Se você é fã de batata ou está curioso pra saber de quantas maneiras de prepara uma receita com ela, não deixe de conferir a 3ª Festa da Batata, realizada nos dias 13, 14 (19h às 23h) e 15 (18h às 24h) no Largo dos Pescadores em Piracicaba. O evento será realizado pela Associação Atlética Educando Pelo Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Ação Cultural.
“Em 2014, com o sucesso que a Festa da Batata alcançou nas duas primeiras edições, a entidade decidiu dobrar o seu esforço para receber o público. A estrutura da festa foi mantida, garantindo conforto a todos que prestigiarem o evento”, disse Ivan Lopes, Presidente da Associação Atlética Educando Pelo Esporte. A expectativa dos organizadores é que aumente a quantidade de pessoas na quinta-feira (13), e que este ano participem mais de 15.000 (quinze mil) pessoas durante todo o evento, sendo cerca de 5.000 (cinco mil) pessoas por dia.
Piracicabanos e turistas poderão se deliciar com o tradicional cardápio da festa, que contará com a saborosa batata recheada de frango, presunto e queijo, brócolis e calabresa, além de batata aperitivo, batata frita, espetinho de carne e salsichão, pastel, doces e sorvetes além de cerveja, chopp, refrigerantes, água e suco.
As batatas recheadas (de frango, presunto e queijo, brócolis e calabresa), carro-chefe do evento, já eram muito apreciadas pelo público que frequenta a Barraca Estados Unidos durante a Festa das Nações, que também é administrada pelos voluntários da Associação Educando pelo Esporte. Além disso, também estará à venda a tradicional batata aperitivo, que foi sucesso total na festa do ano passado.
Segundo Alessandro Demétrio Franco, o Chapinha, coordenador da A.A. Educando Pelo Esporte, a estimativa é que sejam usados 2 mil quilos de batata em todos os dias de festa. No ano passado, a quantidade de batata usada foi de aproximadamente 1.800 quilos. Todas as batatas e cebolas utilizadas no evento são doadas pela empresa Itapuan Batatas, que apoia a entidade neste evento desde a sua primeira edição.
Devem trabalhar na festa aproximadamente 120 pessoas por dia, sendo a grande maioria voluntários, além de diretores e funcionários da associação. Haverá atrações musicais nos três dias de evento. O Clube do Vinil fará shows em todas as noites de evento, e também se apresentarão Samba da Aninha (dia 13), Tereza Alves e Pérola Negra (dia 14) e Alex & Ramon (dia 15).
O coordenador do Educando Pelo Esporte diz que a festa surgiu da necessidade da entidade de desenvolver uma festa própria, no mês de fevereiro, para que o projeto tivesse mais uma fonte de renda, além do que já é arrecadado na Festa das Nações e Festas Juninas e Julinas da entidade. “Este evento arrecada um importante recurso no início do ano, período em que geralmente a entidade está com seus recursos limitados por conta dos gastos extras no final do ano, como o 13º salário dos funcionários. A renda da festa é toda revertida para a manutenção do espaço e atividades do projeto”, afirmou Franco.
“Esta festa é um importante atrativo turístico, que movimenta a Rua do Porto e que está abrindo o leque do turismo social na cidade. Além disso, é uma festa que está se consolidando ano a ano, reforçando o turismo gastronômico e social de Piracicaba”, afirmou a Secretária da Pasta de Turismo, Rose Massarutto.
A 3ª Festa da Batata conta com o apoio da Itapuan Batatas, Irmandade do Divino e Piracicaba em Festa.
Sobre o projeto Educando pelo Esporte
Fundada há 16 anos, a Associação Atlética Educando pelo Esporte atende hoje 250 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, na faixa etária de 07 à 17 anos, matriculado e frequentando o ensino regular. Para poder participar de nosso projeto, é necessário morar na região dos CRAS São José, Novo Horizonte, Jardim São Paulo e parte do Piracicamirim, ter entre 7 e 17 anos e estar estudando regularmente. O período de inscrição se inicia de Janeiro a Março de cada ano, e também de Julho a Agosto, conforme a existência de vagas.
O projeto Educando pelo Esporte desenvolve seus trabalhos direcionados às crianças, adolescentes e seus familiares, por meio de intervenções pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Segundo Lopes, a importância do Educando pelo Esporte é preencher o tempo ocioso das crianças e adolescentes e contribuir com a sociedade de um modo geral.
Legenda da Foto: (da esquerda para direita) Alessandro Demétrio Franco, coordenador da Associação Atlética Educando Pelo Esporte; Rose Massarutto, secretária de Turismo de Piracicaba; e Marcos César Inforçato, vice-presidente da Associação Atlética Educando Pelo Esporte, divulgando a 3ª Festa da Batata
Crédito da Foto: Divulgação da Secretaria de Turismo
Mais informações sobre o projeto Educando pelo Esporte
Alessandro Demétrio Franco (Chapinha)
Coordenador da A.A. Educando Pelo Esporte
e-mail: coordenacao@educandopeloesporte.com.br
Fone: (19) 3433-5085 ou 2532-5184
www.educandopeloesporte.com.br