Você está em:
Manjar de Coco com Calda de Ameixa

Manjar de Coco com Calda de Ameixa

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Manjar de Coco e minha Herança Portuguesa

O manjar de coco é uma sobremesa que eu gosto muito, e que faz parte da minha infância no interior de Goiás, em Jataí. Apesar de soar estranho, não é pra menos. Meus dois sobrenomes são portugueses, Miranda e Guimarães. Miranda no latim significa coisa digna de admiração, e tem a cidade Miranda do Douro lá em Portugal.

Já o meu sobrenome Guimarães foi adquirido após a formação da cidade de Guimarães, onde pessoas que moravam nesse local aderiram o sobrenome para serem identificadas como cidadãos desta cidade. Está nos meus planos uma relevante viagem pra Portugal.

E foi lá em Portugal também que surgiu o manjar de coco. Diz a história que em meados do século XVI, uma princesa portuguesa, d. Maria, levou de Lisboa a Nápoles a seguinte receita de manjar branco: “Tomareis o peito de uma galinha preta e pô-lo-eis a cozer sem sal, senão na água, e há-de ser não muito cozida, para que se possam tirar as fêveras inteiras. (…) E para este peito é mister um arretel de arroz (…) e uma camada de leite deitada no tacho, e sete onças de açúcar. E tomareis a galinha e darlhe-eis três machucadas num gral, e deitá-la-eis a farinha de arroz e (…) o sal com que se tempere, muito bem mexido. Então, pô-lo-eis no fogo e (…) a tempo batereis. Quando estiver cozido, deitar-lhe-eis o açúcar e, se não for muito doce, poder-lhe-eis lançar mais; e, como for cozido, tirai o tacho fora e enchei as escudelas e deitai-lhe açúcar pisado por cima”.

A receita faz parte dos quatro cadernos manuscritos que ela levou consigo por ocasião de seu casamento com Alexandre de Farnésio, terceiro duque de Parma, Piacenza e Guastella. De uma receita praticamente medieval, como a da princesa portuguesa, o manjar branco se transformou lentamente no manjar de coco com calda de ameixa nos dias de hoje.

A receita abaixo é da chef Gabriela Moura que fez a receita especialmente para a Revista Senhora Mesa.  Quando se trata de sobremesas, não tem jeito, gosto de medir tudo na balança, pois a confeitaria é uma ciência exata. Assim não tem erro.

Gente, me segue também lá Instagram @senhoramesa

Manjar de Coco

04-ingredientes-02100 g de ameixa seca
1 vidro de leite de coco
150 g de coco ralado
12 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de amido de milho
1 litro de leite

05-preparo-02

Coloque todos os ingredientes com 8 colheres de açúcar e exceto a ameixa, em uma panela. Mexa todos os ingredientes até engrossar. Coloque esse mingau em uma forma e deixe gelar. Em uma caçarola derreta o restante do açúcar, acrescente 1/2 xícara de água e deixe a ameixa hidratar nessa calda. Despeje essa calda sobre o manjar de coco.

*Foto Senhora Mesa por GW

LEIA TAMBÉM

BOLO DE COCO GELADO
COOKIE COM MUITAS GOTAS DE CHOCOLATE

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!