Você está em:
Receitas para celebrar o Dia da Mulher à francesa

Receitas para celebrar o Dia da Mulher à francesa

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Renato Carioni cria receitas com toques franceses para celebrar a data

Que mulher nunca quis ter o charme, o estilo de vida e a elegância das mulheres francesas? Ou mesmo sonhou em morar em Paris? As atrizes Brigitte Bardot, Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg e a famosa modelo, designer e escritora Inès de la Fressange (autora do livro “A Parisiense”) são apenas alguns exemplos da beleza e personalidade única de francesas que mexem com o imaginário de homens e mulheres no mundo todo.

O best seller “Como ser uma Parisiense em qualquer lugar do mundo” – escrito pelas quatro parisienses Caroline de Maigret, Anne Berest, Sophie Mas e Audrey Diwan – mostra de forma divertida que todo esse encanto “made in France” pode até ser muito bem planejado pelas francesas. O resultado, porém, deverá ser sempre natural e despojado, como se elas já acordassem a “la Brigitte”. E na cozinha não é diferente, como mostra o livro. “Na hora de organizar um jantar em casa, a ideia é aparentar que tudo foi improvisado e sem esforço”.

Inspirado pelo fascínio que as francesas exercem sobre outras mulheres, o renomado chef Renato Carioni criou receitas com toques franceses para que todas as brasileiras façam como no livro e preparem um belo jantar “à francesa” para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Para o dia da comemoração, a grande dica é convidar as amigas para saborearem os pratos acompanhados de uma bela taça de champagne, já que toda parisiense que se preza sabe o valor de momentos como esse. Veja a seguir receitas para celebrar o dia da mulher:

Salada de camembert e caqui com vinagrete de mel

Esta salada apresenta a mistura de ingredientes bem brasileiros, como o caqui, com outros bem franceses, como o Camembert, e destaca a perfeita combinação entre o sabor agridoce da fruta com o paladar intenso do queijo.

Ingredientes:

500 g de queijo Camembert

2 caquis maduros

4 punhados bem cheios de mix de brotos de folhas verdes (ou mix de folhas verdes)

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de vinagre branco (de preferência, de maçã)

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo: Corte os caquis ao meio e retire os caroços. Corte as metades em gomos. Use meio caqui por pessoa.  Fatie o queijo em triângulos grandes e iguais. Lave o mix de brotos de folhas verdes (ou o mix de folhas verdes). O ideal é lavá-lo em água corrente fria e, em seguida, secá-lo. Em um prato, disponha o mix de brotos de folhas verdes em três montinhos. À frente de cada um, coloque um triângulo de Camembert e um gomo de caqui. Para o vinagrete, misture todos os ingredientes restantes. Regue a salada com a vinagrete e sirva em seguida. Essa receita serve até 4 pessoas.

Crêpe de bleu dáuvergne, macadâmia e damasco

O sabor marcante e levemente picante do queijo azul – Bleu d’Auvergne – combina perfeitamente com nozes – em especial, nesta receita, com as macadâmias. E aqui, o segredo do sucesso são os damascos, que enriquecem ainda mais a combinação.

Ingredientes para a massa:

1 ovo

250 ml de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

50 g de manteiga derretida

1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

200 g de queijo Bleu d’Auvergne

100 g de macadâmias torradas

50 g de damascos

50 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo: Em um saladeiro grande, misture todos os ingredientes com o auxílio de um fouet até obter um líquido homogêneo. Leve à geladeira e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio: em uma tigela grande, amasse o Bleu d’Auvergne com um garfo e misture os demais ingredientes. Depois do tempo do descanso da massa e com o recheio já preparado, aqueça uma frigideira antiaderente de fundo grosso e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga. Mexa bem a massa. Com uma mão, levante a frigideira e com a outra, coloque a massa com uma concha média (que também serve de medida). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo. Leve-a fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, vire a massa com auxílio de uma espátula para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira e repita o procedimento, até a massa acabar.

Para a montagem: Preaqueça o forno a 160°C. Coloque cerca de 2 colheres (sopa) de recheio na ponta da última panqueca da pilha. Enrole pressionando para que o recheio fique firme. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca. Leve ao forno por cerca de 3 minutos ou até dourar. Sirva com pedaços de queijo, macadâmias e pedaços de damasco sobre as crepes. Regue com um fio de azeite de oliva. Serve 4 pessoas.

Desde o ano passado, o CNIEL realiza a campanha “Queijos Saborosos, Momentos Prazerosos” a fim de intensificar e impulsionar o consumo de queijos da França nos hábitos alimentares dos brasileiros. O site oficial, a página Facebook e o Instagram reúnem todas as informações e as atualidades da campanha.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!