Você está em:
Sanduíche de Shimeji e a Agroecologia da Moushrooms

Sanduíche de Shimeji e a Agroecologia da Moushrooms

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

É incrível a variedade de cultivos que encontramos aqui no interior. Acredito que Piracicaba (Sp) e região são ainda mais ativas pelo fato de estar instalada na cidade a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). No início do ano passado contamos a história de produtores orgânicos em Piracicaba e a produção de cogumelos de Gustavo Franco de Mendonça me deixou muito feliz.

Ele é engenheiro agrônomo formado pela Esalq, paulistano radicado em Piracicaba e que depois de passar por diversas áreas da agronomia, como piscicultura, fruticultura, reflorestamento e licenciamento ambiental, se dedicou à produção de cogumelos, criando a Moushrooms. “Com um capital de giro de R$500 e uma picape velha”, conta. Hoje em dia Gustavo tem nove estufas de cultivo e vende o produto no varejo e diretamente para restaurantes. “Eu primo por fazer uma agricultura responsável, escolhendo bem os fornecedores e fazendo o combate às pragas de modo que não atinja diretamente os cogumelos”.

A produção dos cogumelos é orgânica certificada do sítio Cordeiro Imolado e podem ser comprados no Instituto Terra Mater, via Rede Guandu de Produção e Consumo Responsável, de Piracicaba (Sp). E o mais legal é que lá a bandeja de 200 g, padrão no varejo, é vendida a R$4, um valor bem menor do que o praticado nos supermercados. Eu adoro shimeji e shitake e acho que eles podem ser usados de diversas maneiras na gastronomia. Gustavo sugeriu uma receita de sanduíche de shimeji, que só de olhar da água na boca. O trabalho do Instituto e o canal para contato com o produtor você confere clicando aqui. A reportagem completa você confere na Edição Número 2 da Revista Senhora Mesa, com reportagem da jornalista Cristiane Bonin.

Sanduíche de Shimeji
Por Gustavo Mendonça

Ingredientes: pão integral, cebolinha francesa (cebolete), salsa crespa, fatias de muçarela, porção de shimeji, catupiry, azeite, sal, alho e limão para a fritada.

Preparo: Frite em azeite, alho e sal os cogumelos por cerca de dez minutos, ou até ficarem dourados (o aroma é idêntico ao de um hambúrguer). Quando o shimeji estiver pronto, lance o suco de limão e a cebolinha mais a salsa, chacoalhe a frigideira, cubra-o com a muçarela e abafe para derreter o queijo. Prepare o pão, colocando-o na torradeira e passando uma generosa camada de catupiry.

Foto Jorge Queiroz para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.
Foto Jorge Queiroz para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!