Vamos esclarecer as coisas. Eu adoro comer em restaurantes granfinos, pratos à francesa, com todo requinte brindando com uma taça de champanhe. Mas não podemos negar: somos brasileiros, adoramos sol, festa, praia, cervejinha e um bom boteco. Comida de boteco então nem se fala. Amooo! Já encontrei essa mulher algumas vezes e além da sua competência na cozinha, o que mais me chamou a atenção foi sua humildade. Ontem mesmo assistir um vídeo onde o que mais me marcou foi a frase “crescer com humildade”. Infelizmente falta isso em muitas pessoas. E falta ainda saber distinguir humildade de prosperidade. Não é porque uma pessoa é próspera que logicamente ela não será humilde.
Mas voltando ao assunto. Essa mulher que eu estou falando é a Kátia Barbosa, chef do restaurante Aconchego Carioca, que no ano passado abriu filial em São Paulo. Seu petisco mais famoso é o bolinho de feijoada, que aliás, alavancou a carreira da chef. Ele é recheado com couve! Divino, já provei algumas vezes. Com pimentinha então nem se fala. Ela ainda tem que ganhar prêmio por empreendedorismo. No Rio, o Aconchego Carioca era um bar de bêbados e prostitutas. Ela transformou aquilo num lugar concorridíssimo com clientela gente fina. O bar produz hoje cerca de 10 mil bolinhos por mês.
![SAM_1717 Aconchego Carioca 1](https://senhoramesa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/SAM_1717.jpg)
RECEITA BOLINHO DE FEIJOADA ACONCHEGO CARIOCA (CHEF KÁTIA BARBOSA)
Ingredientes
2 l Água
1/2 kg feijão preto
100 g carne seca dessalgada cortada em cubinhos
100 g lombo defumado cortado em cubinhos
100 g costelinha dessalgada ou defumada
1 unidade linguiça calabresa cortada em cubinhos
1 unidade paio cortado em cubinhos
3 folhas de louro
2 colheres sopa azeite
3 dentes de alho
200 g farinha de mandioca fina, sem torrar
1 colher sopa polvilho azedo
2 maços couve cortada bem fina
250 g bacon em cubinhos
2 dentes alho para refogar a couve
farinha de rosca para empanar
quanto baste de azeite
óleo para fritar
gomos de laranja e torresmo para acompanhar o bolinho
Preparo: Em uma panela de pressão coloque dois litros de água, o feijão, as carnes e as folhas de louro. Cozinhe tudo por cerca de uma hora, contando o tempo a partir do início da pressão. Em um liquidificador bata o feijão cozido com o caldo e as carnes. Em uma panela grande e funda, aqueça o azeite, doure o alho e refogue o feijão batido. Verifique o sal e acerte o tempero se for necessário. Coloque aos poucos a farinha de mandioca, sem parar de mexer, até engrossar esse caldo e ele chegar a soltar da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. Adicione o polvilho e misture até ficar uma massa homogênea e reserve. Em uma frigideira, coloque o bacon com o alho, junte a couve e refogue por dois minutos. Abra pequenas porções da massa na mão, coloque uma colher de chá de couve refogada como recheio, faça bolinhos achatando com a mão. Passe na farinha de rosca para empanar e frite em óleo bem quente. Sirva acompanhado de gominhos de laranja, torresmo e uma batidinha de limão.
![12269324 Aconchego Carioca 2](https://senhoramesa.com.br/wp-content/uploads/2013/01/12269324.jpeg)
Foto Divulgação
ENDEREÇOS ACONCHEGO CARIOCA
SÃO PAULO – Alameda Jaú, 1372, Jardins. Telefone: (11) 3063-2752
RIO DE JANEIRO – Rua Barão de Iguatemi, 379, Praça da Bandeira. Telefone: (21) 2273-1035