Você está em:
Mussacá! É Grego!!! Hum..

Mussacá! É Grego!!! Hum..

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Semana passada fui a uma banca de revistas. Adoro banca de revistas. Adoro revistas: Joyce Pascowitch, Elle, Vogue, Go´Where Gastronomia, Imprensa, Veja, Época..Me deparei com mais uma daquelas coleções de fascículo, “Cozinha do Mundo”, da Abril Coleções.
Me deparei especificamente com a edição que trazia os sabores da Grécia. Como esse tipo de comida me lembrou uma reunião gostosa e divertida resolvi comprar e testei ontem a receita de Mussacá, considerado o prato grego mais conhecido do mundo.
Antes da receita, o momento que me trouxe a ela. Em fevereiro deste ano fomos fazer uma viagem bem muleka pra Orlando. Curtir os parques e tal. Um casal de amigos nosso, A Cris e o Rica, com o filhinho deles, o Gui, estavam lá. Uns amores. Nos encontramos e um certo dia saímos pra jantar. Em uma Vila tinha alguns bares, um calminho, que já íamos entrando e de repente, ao lado, uma barulheira. Os maridos – óbvio – correram pra lá. Rsss…Quando fomos ver era um bar grego.
Todos jantavam calmamente. De repente, o som chamava a atenção, e os garçons subiam nas mesas dançavam, chamavam os clientes e arremessavam papéis pelo ar. O Bar era uma tremenda bagunça organizada. E a comida uma delícia. Comemos cordeiro, estava maravilhoso.
Infelizmente não lembro o nome do bar, mas pra quem vai lá, é na International Drive, em uma Vila antes da casa de cabeça pra baixo (se alguém achar me fale, rs).
Segue fotinhas.

Mussacá! É Grego!!! Hum.. 1
Companhia mara!!

Mussacá! É Grego!!! Hum.. 3
E tá aí, todo mundo na mesa.
Agora sim, segue a receita do Mussacá, mas vou dar umas dicas no final, ok?!
A receita foi tirada do livro que falei acima, que pode ser encontrado na loja da Abril .
* MUSSACÁ
– Azeite
– 200 g de berinjelas cortadas em rodelas de 1 cm de espessura
– 125 gramas de batatas cortadas em rodelas de 1 cm também
– 1 cebola média picadinha
– 1 dente de alho espremido
– 200 g de coxão mole moído
– 200 g de pernil moído
– 250 g de tomate sem pele e sem semente picadinhos
– 3 colheres de salsinha
– 2 colheres de orégano seco
– 1 folha de louro
– sal a gosto
– pimenta do reino moída a gosto
Prepare o mussacá – em uma frigideira esquente um pouco de azeite e doure as berinjelas. Nessa hora pra ajudar e não usar muito azeite (que eu acho que também faz mal em excesso) vai pingando um pouquinho de água. Eu percebi que a berinjela chupa o azeite rapidinho, então é melhor polvilhar água. Em seguida, vai grelhando, até ficarem molinhas, tira e coloque sobre o papel toalha. Em fogo médio frite as batatas no azeite, até ficar molinhas viu, não deixe endurecer, então fique atento ao ponto, vai tirando e testando. Faz isso com todas as batatas e também coloque no papel toalha.
Em seguida, doure a cebola e o alho em duas colheres de azeite, coloque as carnes misture tudo, cozinhe e frite. Como a carne moída de um macarrão. No final do cozimento, antes de fritas muito, coloque os tomates, salsinha, orégano, louro e sal. Deixe cozinhar até formar um molhinho consistente com o tomate. Não é igual molho de tomate, é mais seco, ok?!
Por fim, prepare o molho bechamel pra cobrir tudo. É o creme de lá creme, rsrs!
*MOLHO BECHAMEL
– 60 g de manteiga
– 80 g de farinha de trigo
– 500 ml de leite frio
– 2 colheres de parmesão ralado
– 1 ovo
– noz-moscada a gosto
——
Em uma panela derrete a manteiga e em seguida coloque a farinha de trigo, mecha bem com aquele batedor de arame pra não empelotar, mas se empelotar calma, até o fim da receita, mechendo bem, ele desempelota, experiência própria, rs. Aos poucos vai juntando o leite frio. Depois de tudo encorpado, misturado, coloque o queijo e desligue o fogo. Espere dar uma amornadinha e coloque o ovo sem parar de bater. Finalize com a noz-moscada, que faz hiper diferença no molho.

*MONTAGEM
Depois de tudo pronto faz o seguinte: pegue um refratário mais fundo e monte o Mussacá assim. No fundo da travessa coloque uma camada de batata e cubra com uma camada de refogado de carne, por cima coloque berinjela. E faça tudo de novo finallizando por último com a carne. Por último, coloque por cima da carne o molho bechamel e deixe no forno a 180 graus por 40 minutos, até dourar o molho de cima.
Pronto.
Mussacá! É Grego!!! Hum.. 5
Os ingredientes.

Mussacá! É Grego!!! Hum.. 7
Mussacá saindo do forno.

Mussacá! É Grego!!! Hum.. 9
Pronto para comer.


Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!