O Brasil é o maior produtor mundial de café e não é a toa que por aqui se encontra bons produtos. Bom corpo, amargor equilibrado e baixa acidez atestam a qualidades do Café Morro Grande, com fábrica pioneira em Piracicaba, com mais de 80 anos.  Os gourmets Morro Grande Tradicional e o Perfetto, o primeiro mais forte e o segundo um pouco mais suave possuem certificado gourmet pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), que criou um selo para os cafés realmente considerados superiores. A auditoria é feita constantemente validando a qualidade dos produtos. No ranking anual das melhores notas, o Café Morro Grande já figurou por dois anos consecutivos em primeiro lugar. Ah, confira uma receita exclusiva no final da matéria!

Café Gourmet Morro Grande
Foto Divulgação

Facilmente encontrados nos supermercados, a barista da empresa, Mariana da Glória dá uma dica na hora de consumir o café gourmet: “o café gourmet não precisa ser adoçado, pois o adoçante ou o açúcar interferem no seu sabor”, conta.  Cada produtos final do Café Morro Grande possui um blend diferenciado preparado com grãos vindos de fazendas de café do sul de Minas Gerais e também do estado do Espírito Santo, sendo mais de vinte fazendas fornecedoras. “Cada safra gera um grão diferente e por isso nosso degustador trabalha para desenvolver o sabor característico do nosso café”, disse a diretora de Marketing Lia Lima Gatti Hofling.

Cuidado com a torrefação dos grãos.
Foto Divulgação

Todos os meses chegam mais de cinco mil sacas ao barracão da empresa, o que gera mais de 200 toneladas de café torrado. “Cada 60 quilos de café cru rende 48 quilos de café torrado pronto”, explica Lia. Quando o café chega cada uma das sacas é furada para avaliação do grão que em seguida segue para a torrefação em dois fornos, um a lenha e um a gás. “Esse momento é muito importante e exige muito cuidado para controlar o tempo de calor. Até mesmo o diâmetro da lenha precisa ser controlado”, conta Lia.

Para as próximas semanas, o Café Morro Grande prepara mais uma vez uma edição especial luxo com grãos de uma safra vencedora no Estado. O café é embalado e vendido dentro de latas personalizadas. Mas fique atento, porque a edição é limitada e feita apenas uma vez por ano.

Receita Moka Gelado( pela barista Mariana da Glória)

Ingredientes:
120ml de leite gelado
Pedras de gelo
01 copinho de café expresso.
Calda de chocolate
Chantilly

Modo de preparo
Em uma taça transparente grande coloque a calda de chocolate, as pedras de gelo, o leite
e por cima o café expresso. Finalize com chantilly a gosto.