Bolo de Queijo com Goiabada

Essa é uma daqueles receitas que surgem com a fome. Mais ainda. De uma visita ao supermercado com fome. Passeando pelos corredores, sim, sou daquelas que passeiam no supermercado, adoro ver os produtos, olhar todos os andares das prateleiras e sou bem prolixa em minhas compras. Pois bem, percorrendo o setor de leite condensado, etc, avistei um pote de goiabada mais mole, em forma de doce de colher. Fiquei tentada a levar pra casa e sem pensar muito comprei.

Mas daí cheguei em casa, comi e na hora da goiabada não fiquei com muita vontade de dar uma colherada nela e comer pura. Então eu precisava de uma receita pra acompanhar. E nada mais óbvio do que queijo com goiabada, por isso lembrei do bolo de queijo, até muito comum lá em Goiás, onde nasci. Então fiz bolo de queijo com goiabada.

Já fiz essa receita de bolo de queijo com goiabada duas vezes. Uma delas com queijo meia cura e outro com queijo branco. Eu preferi o com queijo meia cura, fica mais saboroso, mas depende do gosto de cada um. Eu tenho mania de usar formas diferentes da tradicional com o furo no meio pra fazer bolos, o que nem sempre funciona, mas nesse caso ficou bem gostoso. Usei forma de fazer pão. Mas pode ser feito na forma comum redonda ou com furo no meio. Essa receita é do livro das Domadoras, do Rotary de Jataí/Go, e era da minha avó. Nele tem receitas da minha outra avó, Ivanildes e suas amigas.

Outra coisa que quero comentar aqui. Muita gente diz, ah, não procure receita na Internet, temos tantos bons livros. Eu já ouvi muito chef dizendo isso. No entanto, esquecem que existem muitos sites e blogs de confiança que transmitem receitas e informações como qualquer outro veículo impresso. Eu digo isso porque a Senhora Mesa já foi impressa por dois anos e sempre tratamos o Blog e a Revista com o mesmo cuidado. A única diferença é o meio de transmissão. 😉

Bolo de Queijo

Bolo de Queijo. Se você preferir sem a goiabada fica gostoso também.

04-ingredientes-02

Bolo de Queijo com Goiabada

Senhora Mesa

Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
1 xícara de queijo ralado (pode ser meia cura/minas)
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos
1 colher de sopa de fermento químico em pó

05-preparo-02

Unte a forma e reserve. Bata o açúcar com a manteiga até esbranquiçar. Junte  a farinha de trigo, leite e ovos e misture. Coloque o queijo. Leve para assar em forno a 180º por cerca de 30 minutos. Mas atenção, esse tempo varia conforme o forno. O meu é elétrico e forno a gás geralmente demora mais.

Calda de Goiabada
5 colheres de sopa de goiabada de colher (encontrei no supermercado)
1/2 copo de água
Dilua em uma panelinha e deixe aquecer por alguns minutos. Coloque por cima do bolo.
Se for goiabada mais durinha, bata no liquidificador com água e leve para aquecer na
panela por alguns minutos.

bolo-de-queijo-e-goiabada-senhora-mesa

Bolo de Queijo com Goiabada. Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.