Você está em:

Quibe Assado

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Esta receita é antiga. Foi retirada do livro das domadoras, um livro de receitas produzido e editado em Jataí/GO, cidade onde eu nasci, com produção do Rotary de lá. Algumas receitas da minha avó, Ivanildes Carvalho, estão no livro.

Talvez a grande imigração de famílias árabes para o interior de Goiás tenha feito com que a comida típica deles fosse introduzida no dia-a-dia dos moradores. É comum encontrar o imigrantes em padarias, restaurantes e sempre conversando eu seu próprio dialeto. Assim como o cru, o quibe assado é muito comum por lá. O frito e o cru podem ser encontrados em qualquer parte do Brasil. Segundo a Wikipédia, o nome quibe deriva de Kubbeh, que em árabe significa bola.

Quibe Assado 1
Foto Patrícia Guimarães

É um prato popular no Líbano, Síria e Iraque, além do norte da África e Turquia. Apesar disso, não encontrei referências dos recheios nesses países. O mais comum eram ervas e carneiro. Acredito que o recheio de tomate, queijo e azeitona verde seja brasileiro. Como sempre damos um jeitinho, rs.

*Ingredientes:

Você vai precisar de 1 kg de carne moída de primeira. Eu faço sempre com patinho. 3 ovos inteiros, 2 colheres de chá de sal, 2 colheres de chá de manteiga, 1 colher de chá de pimenta do reino preta, 1/2 kg de trigo, 200 g de cebola ralada, 1/2 xícara de água, cebolinha e salsa à gosto. Pimenta verde de cheiro se gostar. (Ela é usada no preparo de praticamente todos os pratos de Jataí).
Para rechear o quibe você vai precisar de 1/2 kg de tomate em rodelas, 20 azeitonas verdes picadas e 300 g de queijo fresco (ou mussarela se preferir).

*Mão na massa:

Lave o trigo e deixe de molho com água cobrindo por duas horas. Depois disso, esprema o trigo muito bem e junte à carne. Acrescente o sal, cebolinha, salsa, pimenta do reino, cebola e amasse bem. Se você tiver um moedor de carne em casa, depois de acrescentar esses ingredientes passe novamente a carne pelo moedor. Coloque o restante dos ingredientes, ovos, manteiga e amasse bastante. Unte a forma (pode ser pirex de vidro) com manteiga.
Monte da seguinte maneira: coloque uma camada de quibe e vá cobrindo o fundo espalhando com os dedos, coloque o tomate em rodelas, a azeitona, em seguida o queijo e por último outra camada de quibe. Passe uma camada leve de manteiga por cima e borrife uma pequena quantidade de água.
Leve ao forno por cerca de uma hora a 180 g.
Dica: Mesmo se estiver com pressa não coloque em forno com temperatura alta, pois corre o risco de ficar seco. O melhor mesmo é ir assando lentamente.
Para acompanhar não precisa mais do que um arroz branco bem feitinho e limão.

Espero que gostem! Essa receita é muito caseira, daquelas de avó mesmo.

Beijoss!!

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!