O evento que foi gratuito teve a presença de chefs renomados, participação de Food Truck, atividades para crianças e a Feira de Produtos.
Reportagem Carol Duarte – Especial Senhora Mesa São Paulo
Sexta-feira passada, dia 17, aconteceu o V Festival de Gastronomia Orgânica no Parque da Água Branca, em Perdizes, São Paulo. O evento teve a presença de chefs renomados, participação dos Food Trucks, atividades para crianças e a Feira de Produtos (artigos de alimentação, vestimentas e produtos para o segmento orgânico e sustentável). O evento terminou no domingo, dia 19 e eu estive lá.
A cerimônia de abertura foi ótima e teve a presença de Leila D (chef e idealizadora do festival de gastronomia orgânica), André Guimarães (diretor de relações institucionais e comerciais do evento), representante da associação da agricultura orgânica (AAO), representante da confederação nacional do turismo (CNTUR), representante da associação brasileira das entidades e empresas de gastronomia, hospedagem e turismo (ABRESI) e representante da associação de restaurantes gastronômicos das Américas (AREGALA).
André Guimarães conduziu a abertura juntamente com Leila D que disse: “Esse festival surgiu da vontade de comer bem e saudável. Surgiu porque queremos comida boa, limpa e justa”.
Após a cerimônia fui olhar o que tinha de melhor por lá. Diga-se de passagem, dava vontade de experimentar tudo que eu via pela frente.
Andando pela feira e vendo tanta coisa bonita e saudável não parei de pensar naquela velha frase: “Você é o que você come”! Você sabia que o Brasil é um dos países que mais consome alimentos cheios de agrotóxico? Pois é, as pesquisas dizem que o brasileiro consome em média um galão de 5 litros de agrotóxico por ano. Chocante, não é mesmo?!
O bom é que cada vez mais as pessoas estão prestando atenção na sua alimentação e vemos surgir lojas de alimentos, restaurantes e supermercados que vendem orgânicos. E eventos como esse são super importantes para desmistificar o assunto.
Sucos e sobremesas ficaram por conta do Box da Fruta, que esteve presente no Festival com seu food truck. Entre as opções preparadas com alimentos orgânicos o público pode se deliciar com os sabores mais tradicionais até os diferenciados. Entre os sabores mais pedidos estavam: maçã verde com limão siciliano, abacaxi com framboesa e blueberry, pink lemonade e frutas vermelhas. Outras opções do cardápio, como açaí na tigela, creme de cupuaçu, mousse de maracujá na fruta, salada de fruta e smoothies especiais também foram uma ótima pedida para a sexta feira quente e ensolarada.
O hambúrguer de cogumelos fez muito sucesso. Com ingredientes totalmente orgânicos e mais saudáveis que os utilizados nas receitas de hambúrgueres tradicionais, o Bio Burguer – especialidade de Paula Soares Junqueira, proprietária do Bio Veg Bistrô – conquistou o paladar dos visitantes da Feira. O lanche acompanhado de salada especial e maioneses a gosto do cliente (alho, tomate seco ou ervas) foi servido no pão ou na folha de acelga. Essa última opção era glúten free! Bacana, né?! Eu provei e aprovei. Estava delicioso, assim como a moqueca de palmito de outra barraca.
O que também me chamou a atenção na feira, e lógico que trouxe um pra chamar de meu, foi a barraca da Miriam dos Bolos. Todos os bolos levam linhaça dourada e biomassa de banana verde na massa, eles são adoçados com açúcar mascavo ou demerara orgânico. Entre os sabores que lá estavam expostos escolhi o de cacau com castanha do Pará. O sabor do chocolate era bem intenso e o bolo durou cerca de 10 minutos após chegar em casa. Todos aqui aprovaram.
Uma coisa que é bem comum na Europa são os produtos de limpeza Biodegradáveis, coisa rara por aqui! Até encontrei um em um dos mais famosos mercados do Brasil. A embalagem dizia em letras bem grandes que se tratava de um detergente Biodegradável, lógico que como uma consumidora desconfiada que sou decidi ler o rótulo, e pasmem, para minha surpresa pude perceber que se tratava de um detergente comum. O único diferencial era que na embalagem dizia: Biodegradável e o preço também era mais salgado. Mas os ingredientes não mentiam!
Foi por isso que fiquei muito feliz quando me deparei com a barraca da Biowash. Conversei com a vendedora que me disse que o produto está entrando no mercado brasileiro aos poucos, mas que já podemos encontrá-lo em alguns supermercados. Os produtos de limpeza da Biowash são 100% naturais e biodegradáveis. Todos eles têm fragrâncias de óleos essenciais e não causam alergias. E o mais importante: Não polui o planeta.
A feira foi um sucesso e espero poder ir à próxima.