Você está em:
Comemore o Dia do Umami com receita de Cestinha de Parmesão

Comemore o Dia do Umami com receita de Cestinha de Parmesão

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

No Brasil existe o Comitê Umami Brasil. Pra quem não conhece, o Umami é considerado o quinto gosto identificado pelo paladar humano, além do salgado, doce, amargo e azedo. Hoje, dia 25 de julho, é a data oficial da descoberta do Umami, em 1908 por Kikunae Ikeda, químico japonês.

O quinto gosto é encontrado naturalmente em alimentos como queijo parmesão, tomate, carnes, vegetais e cogumelos. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Prove um pedaço de parmesão e faça o teste!!!

Para comemorar a data, o pessoal do Comitê do Umami no Brasil criou esta receita de cestinha de parmesão! O legal é aprender a fazer a cestinha, e dentro dela, abuse da sua criatividade no recheio!!

Comemore o Dia do Umami com receita de Cestinha de Parmesão 1
Cestinha de Parmesão
Comitê Umami do Brasil

Cestinha de Parmesão (6 porções)

Ingredientes

3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (250g)
meia xícara (chá) de maionese
meia xícara (chá) de leite
meio dente de alho espremido
1 xícara (chá) de muçarela ralada
6 folhas de alface americana rasgadas
6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais
1 cenoura pequena ralada

Preparo

Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) do queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo. Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
Prepare o molho: no processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo.
Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!