Você está em:
Especial Torta Italiana de Amêndoas da Chef Tatiana Mortatti

Especial Torta Italiana de Amêndoas da Chef Tatiana Mortatti

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Para doces lembranças…reunimos um time de confeiteiras para preparar tortas que vão deixar os dias neste fim de ano ainda mais doces! Esta receita da Chef Tatiana Mortatti você confere exclusivamente aqui, no Blog Senhora Mesa!!

Chef Tatiana Mortatti. Foto Bolly Vieira/Especial Revista Senhora Mesa
Chef Tatiana Mortatti. Foto Bolly Vieira/Especial Revista Senhora Mesa

Essa receita, conta Tatiana, é originária de Lucca, Toscana, e foi tirada dos cadernos de receita da Família Pardini (Doceria Pardini, do lado da Catedral), tios da Tatiana. “Ela era feita todos os anos no Natal, há mais de 50 anos pela mamma Elisa Pardini, que faleceu há 4 anos. Depois disso, eu e minha tia Sandra Pardini, ficamos responsáveis por manter essa tradição no Natal da nossa família. Essa torta é esperada todo Natal…por toda a família…e todo mundo ama! …espero que gostem também, pois é uma receita muito especial e diferente e a apresentação fala por si.”

Além desta torta, Tatiana Mortatti aceita encomendas para o Natal através do telefone (19) 3036-2325 ou pelo email: tatimortatti@hotmail.com!

Torta Italiana de Amêndoas 

Chef Tatiana Mortatti

Ingredientes

1 pão de ló médio

Receita do pão de ló

8 ovos

2 xic de açucar

2 xic de trigo

150 ml de leite morno

1 colher de chá de fermento Royal

Preparo

Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve até formas picos bem firmes. Adicione as gemas, batendo por mais 5 minutos, após esse tempo coloque aos poucos o açúcar e bata por mais 5 minutos em média, até incorporar bem na massa. Desligue a batedeira e vá acrescentando o trigo bem devagar em movimentos leves, adicionando ar à massa. Coloque o leite morno, misturando bem delicadamente até que fique bem homogênea e por último acrescente o fermento.

Asse em forma bem untada com manteiga e trigo. Forno 180° graus por 40 minutos em média. A minha dica aqui para esta receita é peneirar o trigo e o açúcar e bater bem firme as claras em neve.

Creme de Chocolate

(usado para rechear e cobrir a torta)

-300 gr de manteiga sem sal

-300 gr de açucar peneirado

– 6 gemas sem a pele

-3 claras em neve

-100 gr de chocolate em pó 50% cacau

-1/2 xícara chá de leite

Preparo

Bata as gemas com metade do açúcar. A outra metade bata com a manteiga, bata bem até ficar um creme amarelo claro…quase branco, ambos os cremes. Dissolva o chocolate no leite em uma caneca em fogo médio até ferver. Reserve e deixe esfriar. Assim que estiver frio, adicione na clara em neve, com isso teremos 3 cremes. Misture um ao outro bem devagar, sempre debaixo para cima.

300 ml de vinho Izidro ( I.Madeira)

200 gr de amêndoas com casca

(Coloque as amêndoas em uma panela com agua fria, levantando fervura, desligue e deixe esfriar. Vá tirando a pele uma a uma, é fácil, parece difícil, mas é super fácil, depois com uma faca corte-as ao meio, pegue uma frigideira, coloque uma colher de chá de manteiga e torre-as até ficarem douradas.

Deixe esfriar e vá colocando por toda a torta.

Montagem

Corte o pão de ló em 3 a 4 camadas.

Pegue a primeira massa, coloque já no prato que será servida a torta, regue a masssa com o vinho, a receita original é bem embebida de vinho, mas quem gosta de um sabor bem suave, coloque menos quantidade. O ideal é deixar a massa bem úmida.

Coloque uma camada do creme de chocolate, espalhe algumas amêndoas, coloque outra camada de massa, embeba com o vinho, coloque o creme, mais algumas amêndoas, e vá fazendo isso até a última camada de massa. Pegue o restante do creme de chocolate e cubra a torta, não se preocupe com irregularidades pois a amêndoa dá o toque final.

Vá espetando tanto em cima quanto nos lados as amêndoa, a parte redonda para cima, até que cubra uniformemente toda a torta. Leve a geladeira por 2 horas antes de servir.

Minha dica aqui é que faça um dia antes ,pois assim a massa já terá absorvido todo o vinho, e o sabor é bem melhor.

Foto Bolly Vieira/Revista Senhora Mesa
Foto Bolly Vieira/Revista Senhora Mesa

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!