Você está em:
Bacalhau ao Forno com Legumes

Bacalhau ao Forno com Legumes

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Bacalhau de Páscoa: ao forno com mini Legumes

E no dia 27 celebramos a Páscoa! Entre tantos significados e simbolismos para cada pessoa em particular, pra mim é um tempo de renascimento, de começar de novo, uma lembrança de que podemos sempre começar a partir daqui e ir adiante. A história do bacalhau é muito interessante e já li em diversos livros e em alguns artigos o que trouxe o peixe ao Brasil e sua importância no mundo.

Os vikings são considerados os primeiros a descobrirem o peixe gadus morhua (que é mais apreciado), pois esse peixe tinha em grande quantidade no mar em que navegavam. A geladeira só foi inventada no século XX, e eles ainda não tinham sal, então, secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse boa parte do seu peso e ficasse duro. Daí, consumiam durante as longas viagens pelos mares.

ACOMPANHE O DIA-A-DIA NO INSTAGRAM @SENHORAMESA.

Já os bascos, hoje em dia uma área onde fica parte da Espanha e parte da França, começaram a vender o bacalhau. Existem registros de que no ano 1.000 eles já conheciam o sal e vendiam o peixe salgado, curado e seco. Como boa parte da nossa cultura, o hábito de comer bacalhau veio para o Brasil com os portugueses, que já consumiam o peixe há algum tempo, principalmente os pescados perto do Canadá em suas viagens. E foram deles que também herdamos a celebração da Páscoa com o peixe, um rito praticamente católico.

Independente de tudo isso, bem preparado, o bacalhau é uma delícia. Tem um sabor marcante, característicos, e fica uma delícia com legumes e um bom azeite, como nessa receita do chef Dijalma Boa Sorte, que comanda o Grande Hotel Campos de Jordão, o restaurante Engenho das Águas, que fica no hotel e é aberto ao público as sextas e sábado.

Bacalhau de Páscoa ao forno com Mini Legumes

04-ingredientes-02

Rendimento: 4 porções

500 g de lombo de bacalhau dessalgado.
azeite extra-virgem
200 g de berinjela baby
200 g de abobrinha baby
200 g de cenoura baby
200 g de aspargos frescos sem os talos
100 g de mini cebolas
sal
pimenta-do-reino

05-preparo-02

Corte os legumes ao meio, tempere todos com sal, azeite e pimenta do reino. Coloque em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180°C, por 10 minutos ou até que fiquem dourados. Regue o lombo de bacalhau com azeite e leve ao forno a 160° C por 15 minutos, cubra-os com papel manteiga molhado, isso fará com que o bacalhau fique no ponto correto de cozimento. Para a montagem, coloque os legumes no prato e sobreponha o lombo de bacalhau, regue azeite a gosto e sirva.

Dica: em vez de legumes baby, você pode usar os de tamanho normal, porém picados.

 

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!