Você está em:
Linguiceria em Campinas: resultado da junção de talentos de uma só família

Linguiceria em Campinas: resultado da junção de talentos de uma só família

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

A casa dos irmãos Siqueira entra na lista de bares a promoverem o St. Patrick’s Day hoje em Campinas

Reportagem Carol Duarte

Inaugurada há pouco menos de 1 ano, a Linguiceria caiu no gosto dos campineiros não apenas pelos pratos servidos no local, mas também pelo atendimento cordial e simpático. A casa dos irmãos e sócios Mário e José Siqueira fica localizada na Barão Geraldo de Rezende, no bairro Botafogo. Os sócios, que são especializados em consultoria e negócios decidiram investir nos talentos de Beto Amaral e Fernanda Dias (genro e filha).

Fernanda Dias nos contou que tem uma carreira de muitos anos como cantora na cidade e região e consequentemente, muitos contatos com o público noturno. “Recentemente me formei beer sommelier, Beto é chef de cozinha, já teve restaurantes de comida nordestina e trabalhou em importantes bares de Campinas” – disse Dias.

Curiosa, perguntei a Fernanda como surgiu a ideia de montar o bar. “A ideia da Linguiceria surgiu em uma viagem que Beto fez à Europa há dois anos. Na qual, em Barcelona, viu uma portinha que vendia somente linguiças e pensou que no Brasil não tinha isso. A partir desta ideia inicial, começamos uma pesquisa de linguiças artesanais produzidas aqui no Brasil, percebemos que matérias-primas interessantes não iriam faltar então começamos a pensar no que hoje é a Linguiceria, trabalhando também a ideia de difundir um pouco mais a cultura cervejeira, desenvolvendo uma carta de cervejas especiais brasileiras e importadas”.

Questionada sobre o cardápio, Fernanda me contou que foi Beto Amaral quem criou o menu da casa, de acordo com as variedades de linguiças que descobriram enquanto pesquisavam sobre essa iguaria.

Além do carro-chefe, são servidos também no bar porções tradicionais como o delicioso croquete que já conquistou o público. O croquete, segundo Fernanda, é de uma senhora chamada Celina que mora em São Paulo. Ela disse também que semanalmente vai até ela para buscar croquetes fresquinhos.

Para a criação do cardápio, o chef Beto Amaral se inspira conforme a matéria prima que está disponível, por exemplo, recentemente descobriu um fornecedor bom de joelho de porco e então criou um prato.

Fernanda me explicou que o carro chefe é sem dúvida as porções de linguiça, principalmente os combos. “Nós temos três tipos de degustação de linguiça, separados por produtor. Um bom exemplo disso é a degustação do Gijo, com as linguiças: toscaninha (linguiça 100% pernil suíno, sem pimenta), babalu (linguiça calabresa com figo, vinho branco seco, nozes e queijo parmesão faixa azul), e marguerita (linguiça calabresa com mozarela de búfala, tomate seco e manjericão)”.

Outro grande destaque é a Bruschetta do Chef: uma fatia de pão italiano torrado, queijo, tomate e manjericão, presunto parma e aliche, gratinada com parmesão. Pensando também nos vegetarianos a casa oferece algumas opções de pratos sem carne, como por exemplo, a Bruschetta vegetariana e o hambúrguer de soja com provolone, tomate seco e alface americana, acompanha uma servida porção de batata frita canoa.

E não para por aí! Além da carta de cervejas especiais e das tradicionais cervejas de boteco, a Linguiceria trabalha em parceria com a cachaça Mandaguahy, de Jaú. “Temos 4 rótulos diferentes (carvalho, castanheira, cabreúva e carvalho ouro) podendo ser degustados um a um, a escolha do cliente, ou na tábua de degustação mandaguahy, com os quatro tipos servidos em copos um pouco menores que os shots tradicionais, por um preço ainda mais convidativo” – disse Dias.

Para o almoço, a casa sai do tradicional prato executivo e oferece para seus clientes o que eles chamam de executivo light. Trata-se de um prato montado com salada (um farto mix de folhas, beterraba, cenoura, croutons), um grelhado (filé de frango, steak de alcatra, linguado, salmão, filé mignon ou hambúrguer vegetariano) e um molho (laranja, maracujá, curry, alcaparras ou gorgonzola). Caso o cliente queira eles ainda tem opção de guarnição por um preço adicional.

E para os apaixonados por cerveja, hoje dia 17, é um dia mais que especial na Linguiceria. Para comemorar o St Patrick’s, além da cerveja irlandesa Guinness, a casa tem mais de 50 rótulos em sua carta de cervejas e, no dia de São Patrício, vai dar até 50% de desconto em 10 cervejas que vão das refrescantes wit às mais encorpadas e alcoólicas, para agradar todos os gostos. “Pode ser que a promoção se estenda até o final de semana, será até acabar o estoque” – garante Fernanda Dias, gerente e beer sommelier da casa.

Para acompanhar a cerveja, o chef da casa preparou um trio de bruschettas São Patrício e para quem preferir também haverá a porção de calabresa flambada na cachaça com 30% de desconto.

Segundo os clientes da Linguiceria o que diferencia a casa de outros bares da cidade é o clima aconchegante, a qualidade das porções e o atendimento que fazem a diferença. “Para a gente, trata-se da realização de um sonho então trabalhamos, todos da família, com prazer e vontade de fazer o nosso melhor. A ideia é formarmos uma família cada vez maior. De sangue e de mesa. Talvez seja esse o nosso diferencial”. Finalizou Fernanda.

fachada-linguiceria-senhora-mesa
Linguiceria Campinas: sucesso em família!

Linguiceria

Rua Barão Geraldo de Rezende, 220, Botafogo – Campinas

Telefones: (19) 3324-9477 ou (19) 3324-9813

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!