Você está em:
Celebre o Dia Mundial do Cacau com Bolo Dark

Celebre o Dia Mundial do Cacau com Bolo Dark

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Eu fiz este bolo com duas receitas diferentes. Uma delas, a primeira que segue abaixo, é mais amarga e o bolo bem escuro. A outra, o bolo também fica escuro, mas é mais fácil de fazer e fica menos amargo. Das duas, prefiro a estética da primeira e o sabor da segunda receita. O recheio é um chantilly simples, destes importados encontrados em lojas especializadas, que vem em caixa de 1 litro. Tem vários sabores. Gosto muito do de nata e também baunilha. É excelente, prático e funciona bem como recheio e cobertura.

Para fazer o recheio, deixe o chantilly um pouco mais pastoso. Para fazer a decoração, usei um copo para cortar deste tamanho. Fiz duas receitas em uma forma quadrada e, como ele ficou mais alto, deu para cortar ao meio para fazer o recheio. Salpique cacau por cima com a ajuda de uma peneira e sirva. Fica lindo!!

Bolo Dark 1
Blog Senhora Mesa

Ingredientes
5 ovos, 150 g de açúcar, 150 g de manteiga sem sal, 400 g de chocolate 80% de cacau picado, 160 g de farinha de trigo peneirada e 1 colher de sopa de chocolate em pó orgânico (pode trocar por outro cacau).

Preparo
Aqueça o forno a 180° e unte uma forma de tamanho  médio com manteiga e o pó de cacau. Separe as gemas da clara e bata as claras em neve e reserve na geladeira. Derreta em banho-maria o chocolate picado com a manteiga sem açúcar. Em um bowl coloque as gemas e um pouco do chocolate derretido misturado com o açúcar e a manteiga. Bata com a ajuda de um fuet ou colher de pau. Acrescente o restante e misture bem. Coloque aos poucos a farinha de trigo e mexa bem. No fim, coloque as claras em neve, com movimentos de cima para baixo. Coloque na forma e asse por cerca de 35 minutos.

Bolo Dark 2
Blog Senhora mesa

Ingredientes
3 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara e 1/4 de cacau em pó, 1 xícara de leite morno, 4 colheres de manteiga derretida, 1 colher de sopa de fermento químico e duas pitadas de bicarbonato de sódio.

Preparo
Muito simples essa receita. Bata todos os ingredientes juntos e asse em forno a 180° por cerca de 35 minutos. O interessante dessa receita é que ele fica parecendo um pão de mel. Fizemos esse bolo no coquetel de lançamento da Primeira Edição de 2014 da Revista Senhora Mesa na loja SCA, de móveis planejados, de Piracicaba. Muita gente me perguntou se era pão de mel!!

Foto Patrícia Guimarães. Blog Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.
Foto Patrícia Guimarães. Blog Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.
_MG_6415
Foto Patrícia Guimarães. Blog Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!