Você está em:
A Saga do Vinho – Primitivo di Manduria

A Saga do Vinho – Primitivo di Manduria

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

A Saga do Vinho - Primitivo di Manduria 1
Vinhos de Manduria predominam uva Primitivo

A escolha dessa uva e dessa região para dar início a essa Saga do Vinho não foi por acaso. Estava eu, hospitalizada no Albert Einstein em São Paulo, quando o infectologista que me atendeu disse para eu tomar meus medicamentos com um gole de vinho do porto. Segundo ele, a maioria dos remédios não possui restrição. A combinação álcool e remédios não se aplica muito, é lenda urbana. Mas ele disse, um gole, não uma taça cheia. Eu tive alta em uma segunda-feira e ele contou sobre os vinhos que tomara no final de semana.

Ele sugeriu que eu experimentasse um vinho feito com a uva Primitivo, especialmente um que fosse da região de Manduria, que fica ao sul de Puglia, no “calcanhar da bota”, na Itália. Segundo a Daniele Pavanelli, nossa consultora em vinhos, foi lá que essa uva ganhou destaque, “se tornando a queridinha de muitos enófilos”. Vinhos Primitivos di Manduria são, diz a Dani, geralmente tintos escuros, encorpados, concentrados e com toques generosos de frutas vermelhas.

Eu confesso que antes do médico comentar sobre este vinho, nem sabia que existia a uva Primitivo. O vinho que eu degustei foi o Luccarelli Ampelo Primitivo di Manduria (repassado pela importadora Casa Flora). Esse vinho tem um custo médio de R$ 60. Para o sommelier da responsável por trazer esse vinho para o Brasil, esse rótulo que eu provei tem um “rubi intenso, aroma complexo, frutado, geléia de cereja e amora”. Quando você estiver provando o vinho, tente sentir esses sabores. Ele contou ainda que o paladar pode perceber notas de tabaco e especiarias.

Um ponto que me chamou a atenção, é que é característica dos Primitivos de Manduria serem mais encorpados, densos e rico em taninos. Para quem não conhece, tanino é aquela sensação seca que trava a garganta. Mas, especialmente nesse vinho, não senti tanta proeminência quanto pensei que fosse. Antes que eu me esqueça, deixe ele na geladeira antes de tomar, ele deve ser consumido a uma temperatura de 15 graus, mais ou menos. Vinho em temperatura ambiente no Brasil, no máximo no Sul durante o inverno heim. Somo um país caliente para ousar fazer isso.

Para conseguir notar todos esses sabores, antes de provar o vinho, gire a taça delicadamente para que em contato com o ar, o vinho consiga liberar todo o seu aroma. Sinta esse aroma e aí sim tome um gole. Não engula rapidamente, deixe o vinho passear pela sua boca. Para quem ainda não começou a beber vinhos para sentir algo além do que a euforia do teor alcoólico possa provocar, pode ser uma atuação divertida. Se você parar para prestar atenção, vai conseguir sentir esses sabores.

A sugestão é que esse vinho seja harmonizado com carne vermelha e pratos de tempero forte. Vocês viram que ele foi taxado de complexo, portanto tenha paciência ao prová-lo, para conseguir sentir todos os seus sabores. Ele é produzido pela cantina Feudi di San Marzano em Puglia e é o mais novo projeto de Valentino Sciotti, que achou essa cantina por acaso e notou seu potencial. Não consegui muitas informações sobre a vinícola produtora.

Procure por vinhos feitos da uva Primitivo, saboreie, teste, quem sabe essa uva é a sua?!!

A Saga do Vinho - Primitivo di Manduria 2

 

 

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!