Grande Hotel Campos do Jordão: Gastronomia, Hospedagem, Diversão
O Grande Hotel Campos do Jordão está, segundo o TripAdvisor, pela terceira vez entre os 25 melhores hotéis de Luxo do País, mais uma vez agora em 2015! Esse título não é a toa. É o segundo ano consecutivo que me hospedo com minha família lá. Tenho uma filha de 6 anos e ela não via a hora de voltar novamente, principalmente nas férias, quando tem muita criança no hotel e dias cheios de brincadeiras com monitores.
Vou mostrar em alguns itens porque eu considero o Grande Hotel Campos do Jordão um dos melhores do país na categoria em que ele se encaixa, claro. No entanto vale a pena pesquisar, pois muitos hoteis possuem o mesmo valor da diária e nem se comparam a essa hospedagem.
* Gastronomia
O Grande Hotel abriga também a mais renomada escola de gastronomia do Brasil, o Senac. E, por isso, sua gastronomia impressiona. É um dos grandes diferenciais em relação a outros hoteis. A variedade, qualidade, receitas que sempre surpreendem. Eles se planejam para não repetir o cardápio por pelo menos 15 dias. Ou seja, não tem como enjoar nunca do menu. O último chef a comandar o Grande Hotel Campos do Jordão foi Jorge da Hora, que anunciou recentemente sua ida para atuar no campus do Senac em São Paulo. Um talento na cozinha, especialmente na cozinha brasileira.
O café da manhã já vai fazer você levantar cedo da cama. Nunca vi um buffet tão farto e feito primorosamente nos mínimos detalhes. Os pães, manteigas, variedade. Realmente impressionante. Você pode achar que eu estou exagerando, mas já estive em grandes resorts e hotéis e é muito diferente do que vemos nas duas unidades do Grande Hotel, em Campos do Jordão e em Águas de São Pedro.
O almoço é um banquete digno da realeza. Sempre passeando pela cozinha contemporânea de países onde a gastronomia é um de seus maiores atrativos como Itália, Espanha, França e, claro, Brasil. As diversas estações onde são colocados os pratos te fazem cometer a orgia de colocar no mesmo prato peixe, carne bovina e pra experimentar uma maça linda colocada lá pra te provocar. Muito difícil você se controlar diante do almoço servido lá. E mais difícil ainda você manter a pose e a dieta e não repetir, não tanto por fome, mas até por curiosidade mesmo de provar.
Senti que a mesa de doces este ano está mais democrática. Várias opções para quem não pode consumir açúcar e até mesmo sobremesas lights. A variedade é tão grande que a gente gostaria de passar horas ali só provando um pouquinho de cada coisa.
O lanche da tarde vem em seguida e sempre acompanhado de bolos, tortas, doces e mais doces, chás e sucos. Aliás o chá de hortelã deles é o melhor que eu já tomei. Eu tomo muito chá e sempre peço nos hotéis o de hortelã. O deles é sempre de hortelã fresca, nunca de saquinho. Esse cuidado com o correto na cozinha, com o mais fresco, o mais tecnicamente certo no preparo da comida me faz ser muito fã do hotel.
No jantar sempre um tema principal é escolhido, mas isso varia do chef executivo que está comandando o hotel. Se o tema é comida Árabe, por exemplo, vai ter no buffet clássicos da cozinha, bem como releituras mais modernas também. Ou seja, se permite brincar também, reinventar, criar. Sou suspeita pra falar já que sou jornalista de gastronomia, mas pontos como esse que eu contei diferenciam o Grande Hotel de muitos outros.
*Recepção/Atendimento
Até pelo fato de serem um Hotel-Escola, o atendimento e a recepção de todos que trabalham lá é algo que nunca vi em nenhum lugar que eu já estive. Muitos podem achar formal demais, mas eu entendo como um formal caloroso. Sempre sorrindo, todos, dando bom dia, boa tarde, boa noite, fazendo sempre o que podem para tornar a sua hospedagem a melhor possível, mais confortável, mais prazerosa.
As crianças são assistidas por monitores o dia todo. Eles tem um clubinho onde é assistem filmes, jogam, fazem brincadeiras e funciona também como ponto de encontro. Estava mais frio esse julho de 2015 do que 2014 e minha filha desceu pra brincar com seu moletom. No fim da noite subiu para tomar banho sem o agasalho. Sumiu. Ela disse que esqueceu jogado lá no clubinho. Já que era tarde eu comentei que ia procurar no outro dia. Fui na recepção logo de manhã perguntar se tinham achado o agasalho. “Claro Senhora, aqui está”, disse a moça. Peguei ele lavado e cheiroso. São detalhes, mas que fazem a diferença.
* Entretenimento Adulto
Durante as férias eles programam muitas atividades para os adultos. Simplesmente não dá vontade de sair do hotel. Tem passeio de bicicleta, trilha pela mata, passeio nos pontos turísticos de Campos do Jordão, aulas de yoga, hidroginástica, jogos para adultos como desafios e aulas de gastronomia. Desta vez assisti uma de vinho fantástica. E fiz uma aula de yoga deliciosa. Meu marido que nunca tinha feito anda dizendo nos dias em que está estressado que tenta respirar como o professor de yoga ensinou. E olha que foi uma aula só.
