Você está em:
Celso Freire e o Tradicional Barreado

Celso Freire e o Tradicional Barreado

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Formado em economia, depois do curso o chef Celso Freire seguiu o coração e se dedicou à gastronomia. Natural de Curitiba, também percorreu o mundo e com influências francesas cozinha pratos tradicionais, como o Barreado, servido no dia da Copa Gastronômica. “A gente em um dia tão atribulado que esse tipo de evento acaba sendo fundamental para a diversão do chef, da pessoa, do corpo e da alma. Envolvidos nesse tipo de causa, todos se igualam e ficam imbuídos do mesmo propósito. A áurea que paira nesses eventos é espetacular”, contou.

Celso Freire e o Tradicional Barreado 1
Barreado de Celso Freire
foto Patrícia Guimarães

Ao lado da filha, Gabriela, o chef e sua equipe serviram 900 pratos. O Barreado é um prato paranaense tradicional. Numa panela de barro lacrada por uma goma de farinha e água, todos os ingredientes cozinham por horas até que a carne se desfie. O chef serviu o Barreado com uma espécie de chips de banana, que lembrava fatias de banana desidratadas, suco de laranja e farinha de mandioca. O público que experimentou o prato também pode colocar pimenta.

Sem sair um minuto do estande, Celso serviu pessoalmente os convidados, ao lado da filha Gabriela. “Esse contato tira uma parede que nos divide dos clientes. No restaurante não tem a mesma característica. Somo tão normais e as vezes não parece e é isso que precisa ser feito, retirar as paredes entre nós”, falou.

Celso Freire e o Tradicional Barreado 2
Celso Freire serve o Barreado
Foto Patrícia Guimarães

Para o segundo semestre o chef adianta que estará em obras. “Estou construindo um espaço para em 2013 dar largada em um novo projeto de vida, com um restaurante a menos, mas como mais tempo para a vida e para a minha família. Será um espaço para aulas, cursos, uma cozinha afinal”.

*Ingredientes

5 kg de carne (peito e paleta)
300 g de toucinho defumado
3 cebolas grandes picadas
1 cabeça grande de alho moído
1 folha de louro
1 colher rasa de cominho
Sal a gosto
Pimenta-vermelha e do reino a gosto.

*Preparo

O Barreado tradicional é feito em panela de barro e fica cozinhando por mais de um dia, com a tampa fechada com uma goma feita da mistura de farinha de mandioca, farinha de trigo e água morna. Misture todos os ingredientes até dar liga. O mesmo pode ser feito em panela de pressão.
Corte grosseiramente as cebolas em cubos, preparando de igual forma o alho e o toucinho. Com um fio de óleo, deixe as cebolas cozinharem lentamente até começarem a se tornar transparentes. Nesse momento, adicione o alho e então o toucinho picado. Por fim, adicione a carne e cubra-a inteiramente de água. Tempere com as ervas e pouco sal e pimenta, apenas corrigindo no final, se necessário. Os pedaços de carne deverão se desmanchar, caso necessário use um soquete. Para acompanhar, corte bananas em cubo e use farinha de mandioca, que pode ser feita como farofa.
(Receita fornecida na revista da Copa Gastronômica)

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!