos da Amazônia, a Lentínula Raphanica.” O chef pesquisa sabores amazônicos e recentemente estampou as páginas da Revista Forbes no ranking dos jovens mais influentes do país com menos de 30 anos.

Como goiana que sou  estou bem interessada na palestra de Ana Paula Jacques e Ana Rita Suassuana. A nossa gastronomia é muito singular, típica e ainda desconhecida. Na minha geladeira não falta pequi e sempre que minha mãe vem da fazenda, guariroba. E não dá pra esquecer do pé de Pitomba, uma fruta deliciosa, quase parecida com a lichia, que meu avô sempre me dava.
A chef é gaúcha mas mora há 14 anos no cerado onde trabalha pela valorização das espécies nativas do bioma, além de ser líder do convívio Slow Food Cerado. Ela se junta na palestra a Ana Rita Suassuna, que trabalha no Ministério da Edução em Brasília e é autora do livro Gastronomia Sertaneja – Receitas que Contam Histórias.

Ainda no dia 27 chefs como Salvatore Loi, Carla Pernambuco, Fernando Rivarola, Viviana Varese, Ana Paula Jacques, Luciana Martins, Guga Rocha, Jerônimo Villas-Boas, Marco Leone, Gil Guimarães e André Guidon. O chef Thiago Castanho sobe ao palco com a família. Com apenas 27 anos o chef é um expoente da gastronomia amazônica e já conquistou diversos prêmios. E toda a história envolve na cozinha os pais e o irmão mais novo, Felipe.

Semana Mesa Sp / Mesa Tendências/ Dia 28

O dia começa cedo às 9h30 com uma palestra super interessante da chef Neka Menna Barreto, com o tema “Banquete Pré-Brasil: pesquisa e resgate de frutas anteriores ao descobrimento”. Vladmmir Mukhin sobre ao palco em seguida pra falar sobre a cozinha Russa, muito pouco explorada no Brasil. Ele é chef do restaurante White Rabbit, 23º na lista dos 50 melhores do mundo (The worlds 50 best).
O editor da revista Veja São Paulo, Arnaldo Lorençato, um dos responsáveis pelo guia anual Comer & Beber e um super crítico fala sobre mesa para partilhar às 11h. A chef Morena Leite fala sobre como ter uma equipe logo na sequência.

Andrea Kaufamnn do AK Vila e Leila Kuczynski falam sobre Árabes e Judeus. Leila morou com a família no Líbano dos 3 anos 8 anos, em uma pequena aleia do vale do Bekhaa onde viviam do cultivo da uva e do figo. Sobem ao palco ainda neste dia Alessandro Eller, Glenn Makuta, Davide Scabin, Mônica Range e Grabriela Nery, Virginia Pinto Coelho, David Hertz, Daniel Castelli, Marcos Livi e Marcelo Bolinha.
O chef do Mocotó Rodrigo Olveira junto com Guilherme Ferreira da Estância Capim Canastra vão lançar um novo olhar sobre o queijo artesanal. Alias, estou neste momento que escrevo este texto com metade do queijo produzido pelo Guilherme na geladeira envolto em papel manteiga. Esse queijo ganhou medalha de prata este ano na competição Mondial du Fromage de Tours realizada na França, onde foram avaliados mais de 600 tipos de queijo.

Semana Mesa Sp / Mesa Tendências/ Dia 29

O Japão será tema das palestras de Flávio Miyamura com Shin Koike e de Tsuyoshi Murakami. Virgílio Martinez que já esteve por aqui e está em 4º na lista dos 50 Melhores do Mundo vai falar sobre “Ecossistemas vegetais: uma viagem pela biodiversidade do Perú”. A chef Ana Luiza Trajano (não esqueço da sua salada morna de polvo com cajú que sempre como em seu restaurante, o Brasil a Gosto) palestra sobre a importância da pesquisa gastronômica.

Tereza Paim, Phil Crozier, Lia Qinderé, Gabriel Vidolin, Leonor Espinosa, Fábio Vieira, Fla’via Quaresma e Manu Buffara também vão compartilhar suas experiências no palco do Mesa Tendências.

Acesse a Programação Completa: Mesa Tendência

Durante as palestras vão rolar as Colmeias, comitês de discussão com entrada livre para o público do Tendências  e Mesa ao Vivo que definirão prioridades em um plano de ação para profissionalizar e diminuir os conflitos nos temas Produção de alimentos, Pesquisa e Inclusão sob a coordenação de Jerônimo Villas-Boas, Ana Luiza Trajano e David Hertz.

Veja mais aqui: Colmeias.

+ Semana Mesa Sp

Pop Up

Um resgate dos serviços de salão e o glamour dos maîtres e das brigadas bem treinadas.
Equipes convidadas: Salvatori Loi, La Casserole e D.O.M.
Salvatore por exemplo vai demonstrar como fatiar um stinco de cordeiro à Sgabello. Geovane Carneiros, sous-chef do D.O.M vai mostrar por que o aligot de Alex Atala se tornou um clássico da gastronomia e muito mais.

Veja mais aqui: Pop Up

MESA AO VIVO – IMPERDÍVEL

Por um preço único qualquer pessoa pode ter acesso a mais de 90 atividades com chefs consagrados de todo o Brasil e especialistas em bebidas. Durante as atividades a equipe da Revista Prazeres da Mesa produz a revista.

Confira a Programação dos 3 dias: Mesa ao Vivo

NOVIDADE

Uma das novidades deste ano é o Mesa Aposta. Uma competição para agitar a indústria e alavancar novas ideias e empreendedores da gastronomia. Um concurso de startups que terão a chance de mostrar suas ideias a um Comitê Anjo.

Veja todos os detalhes: Mesa Aposta

Jantares incríveis acontecerão nos dias 26, 27 e 28 em todo canto da cidade com chefs que se unem para mostrar o melhor da gastronomia pra você.

Veja a programação: Mesa na Cidade. 

E ainda tem mais. Nos três dias do evento acontece o Festival Farofa. Em um mesmo espaço chef, produtor, comida de rua e professores estarão juntos fortalecendo todos os elos da rede. Serão 10 Food Trucks e várias barracas de comida a preços de até 25 reais. Além disto, produtores de todas as regiões do Brasil trazem méis, queijos, pimentas, linguiças e especiarias raras e únicas. Aulas de cozinha gratuitas.

Veja todos os detalhes: Farofa

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!