Para o jantar o hotel possui outros dois restaurantes, a Arte da Pizza, que fica numa área de mata, maravilhosa e o Araucária, com estilo mais sofisticado. No ano passado fomos na Arte da Pizza, este ano decidimos jantar no centrinho de Campos do Jordão no sábado para ver o movimento. E pra isso contratamos uma babá que trabalha para o hotel há 12 anos. Foi ótimo e nossa filha adorou ela.
* Monitoria Infantil, Adolescente
Além de tudo o que eu contei acima, a monitoria deles me fazem querer voltar todos os anos, até a Manuela ficar adulta. Ela está no infantil, no próximo ano vai ficar com a turminha do Kids e mais pra frente com os Adolescentes. São brincadeiras, jogos e muita diversão das 10h das manhã às 22h. Impressionante como ela ama os tios e tias e ama ficar com eles. Nem lembra que tem pais, quer tomar o café da manhã correndo e no fim da noite quando sobe, mal consegue tomar banho de tão esgotada de tanto brincar. Acorda de novo sorrindo e pulando.
Por acaso no dia em que íamos para o centrinho de Campos uma vã do hotel estava indo pra lá aproveitamos a carona. Evite ir de carro em dias como sábado. É quase impossível achar lugar pra estacionar. A vã estava levando adolescentes com monitores pra dar uma volta pelo centrinho por uma hora, ou um pouco mais que isso. Eu conversei com os adolescentes. A maioria deles frequenta o hotel desde bebê e dizem que amam ir nas férias de julho pra lá.
Veredicto: pais felizes, filhos também!
* Espaço
A estrutura do Grande Hotel Campos do Jordão fecha com chave de ouro os 5 pontos que eu destaco. Quartos grandes, limpeza impecável, banheira, vista deliciosa, sono tranquilo, sem barulho. Uma cama super espaçosa, grande mesmo. Acho que apenas as amenidades do quarto poderiam ser mais legais. Adoro quando são da L’Occitane ou Natura. As cortinas são acionadas por controle remoto e vedam completamente o quarto. Se é dia, você vai achar que é noite e vai dormir como um anjo no meio da tarde.
Todos os dias a equipe do hotel deixa um mimo no quarto, sempre doces preparados por alunos do curso de gastronomia do Senac. E sempre uma delícia. Não esqueça de pedir o menu de travesseiros. O atendimento da recepção é o mais rápido que já vi. Beira à perfeição. E os roupões, amo. Roupão é vida gente. Você pode achar frescura, mas depois que comprar um vai querer ir até no supermercado de roupão. Eu tenho em casa de frio e de calor, rs.
Spa
A piscina coberta é simplesmente deliciosa, fantástica. O Spa não pode deixar de ser visitado. No ano passado eu não fui, não tive tempo, mas esse ano tirei a preguiça de lado, coloquei biquini e fui pra lá. Tomei sauna a vapor e quase dormi na hidro. Não tive tempo de fazer uma massagem que amoo mesmo, faço em todo lugar que eu vou, mas no próximo ano conto como é essa parte. Quando fui pra Londres fiz massagem nos pés num spa chinês onde as mulheres nem inglês falavam, mas a reflexologia, a melhor que eu já fiz.
Trilha
Dentro do espaço do Grande Hotel tem trilhas pela mata, as árvores cerejeiras mais lindas que eu já vi florecer, e duas quedas de água com um gramado em volta te convidando a ter um momento zen. Sempre que vamos lá caminhamos logo cedo, antes ou depois do café da manhã. Dessa vez subimos até a ladeira para o heliponto, fantástico por sinal, visitamos as quadras de tênis e eles tem até um viveiro onde cultivam as plantas dos jardins.
Gente, os jardins são outra atração fora do comum do Grande Hotel. Ele foi tão bem projetado que em julho, pleno frio e inverno, ele está todo florido, lindo, magnífico. Curtir um solzinho de inverno nos sofás em frente a piscina coberta é muito desestressante. Gostaria de viver lá metade do meu ano.
* História
Este ano o Grande Hotel de Campos do Jordão comemora 70 anos. São ao todo 400 mil metros quadrados e como já falei, com atendimento focado na excelência e nos mínimos detalhes. Não é exagero mesmo. O edifício é super luxuoso, com saguão imponente e hall confortável. O prédio foi inaugurado em setembro de 1944 e tinha a direção inicialmente do Governo do Estado (inacreditável né). Colaborou muito para o desenvolvimento turístico de Campos do Jordão. A decoração sofisticada lembra muito os anos 40, como as paredes, mármores, lustres e arandelas. Ele se tornou hotel-escola não tem muito tempo, foi em 1998, depois de passar por uma grande reforma.
Quer saber mais? Acesse o site deles Grande Hotel Campos do Jordão
LEIA TAMBÉM
GRANDE HOTEL EM 2014
RECEITAS CHEF JORGE DA HORA
ASSITINDO AULA NO SENAC