Você está em:
Rota Tirolesa em Piracicaba une Cultura e Gastronomia

Rota Tirolesa em Piracicaba une Cultura e Gastronomia

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Rota Tirolesa em Piracicaba une Cultura e Gastronomia
Texto Cristiane Bonin

A cultura e tradição italianas podem ser revividas em passeio turístico promovido pela Rota Tirolesa, em Piracicaba (SP). A 200 km de São Paulo, os bairros de Santana e Santa Olímpia reservam um pedaço da Europa no interior paulista em um passeio agendado de duração de cinco horas.

Santana e Santa Olímpia têm a característica de uma pequena vila européia, com igreja central, praça aconchegante, flores e parreiras de uva cultivadas nas encostas. A Rota Tirolesa oferece a tradicional gastronomia preparada pelas mãos das nonas italianas, visitas e colheita à plantação de uvas, contexto histórico da colonização (museu e monumentos) e degustação do vinho e cachaça produzidos localmente.

Os visitantes são recepcionados na florida e aconchegante praça central, em estilo europeu, e, em seguida, todos embarcam no trenzinho para um passeio repleto de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes tiroleses – são cinco quilômetros de um agradável percurso.

A visão e a sombra dos grandes parreirais de uvas e o tradicional Alambique Stenico, com sua cachaça orgânica, são alguns dos destaques da Rota Tirolesa. A hora do almoço reserva pratos típicos tiroleses, com muita polenta e frango em molho.

Uva: produção local (crédito: divulgação)

O passeio continua com apresentação de grupos de danças folclóricas e todos são convidados à dança. O passeio chega ao fim com o típico café da tarde tirolês, no tradicional Café Tirol. A visita ainda reserva a religiosidade da Via Sacra, localizada ao lado da Igreja Imaculada Conceição, a estrutura, de 1945, é uma escadaria de 96 degraus e está dentre as poucas que ainda resistem ao tempo em todo o mundo.

A Rota Tirolesa tem perfil de passeio familiar e programas específicos para grupos da Terceira Idade, educacionais e empresariais.

Roteiro do passeio:
– Apresentação histórica dos bairros Santana e Santa Olímpia com visita aos monumentos acompanhada de guias locais;
– Passeio de trenzinho para conhecer os atrativos culturais e naturais e a história da Colônia Tirolesa de Piracicaba (tempo aproximado: 60 min);
– Ingresso de entrada e degustação da cachaça orgânica produzida pelo tradicional Alambique Stenico;
– Visita e degustação do vinho colonial produzido localmente;
– Almoço típico (polenta, frango ao molho, stragolapretti, arroz, saladas e sobremesa);
– Café Tirolês (café com porção de grostòi, o tradicional pastelzinho doce tirolês) servido no Café Tirol;
– Apresentação de danças folclóricas.

Início do passeio: 9h30
Término do passeio: 15h30 (aproximadamente)
Valores: R$ 70,00 (por pessoa); crianças de 3 a 10 anos pagam meia; crianças com até 3 anos não pagam.

Pontos para visitação:
– Alambique Stenico: Está na fazenda Negri, bairro Santa Olímpia, fabrica artesanalmente cachaça orgânica envelhecida em barris de carvalho.
– Café Tirol: Nos moldes dos cafés europeus, especialmente das capitais do Tirol histórico (Trento, Bolzano e Innsbruck), também em Santa Olímpia, possui decoração típica e venda de apfelstrudel (torta de maça), suco de uva, geléias, compotas e artesanato.
– Cooperativa de Vinho Trentino-Tirolês: No bairro Santana e integrado por 40 cooperados que cultivam 20 mil mudas, a visita é uma experiência da tradição da produção da bebida.
– La Stùa: Restaurante em Santa Olímpia serve panquecas, tábuas de frios e vinho trentino.
– Pizzaria Nonno Giotti: Com bela paisagem natural, o restaurante serve 30 sabores de pizzas, incluindo a receita típica da pizza de Cucàgna. A massa é receita passada entre gerações.

SERVIÇO
Para agendamento dos passeios, contatar Ivan Correr pelos telefones (19) 3422-0658 ou (19) 99185-8268 ou Rudinei Stenico, (19) 3425-0697 ou (19) 99103-0358. Na web, acesse www.rotatirolesa.com.br.

A Rota Tirolesa de Piracicaba (SP) está entre as sugestões da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) para o período de férias no contexto de passeios de longa duração. Para contatar a Setur, envie e-mail para setur@piracicaba.sp.gov.br.

O turista pode conseguir informações da administração municipal pelos seguintes canais: Setur pelo telefone (19) 3403-1270; Casarão do Turismo e Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Rua do Porto, 1.433, aberto de quarta-feira à sexta-feira das 13h às 17h30 e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h.

Piracicaba pode ser acessada pela rodovias Luiz de Queiroz (SP-304/São Paulo e Campinas), Fausto Santomauro (SP-127/São Carlos e Ribeirão Preto), rodovia Cornélio Pires (SP-373/Tietê) e do Açúcar-comendador Mario Dedini (SP-308/Sorocaba).

Festa da Polenta Alambique Stenico (crédito: divulgação)

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!