Você está em:
Receitas para celebrar o Dia da Mulher à francesa

Receitas para celebrar o Dia da Mulher à francesa

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Renato Carioni cria receitas com toques franceses para celebrar a data

Que mulher nunca quis ter o charme, o estilo de vida e a elegância das mulheres francesas? Ou mesmo sonhou em morar em Paris? As atrizes Brigitte Bardot, Marion Cotillard e Charlotte Gainsbourg e a famosa modelo, designer e escritora Inès de la Fressange (autora do livro “A Parisiense”) são apenas alguns exemplos da beleza e personalidade única de francesas que mexem com o imaginário de homens e mulheres no mundo todo.

O best seller “Como ser uma Parisiense em qualquer lugar do mundo” – escrito pelas quatro parisienses Caroline de Maigret, Anne Berest, Sophie Mas e Audrey Diwan – mostra de forma divertida que todo esse encanto “made in France” pode até ser muito bem planejado pelas francesas. O resultado, porém, deverá ser sempre natural e despojado, como se elas já acordassem a “la Brigitte”. E na cozinha não é diferente, como mostra o livro. “Na hora de organizar um jantar em casa, a ideia é aparentar que tudo foi improvisado e sem esforço”.

Inspirado pelo fascínio que as francesas exercem sobre outras mulheres, o renomado chef Renato Carioni criou receitas com toques franceses para que todas as brasileiras façam como no livro e preparem um belo jantar “à francesa” para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Para o dia da comemoração, a grande dica é convidar as amigas para saborearem os pratos acompanhados de uma bela taça de champagne, já que toda parisiense que se preza sabe o valor de momentos como esse. Veja a seguir receitas para celebrar o dia da mulher:

Salada de camembert e caqui com vinagrete de mel

Esta salada apresenta a mistura de ingredientes bem brasileiros, como o caqui, com outros bem franceses, como o Camembert, e destaca a perfeita combinação entre o sabor agridoce da fruta com o paladar intenso do queijo.

Ingredientes:

500 g de queijo Camembert

2 caquis maduros

4 punhados bem cheios de mix de brotos de folhas verdes (ou mix de folhas verdes)

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de vinagre branco (de preferência, de maçã)

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo: Corte os caquis ao meio e retire os caroços. Corte as metades em gomos. Use meio caqui por pessoa.  Fatie o queijo em triângulos grandes e iguais. Lave o mix de brotos de folhas verdes (ou o mix de folhas verdes). O ideal é lavá-lo em água corrente fria e, em seguida, secá-lo. Em um prato, disponha o mix de brotos de folhas verdes em três montinhos. À frente de cada um, coloque um triângulo de Camembert e um gomo de caqui. Para o vinagrete, misture todos os ingredientes restantes. Regue a salada com a vinagrete e sirva em seguida. Essa receita serve até 4 pessoas.

Crêpe de bleu dáuvergne, macadâmia e damasco

O sabor marcante e levemente picante do queijo azul – Bleu d’Auvergne – combina perfeitamente com nozes – em especial, nesta receita, com as macadâmias. E aqui, o segredo do sucesso são os damascos, que enriquecem ainda mais a combinação.

Ingredientes para a massa:

1 ovo

250 ml de leite

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

50 g de manteiga derretida

1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

200 g de queijo Bleu d’Auvergne

100 g de macadâmias torradas

50 g de damascos

50 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo: Em um saladeiro grande, misture todos os ingredientes com o auxílio de um fouet até obter um líquido homogêneo. Leve à geladeira e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio: em uma tigela grande, amasse o Bleu d’Auvergne com um garfo e misture os demais ingredientes. Depois do tempo do descanso da massa e com o recheio já preparado, aqueça uma frigideira antiaderente de fundo grosso e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga. Mexa bem a massa. Com uma mão, levante a frigideira e com a outra, coloque a massa com uma concha média (que também serve de medida). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo. Leve-a fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, vire a massa com auxílio de uma espátula para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira e repita o procedimento, até a massa acabar.

Para a montagem: Preaqueça o forno a 160°C. Coloque cerca de 2 colheres (sopa) de recheio na ponta da última panqueca da pilha. Enrole pressionando para que o recheio fique firme. Transfira para um refratário grande e repita o procedimento com os outros discos de panqueca. Leve ao forno por cerca de 3 minutos ou até dourar. Sirva com pedaços de queijo, macadâmias e pedaços de damasco sobre as crepes. Regue com um fio de azeite de oliva. Serve 4 pessoas.

Desde o ano passado, o CNIEL realiza a campanha “Queijos Saborosos, Momentos Prazerosos” a fim de intensificar e impulsionar o consumo de queijos da França nos hábitos alimentares dos brasileiros. O site oficial, a página Facebook e o Instagram reúnem todas as informações e as atualidades da campanha.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!