Você está em:

Crème Brûlée

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Crème Brûlée é uma das minhas sobremesas preferidas. Eu sou facinada por sobremesas simples, mas que carregam muito sabor e todo o carinho de um doce comfort food. Tenho que confessar que eu não fiquei emocionada com os doces perfeitamente elaborados da Fauchon em visita a Paris no ano passado. Provei muitas sobremesas e nenhuma me tocou no coração. Uma contradição, já que o crème brûlée é uma criação da clássica cozinha francesa. A mesma emoção que me transmite, por exemplo, uma bela tarte tatin.

A receita clássica de crème brûlée leva poucos ingredientes, mas é necessário ter todo um cuidado em seu preparo. Até acertar eu fiz a receita exatamente 8 vezes. As anteriores ficaram incomíveis. Não ganhava uma consistência legal, ou era doce demais, ou doce de menos. Em um dos testes ficou mais com cara de pudim. O resultado você confere na receita abaixo, adaptada para menos porções do livro Enciclopédia da Gastronomia Francesa.

*Dica 1 – use a porcelana específica para o crème brûlée

*Dica 2 – usei o forno de casa, de tamanho padrão, a 180 graus e deu super certo. Eu ficava preocupada pois as receitas sempre diziam usar forno a 150, e das muitas vezes que errei eu colocava uma colher de pau para deixar o forno entreaberto. Não precisa, a 180 dá super certo.

Ingredientes
4 porções

5 gemas
120 g de açúcar refinado (9 colheres cheias)
500 ml de creme de leite fresco
fava de 1 baunilha
açúcar para cobrir

Preparo: antes de tudo separe todos os ingredientes. Não deixe para quebrar o ovo e separar as gemas quando colocar o creme de leite no fogo. Passe as gemas por uma peneira. Em seguida, bata as gemas com o açúcar até se tornar um creme esbranquiçado, isso vai levar em torno de 5 minutos apenas e não tem necessidade de batedeira. Basta um fuet. Enquanto estiver batendo as gemas com o açúcar, coloque o creme de leite com a fava da baunilha no fogo baixo. Não pode ferver, apenas quebrar a temperatura do creme de leite fresco. Faça o teste, você tem que colocar o dedo e sentir apenas que está morno.
Na seqüência, misture o creme de leite morno com o creme de ovos e açúcar batendo rapidamente com o fuet para não correr o risco do ovo talhar. Leve ao forno a 180 graus por cerca de 1 hora e 20. Deve estar firme. Deixe na geladeira por no mínimo uma hora e o ideal é de um dia para o outro. Antes de servir, cubra com açúcar (usei o refinado branco) e queime com o maçarico. Se não tiver o maçarico, deixe uma colher esquentar na chama do fogão e passe pelo açúcar, funciona também.

Foto Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados para Senhora Mesa.
Foto Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados para Senhora Mesa.
Foto Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados para Senhora Mesa.
Foto Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados para Senhora Mesa.

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!