Você está em:
USF Sedia Encontro Internacional de Gastronomia

USF Sedia Encontro Internacional de Gastronomia

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

USF recebe 15 Chefs, sendo 5 Brasileiros e 10 da América do Sul

Durante os dias 10, 11 e 12 de setembro a Universidade São Francisco (USF) sediará o Encontro Internacional de Gastronomia (EIG), no Campus Bragança Paulista. O evento contará com quinze chefs de cozinha, sendo cinco brasileiros, representando diferentes regiões do país e dez vindos de países da América do Sul. As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro. A realização do evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e tem o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), além da USF.

Os alunos do curso Superior de Gastronomia da USF, em conjunto com os chefs do EIG, irão contribuir na produção dos pratos gastronômicos. O Curso da USF é referência na região de Campinas e no país. Neste mês, conquistou o conceito 5, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação  do Ministério da Educação (MEC), que analisa corpo docente, instalações físicas e projeto pedagógico, reafirmando a excelência no ensino. No estado de São Paulo, a Universidade está entre as únicas cinco Instituições de Ensino Superior (IES), das 58 que oferecem o curso de gastronomia a obterem 5, no Conceito de Curso (CC). No Brasil, das 160 escolas de gastronomia, apenas 11 conquistaram o conceito máximo. “Atualmente, percebeu-se que os países da América Latina, incluindo o Brasil, têm uma gastronomia marcante com ingredientes próprios, além de excelentes profissionais. Neste cenário, incentivar a participação de alunos e profissionais de gastronomia em um evento como o EIG tem o objetivo de aproximar e fortalecer a gastronomia Latina, além de promover a discussão sobre o futuro da gastronomia brasileira, explicou a professora Andréia Pimentel, coordenadora do Curso.

Todas as palestras do evento terão entrada gratuita e serão realizadas no Salão Nobre da USF. No primeiro dia se apresentam os chefs internacionais: Jorge Irusta (Argentina), Cláudio Briceño (Chile), Sarita Garofalo (Paraguai), Lucero Zapata (Colômbia) e Mercedes Salazar (Peru). Ainda no dia 10, o chef Alessandro Dirienzo irá preparar receitas típicas da região Sul do País.

Outros destaques da programação são os chefs German Davallos (Bolívia), Gabriel Mangini (Uruguai) e Juan Hassan (Venezuela), enquanto que na gastronomia brasileira, os chefs Rodrigo de Oliveira (Mocotó), Elzinha Nunes (Chef TV), e Cidinha Santigo (parceira de Edu Guedes na Record) farão pratos do Nordeste, Minas Gerais e São Paulo.

O encerramento do evento contará com a participação dos chefs André Obiol (Equador) e Carlos Soares (Amazônia), além de uma amostra da premiada confeitaria do chef Luiz Farias (Academia Bunge). Também serão homenageados chefs que contribuíram para a gastronomia nacional, como Silvio Lancellotti e Roberto Stippe.

Após o Encontro Internacional de Gastronomia (EIG), os chefs ainda participarão de um grande jantar beneficente e da 4º Edição da Festa da Linguiça de Bragança Paulista, em que serão os jurados do Concurso Gastronômico Sabores de Bragança que anualmente elegem o melhor prato feito com a famosa linguiça da cidade.  As inscrições devem ser feitas pelo no site usf.edu.br/eig.

 

Serviço

Evento: Encontro Internacional de Gastronomia

Data: 10, 11 e 12 de setembro

Local: Salão Nobre da Universidade São Francisco (USF), Campus Bragança Paulista

Inscrições: Até às 9h do dia 10 de setembro

Site para inscrição: usf.edu.br/eig

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!