No final de semana de 16 e 17 de abril mais de 100 atrações gastronômicas e culturais de diversos estados brasileiros estarão reunidas no Festival Fartura Gastronomia Porto Alegre. O evento é uma parceria entre Projeto Fartura Gastronomia, composto de uma expedição, cinco festivais e canais de comunicação – livros, filmes, site e mídias sociais – e Destemperados, uma multiplataforma de gastronomia composta por site, redes sociais, guias e a Casa Destemperados.
A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros.
Entre as diversas áreas do evento está o Espaço Chefs e Restaurantes, que receberá grandes nomes da gastronomia nacional: Onildo Rocha, do restaurante Roccia Cozinha Contemporânea, de João Pessoa, servirá o Mungunzá do sertão e mar; Agenor Maia, de Brasília, prepara a Bochecha de porco desfiada com farofa crocante e picles de cebola; Carlos Kristensen, do Hashi Art Cuisine, de Porto Alegre, servirá o seu Ragu de espinhaço de cordeiro com polenta mole e Jaime Solares, do descontraído Borracharia GastroBar, leva a cozinha de Belo Horizonte para o evento com a Dobradinha com pé de porco e grão de bico.
O público do Festival poderá experimentar quitutes de diversas regiões do País, como o Quibe do Sertão, do Favorito Cozinha Típica, de Teresina, o Cogumelo Gigante recheado com Javali do La Caceria, de Gramado e o Pão de queijo recheado com pernil de lata e copa lombo, do A Pão de Queijaria, de Belo Horizonte.
O Fartura Porto Alegre também contará com aulas e degustações de convidados de todo o País, como o mineiro Leonardo Paixão, do restaurante Glouton, eleito como um dos trending restaurants pelo 50 Best Latin America em 2015, que levará a cozinha mineira contemporânea para o evento e Denise Rohnelt, pesquisadora e cozinheira de Boa Vista, Roraima, que ensinará a receita e origem de dois pratos típicos de sua região: a Damurida, prato da culinária indígena, e a Paçoca de carne de sol.
Já no Espaço Interativo SENAC, uma parceria com a instituição de ensino, o público literalmente coloca a mão na massa: a programação de aulas conta com Lia Quinderé, chef pâtissier da Sucré, de Fortaleza, Ceará, Juarez Campos, do Oriundi, de Vitória, Espiríto Santo, e Rafael Miralha, do restaurante Urucum, de Imbituba, Santa Catarina.
Destemperados e Projeto Fartura Gastronomia
Para Diogo Carvalho, um dos fundadores dos Destemperados, essa edição do Festival Fartura em Porto Alegre será um divisor de águas para o mercado da gastronomia: “Muito mais do que um festival, é um grande encontro de pessoas engajadas em uma causa maior, que é a valorização de profissionais, produtos e produtores do nosso país. Temos muito orgulho de fazer parte dessa iniciativa que conhece melhor do que ninguém o potencial gastronômico nacional, por serem os únicos a catalogar em foto, vídeo e texto o terroir de absolutamente todos os estados brasileiros”.
De acordo com o diretor geral do Projeto Fartura Gastronomia, Rodrigo Ferraz, “a importância de ter Porto Alegre em uma proposta de evento como esse é de poder mostrar a relevância e a importância cultural e econômica de produtores e cozinheiros visitados pela Expedição Fartura Gastronomia”.
Atrações Culturais
Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 34 apresentações culturais, entre shows e artes cênicas, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Kula Quinteto, de jazz e música instrumental, Samuca do Acordeon, acordeonista do Rio Grande do Sul, e o músico e compositor Tonho Crocco.
As artes cênicas também estarão representadas com os grupos Teatro Mototóti, com o espetáculo O Vendedor de Palavras, que já foi assistido por mais de 80 mil espectadores por todo Brasil, Uruguai e Argentina; Teatro Palhaço Rabito, com o espetáculo La Perseguida, que circulou por todo o território nacional e levou o Prêmio Funarte Artes na Rua em 2011; e a Turma do Dionísio, com “O Mundo dos Brinquedos”, que conta a história de uma loja de brinquedos onde tudo pode acontecer.
Serviço:
FESTIVAL FARTURA GASTRONOMIA PORTO ALEGRE
Local: Estacionamento BarraShoppingSul Setor B
Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal – Porto Alegre/RS
Datas e horários:
16 e 17 de abril, sábado e domingo – das 13h às 23h
SOBRE OS ESPAÇOS
O Fartura Porto Alegre contará com 73 espaços gastronômicos dedicados à venda de comidas e bebidas, além de aulas e degustações.
Chefs e Restaurantes
O visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País, feitos especialmente para o evento. Dividirão o espaço chefs como Onildo Rocha (PB), Jaime Solaris (MG), Agenor Maia (DF), Carla Tellini (RS), entre outros.
Petiscos, Lanches e Doces
O visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como a comida piauiense, mineira e gaúcha.
Produtos e Produtores
Espaço dedicado à comercialização de produtos típicos de Minas Gerais, de Porto Alegre e diversas regiões do país.
Cozinha ao Vivo
Este ambiente permite ao público acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Ivo Faria.
Aulas Senac
No local, chefs e profissionais que trabalham com gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público.
Degustação Senac
Neste ambiente o público poderá conhecer os métodos de preparo e degustar pratos típicos de várias regiões do país.
Interativos
Espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais da área, como os chefs Lia Quinderé (Fortaleza, CE), Rafael Jacobi (Porto Alegre, RS) e Ariani Malouf (Cuiabá, MT).
Sobre o Projeto Fartura Gastronomia
O material que resulta da Expedição Fartura Gastronomia será apresentado ao público em eventos em quatro capitais do País (Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte) e no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Esse material também é distribuído em canais de comunicação como livros, filmes, programas de rádio e redes sociais. Dessa forma, o projeto busca valorizar a gastronomia brasileira e explorar o segmento em todos os seus aspectos: uma determinada região, seus produtores e produtos, que inspiram receitas preparadas por grandes chefs da culinária nacional.
Sobre a Expedição Fartura Gastronomia
Desde 2012, a Expedição já percorreu mais de 68 mil quilômetros pelos 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Em cinco anos de pesquisa mais de 170 cidades foram visitadas e aproximadamente 450 personagens da gastronomia brasileira foram entrevistados. Assim como nos outros anos a conclusão do trajeto dará origem a um livro e um documentário com relatos de todos os produtores visitados, além das receitas executadas pelos chefs que acompanharam as etapas utilizando os ingredientes de cada local.
Prêmios
Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.
Em 2014 o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo.
Já em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.