Você está em:
Malbec – A uva Francesa que ganhou a Argentina

Malbec – A uva Francesa que ganhou a Argentina

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Chegamos hoje, sexta-feira, véspera de final de semana, falando sobre um tipo de uva muito interessante, a

Malbec - A uva Francesa que ganhou a Argentina 1
Mapa Região Vinícola de Mendoza.
Fonte: Folha On Line

Malbec. Muitos já devem ter ouvido falar dela e assim como eu, não tinham ideia de que essa uva é originária da França. Eu sempre associava Malbec à Argentina. E não é pra menos. Boa parte da produção hermana é dedicada a esta uva.

Malbec - A uva Francesa que ganhou a Argentina 2
No entanto, ela foi inicialmente cultivada na famosa região vinícola da França, Bordeaux. Mas trazida para a Argentina, teve uma adaptação fantástica, principalmente na região de Mendoza, da onde é o nosso vinho desta semana, o Alamos, Malbec 2011. Apesar da mesma uva ser cultivada tanto lá na França, quanto na Argentina, os resultados são completamente diferentes.
O Alamos Malbec 2011 foi considerado pelo advogado que abandonou a carreira, Robert Parker uma excelente compra para os consumidores em geral. A sua maturação é de nove meses em 50% de barricas de carvalho francês e 50% de barricas de carvalho americano. O ideal é que seja servido entre 16 e 18 graus e permaneça na adega por no máximo 5 anos.
De todos os tintos que já provamos durante o trajeto que percorremos até aqui, este é o primeiro que se destaca consideravelmente dos outros rótulos. É encorpado, com tanino mais pronunciado, mas que logo em seguida deixa um sabor na boca aveludado e saboroso. Ele te faz pensar em ser um vinho excelente para o inverno, para ser consumido com carne vermelha ou mesmo uma carne de cordeiro. Lembre de ameixas maduras antes de provar este vinho e com certeza conseguirá distinguir seus sabores.
Mendoza fica ao pé da Cordeilheira dos Andes e é responsável por 70% das vinícolas instaladas no país. Exportam cerca de 20% e acreditem, o restante vai todo para o consumo interno. A vinícola do Alamos Malbec fica mais precisamente em Tunuyán, nome do rio que passa na região. A altitude nesse ponto fica entre 640 e 750 metros.
Desde 1936, acontece em Mendoza, no primeiro final de semana de março, a Festa da Vindima, uma celebração dos mendocinos à vinicultura e que atrais milhares de turistas todos os anos. A festa já é uma das mais importantes do país. A programação começa na quinta-feira e só termina no domingo.

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!