Você está em:

Leitoa

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

A leitoa é um dos meus pratos preferidos para a ceia de Natal. Gosto muito da carne, do sabor, da forma como ela absorve os temperos, da sua macies, da casquinha crocante. A leitoa sempre fez parte dos menus de Natal onde quer que eu estivesse. Falam tanto do peru, mas acho que a leitoa não falta também e tem mais a cara do Brasil.

O maior desafio na hora de fazer a leitoa é a finalização da sua pele. Todo mundo quer deixar ela pururuca. Não é difícil, existem alguns meios pra se fazer isso, veja a minha receita abaixo. Os ingredientes abaixo são para a paleta de uma leitoa de 1,5 kg em média. Para peças maiores, é só dobrar a quantidade de porções dos ingredientes.

Leitoa
Senhora Mesa

Ingredientes
1 paleta de leitoa de cerca de 1,5 kg
1 l de vinho branco seco (a acidez do vinho é muito importante e ajuda a reduzir a gordura)
3 dentes de alho amassados
3 colheres de café de sal
1 xícara de suco de laranja (esprema a laranja fresca ok, não é suco de caixinha, rs)
2 ramos de alecrim
1/2 maço de tomilho
1 colher de sopa de açúcar mascavo

Preparo
Deixe a leitoa marinando de um dia para outro ou pelo menos 3 horas antes.  Coloque a leitoa na mistura de vinho, alho amassado, sal, suco de laranja, alecrim, tomilho e açúcar. Leve ao forno baixo (se for no elétrico pode deixar no 150°), o importante é ela cozinhar bem devagar, mesmo, assim a gordura vai saindo, a carne fica macia. Isso leva cerca de 3 horas. Na primeira hora deixe coberto com papel alumínio. Depois retire e vá regando com o caldo da forma. Quando a pele estiver bem dourada, depois de 3 horas, desligue o forno.
Para dourar a pele, esquente óleo em uma caçarola e quando estiver fumegante, despeje com uma concha aos poucos sobre a pele. Ele vai pururucar. Muita gente não gosta de usar o maçarico por causa do cheiro de gás. Mas depois desse processo eu ainda finalizo de longe com a chama do maçarico.

Molho
O molho que eu mais gosto é que a minha sogra Elizabeth faz. Misture caldo limão, pimenta dedo-de-moça picada sem a semente e salsinha. Fica muito bom.

Montagem
Para servir, fatie limão siciliano e laranja, tostei na frigideira (sem nada) e decorei com ramos de ervas. A fatia de limão e laranja tostadas ficam uma delícia acompanhada da leitoa. Sirva com arroz branquinho.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!