Você está em:
Conhecimento adquirido na taça: Harmonização Portugal no EAT em São Paulo

Conhecimento adquirido na taça: Harmonização Portugal no EAT em São Paulo

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Em parceria com a World Wine a L’école é o programa de cursos e degustações de vinhos no Eat Empório Restaurante na Vila Olímpia.

No último dia 23 de outubro recebi o convite e participei do curso Harmonização: Portugal no EAT. A intenção da aula era de passar conhecimentos e conceitos básicos de combinação entre diversos estilos de vinho e comida. E que delícia aprender tomando excelentes vinhos, não é mesmo?  A aula foi bem objetiva e didática sobre o conceito de harmonização entre vinho e menu, abordando diferentes variedades e combinações no olfato e paladar.

Esse evento integrou o programa de cursos e degustações da L´École, uma “escola” de vinho da World Wine. A L’École promove uma experiência na prática, com uma abordagem objetiva e moderna do mundo dos vinhos. Ministrados por uma equipe de sommeliers, os cursos abordam temas que vão do básico a um assunto mais específico como a degustação de vinhos de uma determinada região ou até de diferentes métodos de produção. Mas sempre sob a ótica que o conhecimento tem que ser adquirido degustando. André Zangerolamo foi quem deu essa aula e, diga-se de passagem, uma aula bem descontraída e gostosa, em nenhum momento Zangerolamo deixou a aula cair no tédio. Parabéns pra ele e para Rafael Sena Cardoso Evangelisti, embaixador e amigo da região do Dão pela Udac (União das adegas do Dão).

lecole-curso-harmonizacao-portugal-senhora-mesa
Rafael Sena Cardoso Evangelisti e André Zangerolamo. Foto Carol Duarte para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

O bacana dessas aulas é que todos podem palpitar e é engraçado como cada um tem sua opinião subjetiva sobre cada harmonização.

creme-de-aspargos-eat-lecole-senhora-mesa
Creme de aspargos harmonizado com Rufo Branco DOC 2013. Foto Carol Duarte para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

De entrada para esse curso André optou por Creme de aspargos com telha de cará harmonizado com Rufo Branco DOC 2013. Excelente escolha, pois o vinho era ácido e como Zangerolamo contou, vinhos ácidos caem bem com cremes e nesse caso o aspargo neutralizou a acidez do branco. Esse vinho é delicioso e como o próprio lema desse branco diz: “Que rufem os tambores”.

bacalhau-eat-lecole-senhora-mesa
Bacalhau à portuguesa harmonizado com Rocim Nranco 2011. Foto Carol Duarte para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Seguimos para o primeiro prato, Bacalhau à portuguesa. É lógico que não poderia faltar o bacalhau, afinal essa aula era de Portugal! O peixe foi harmonizado com Rocim Branco 2011, vinho frutado, untuoso e mineral. Este blend revela notas de peras, maças e toques defumados.

cordeiro-eat-lecole-senhora-mesa
Cordeiro com batatas ao murro no azeite de alecrim harmonizado com Quinta do Alveque Tradicional 2010 e Quinta da Falorca 2008. Foto Carol Duarte para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Cordeiro com batatas ao murro no azeite de alecrim veio como o segundo prato. André harmonizou essa carne rústica e tenra com dois tintos: Quinta do Alqueve Tradicional 2010 & Quinta da Falorca 2008. Quinta do Alqueve é um vinho elegante, fresco e agradável. Já o Quinta da Falorca é um tinto robusto elaborado por uma das mais famosas vinícolas do Dão. Rafael Evangelisti disse que esse também vai muito bem com bacalhau. Esse tinto era tão incrível que no final da aula não resisti e dei uma passadinha no Empório para comprar um e levar pra casa.

rabanada-eat-lecole-senhora-mesa
Rabanada com sorvete de baunilha harmonizado com Porto Krohn Colheita 2000.

E por último para fechar muito bem a noite a deliciosa sobremesa: Rabanadas com sorvete de baunilha harmonizado com Porto Krohn Colheita 2000.

Confira aqui a programação para o mês de novembro. Garanto que você vai adorar participar de uma dessas aulas.

eat-emporio-restaurante-senhora-mesa
EAT Empório Restaurante.

EAT Empório Restaurante

Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1191 – Vila Olímpia, São Paulo

Telefone: (11) 56435353

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!