Você está em:
Cuscuz e Cucagna, Aprenda a Preparar Pratos da Cultura de Piracicaba

Cuscuz e Cucagna, Aprenda a Preparar Pratos da Cultura de Piracicaba

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Cuscuz e Cucagna, Aprenda a receita

Milho e peixe formam a base para pratos típicos de Piracicaba e não podia ser diferente. Graças às influências de índios e imigrantes, a gastronomia caipiracicabana é rica, baseada no que ela sempre teve de melhor e abundante: milho, peixe e cana-de-acúcar. Ah, a pamonha de Piracicaba. Ah, o pintado na brasa. E para beber, a cachaça dos alambiques dessa terra caipira. Outra iguaria piracicabana de tradição! A cidade completa 247 anos em 1° de agosto e continua com um jeito todo especial de ser, da cultura à alimentação.

Confira a reportagem completa sobre a Gastronomia de Piracicaba.
Cuscuz de Peixe (foto acima)
Remador Restaurante

Ingredientes: 200 g ervilha, 200 g milho, 1/2 xícara de azeitona verde picada, 3 ovos  cozidos picados, 1 ovo cozido para decorar, 1/2 xícara de palmito picado, 4 colheres de sopa de molho de tomate, 2 xícaras de peixe sem espinho desfiado, 3 a 4 xícaras de farinha de milho, o suficiente para dar o ponto, sal a gosto, 3 dentes de alho amassados, 1 colher de sopa de óleo.
Preparo: em uma panela aqueça o óleo e doure bem o alho. Coloque o molho de tomate e acrescente a ervilha, milho, ovo, azeitona, palmito e peixe. Misture bem. Acrescente aos poucos a farinha de milho até dar o ponto. Coloque em uma forma untada com óleo o ovo cortado ao meio, um de cada lado da forma. Preencha a forma com a mistura e leve para gelar. Desenforme e sirva.

Cucagna
  Chef Lilian Droghetti    Ingredientes: 1/2 kg linguiça pura, 1 calabresa, 100 g de bacon, 100 g de mortadela em cubos, 200 g de queijo meia cura, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, 5 ovos, pimenta-do-reino a gosto, cheiro verde a gosto. Preparo: Frite bem a linguiça sem a tripa. Pique em cubos pequenos o bacon, calabresa e a mortadela e frite junto com a linguiça. Retire o excesso de gordura e reserve. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite, acrescente os tomates e as carnes reservadas. Vai ficar um molho encorpado. Acrescente o queijo picado em cubos, os ovos batidos e deixe cozinhar bem em fogo baixo para não talhar. Corrija o sal se necessário, tempere com pimenta-do-reino, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picado. Sirva com polenta.
Cucagna
Chef Lilian Droghetti
Ingredientes: 1/2 kg linguiça pura, 1 calabresa, 100 g de bacon, 100 g de mortadela em cubos, 200 g de queijo meia cura, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, 5 ovos, pimenta-do-reino a gosto, cheiro verde a gosto.
Preparo: Frite bem a linguiça sem a tripa. Pique em cubos pequenos o bacon, calabresa e a mortadela e frite junto com a linguiça. Retire o excesso de gordura e reserve. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite, acrescente os tomates e as carnes reservadas. Vai ficar um molho encorpado. Acrescente o queijo picado em cubos, os ovos batidos e deixe cozinhar bem em fogo baixo para não talhar. Corrija o sal se necessário, tempere com pimenta-do-reino, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picado. Sirva com polenta.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!