Você está em:
Bacalhau ao Forno com Legumes

Bacalhau ao Forno com Legumes

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Bacalhau de Páscoa: ao forno com mini Legumes

E no dia 27 celebramos a Páscoa! Entre tantos significados e simbolismos para cada pessoa em particular, pra mim é um tempo de renascimento, de começar de novo, uma lembrança de que podemos sempre começar a partir daqui e ir adiante. A história do bacalhau é muito interessante e já li em diversos livros e em alguns artigos o que trouxe o peixe ao Brasil e sua importância no mundo.

Os vikings são considerados os primeiros a descobrirem o peixe gadus morhua (que é mais apreciado), pois esse peixe tinha em grande quantidade no mar em que navegavam. A geladeira só foi inventada no século XX, e eles ainda não tinham sal, então, secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse boa parte do seu peso e ficasse duro. Daí, consumiam durante as longas viagens pelos mares.

ACOMPANHE O DIA-A-DIA NO INSTAGRAM @SENHORAMESA.

Já os bascos, hoje em dia uma área onde fica parte da Espanha e parte da França, começaram a vender o bacalhau. Existem registros de que no ano 1.000 eles já conheciam o sal e vendiam o peixe salgado, curado e seco. Como boa parte da nossa cultura, o hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, que já consumiam o peixe há algum tempo, principalmente os pescados perto do Canadá em suas viagens. E foram deles que também herdamos a celebração da Páscoa com o peixe, um rito praticamente católico.

Independente de tudo isso, bem preparado, o bacalhau é uma delícia. Tem um sabor marcante, característicos, e fica uma delícia com legumes e um bom azeite, como nessa receita do chef Dijalma Boa Sorte, que comanda o Grande Hotel Campos de Jordão, o restaurante Engenho das Águas, que fica no hotel e é aberto ao público as sextas e sábado.

Bacalhau de Páscoa ao forno com Mini Legumes

04-ingredientes-02

Rendimento: 4 porções

500 g de lombo de bacalhau dessalgado.
azeite extra-virgem
200 g de berinjela baby
200 g de abobrinha baby
200 g de cenoura baby
200 g de aspargos frescos sem os talos
100 g de mini cebolas
sal
pimenta-do-reino

05-preparo-02

Corte os legumes ao meio, tempere todos com sal, azeite e pimenta do reino. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por 10 minutos ou até que fiquem dourados. Regue o lombo de bacalhau com azeite e leve ao forno a 160° C por 15 minutos, cubra-os com papel manteiga molhado, isso fará com que o bacalhau fique no ponto correto de cozimento. Para a montagem, coloque os legumes no prato e sobreponha o lombo de bacalhau, regue azeite a gosto e sirva.

Dica: em vez de legumes baby, você pode usar os de tamanho normal, porém picados.

 

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!