Você está em:
ESALQ Piracicaba dá início ao projeto Um Dia Sem Carne

ESALQ Piracicaba dá início ao projeto Um Dia Sem Carne

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Esalq adota “Segunda sem Carne”

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) deu início na última quarta-feira, 29 de abril, ao projeto “Um Dia Sem Carne”, no Restaurante Universitário (Rucas). A realização é do Serviço de Alimentação da Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz”, em conjunto com o Programa USP Recicla, Centro Acadêmico e com o apoio da HSI (Humane Society International). O projeto teve início em 2014, com a discussão e reflexão sobre o excesso do consumo e desperdício de carne no restaurante.

A iniciativa é baseada em uma campanha mundialmente conhecida como Segunda Sem Carne, praticada em 35 países como Estados Unidos e Reino Unido. No Brasil, foi lançada em 2009, na cidade de São Paulo, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). O objetivo é conscientizar as pessoas quanto ao consumo exagerado de carne e as convida há ficar um dia por semana sem ingerir este tipo de alimento.

Segundo a educadora do USP Recicla Ana Meira, a campanha baseia-se em uma iniciativa de conservação do meio ambiente. “Somente no almoço, a quantidade de carne ingerida por pessoa, no restaurante universitário, é de aproximadamente 200g, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de somente uma porção por dia, o que varia de 90 a 100g, dependendo do tipo de carne”, explica.

Com a adesão ao projeto, estima-se que a economia anual seja superior a 14 toneladas de carne, além da economia de água de 140.300.000 litros (utilizada para a produção de carne bovina, suína e frango). A educadora ainda ressalta que a implantação do projeto, na ESALQ, envolveu a comunidade para esclarecer as motivações da prática, que estão relacionadas à preocupação com o ambiente, saúde e vida.
As etapas foram: planejamento das atividades, elaboração e implantação de pesquisa com os usuários do restaurante sobre hábitos alimentares e adesão ao dia sem carne, formação para a equipe de servidores do restaurante, elaboração de materiais de comunicação sobre o tema e realização de intervenções educativas. “Ao todo, 602 pessoas participaram da pesquisa e responderam ao nosso questionário, sendo a grande maioria alunos de graduação e pós. A pesquisa atingiu, também, docentes e funcionários, e 72% da comunidade se colocou a favor da iniciativa do dia sem carne” – contou Ana Meira.

Entre as opções que serão servidas no restaurante, destacam-se escondidinho de brócolis, strogonoff de berinjela, strogonoff vegetariano, quibe de berinjela, ratattouille, tortas de legumes, entre outros. O dia sem carne não será fixo e em cada semana ocorrerá em dias alternados. “Mais importante do que a mudança de cardápio o que se pretende é estimular o cuidado com a saúde e com o meio ambiente, e que isso se reflita na sensibilização da comunidade, na mudança de atitude e na adoção de novos hábitos”, conclui Ana.

Muito bacana a iniciativa. Que tal aproveitar e começar em casa?

USP ESALQ
Av. Pádua Dias, 11 Caixa Postal 9 – Piracicaba – SP
Telefones: (19) 3429.4485/4109 e (19) 3447.8613

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!