Você está em:
Café Morro Grande é a 19ª Maior Empresa de Café do Brasil

Café Morro Grande é a 19ª Maior Empresa de Café do Brasil

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

O Café Morro Grande, de Piracicaba, ou Noivas Colinenses Torrefações, em homenagem a cachoeira que abençoa moradores e visitantes da cidade no Rio Piracicaba, é a 19ª Maior Empresa de Café do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Indústria do Café (Abic). E a empresa cresce cada vez mais, junto com o aumento do número de consumidores no país.

Em 1985, o consumo de café por habitante era de 2, 27 kg por ano. No ano passado, última referência de análise, o consumo passou para 4,87 kg por ano! Ainda de acordo com as estatísticas da Abic, que a Senhora Mesa analisou, o consumo fora do lar continua em crescimento e representa 36% do total de consumo. Já as famosas cápsulas estão presentes em apenas 0,6% dos lares. E no meio disso tudo, cresce também a procura por acessórios, máquinas, formas de moagem. As lojas virtuais contribuíram para um volume de US$ 32,8 milhões em importação de café industrializado em 2013, contra US$ 15,7 milhões em exportações de café torrado/moído.

Diferente do que aconteceu nos últimos anos, a Abic estima que neste ano haverá uma retomada do crescimento do consumo interno, em torno de 4%, e com maior procura por cafés de melhor qualidade, desde os tradicionais aos gourmets.  

Eu ando apaixonada pelo método clássico de coar o café, mas também não dispenso um bom espresso. Veja abaixo os tipos de Preparo:

Filtragem: O pó é acondicionado em um filtro, de papel ou de pano, com adição de água quente não fervente por cima. Este método é muito utilizado na cultura brasileira de preparo, através de coadores caseiros e cafeteiras elétricas, dando origem ao tradicional cafezinho.
Percolação:  Método onde se coloca o pó de café no centro de um equipamento moka, que posicionado em um fogão faz a água entrar em ebulição e pressionar café líquido para um recipiente. É a forma mais utilizada para consumo de café na Europa.
Prensagem: em um recipiente de vidro se coloca o pó de café misturado com água quente não fervente e em seguida introduz-se um filtro que é pressionado por um êmbolo que separa o pó do café já pronto para consumo. O método, que virou moda entre os norte-americanos, é conhecido como Prensa Francesa.
Pressão: conhecido como café expresso, neste preparo o café é moído na hora e acondicionado em um filtro que sofre uma pressão de água a 90oC e 9Kg de pressão durante 30 segundos em média, gerando uma bebida cremosa e aromática. Criado pelos franceses, o café expresso é considerado o método mais apropriado para apreciação de todas as nuances desta bebida.

Abic Defende Investimentos Fortes em Marketing

A redução no volume do consumo interno leva a ABIC a reforçar a sua tese de que é preciso estimular o consumo de café investindo muito mais em marketing, publicidade , diferenciação e inovação de produtos.O comportamento dos consumidores tem sido o de ampliar a experimentação e valorizar os produtos com melhor qualidade, certificados e sustentáveis. Esta opção pelo café precisa ser estimulada utilizando-se recursos da publicidade para orientar, educar e difundir conhecimentos sobre café e suas qualidades.

Dessa forma, a entidade esta debruçada sobre a elaboração de um plano de marketing que destaque os atributos do café com seus benefícios para a saúde, energia e bem-estar, que serão os princípios a explorar neste período da Copa do Mundo e posteriores, de modo a criar uma relação estreita entre a vida saudável, com energia e prazer, que o consumo de café traz. E busca recursos no FUNCAFE que podem se somar as contrapartidas das empresas.

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!