Você está em:
Sanduíche de Shimeji e a Agroecologia da Moushrooms

Sanduíche de Shimeji e a Agroecologia da Moushrooms

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

É incrível a variedade de cultivos que encontramos aqui no interior. Acredito que Piracicaba (Sp) e região são ainda mais ativas pelo fato de estar instalada na cidade a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). No início do ano passado contamos a história de produtores orgânicos em Piracicaba e a produção de cogumelos de Gustavo Franco de Mendonça me deixou muito feliz.

Ele é engenheiro agrônomo formado pela Esalq, paulistano radicado em Piracicaba e que depois de passar por diversas áreas da agronomia, como piscicultura, fruticultura, reflorestamento e licenciamento ambiental, se dedicou à produção de cogumelos, criando a Moushrooms. “Com um capital de giro de R$500 e uma picape velha”, conta. Hoje em dia Gustavo tem nove estufas de cultivo e vende o produto no varejo e diretamente para restaurantes. “Eu primo por fazer uma agricultura responsável, escolhendo bem os fornecedores e fazendo o combate às pragas de modo que não atinja diretamente os cogumelos”.

A produção dos cogumelos é orgânica certificada do sítio Cordeiro Imolado e podem ser comprados no Instituto Terra Mater, via Rede Guandu de Produção e Consumo Responsável, de Piracicaba (Sp). E o mais legal é que lá a bandeja de 200 g, padrão no varejo, é vendida a R$4, um valor bem menor do que o praticado nos supermercados. Eu adoro shimeji e shitake e acho que eles podem ser usados de diversas maneiras na gastronomia. Gustavo sugeriu uma receita de sanduíche de shimeji, que só de olhar da água na boca. O trabalho do Instituto e o canal para contato com o produtor você confere clicando aqui. A reportagem completa você confere na Edição Número 2 da Revista Senhora Mesa, com reportagem da jornalista Cristiane Bonin.

Sanduíche de Shimeji
Por Gustavo Mendonça

Ingredientes: pão integral, cebolinha francesa (cebolete), salsa crespa, fatias de muçarela, porção de shimeji, catupiry, azeite, sal, alho e limão para a fritada.

Preparo: Frite em azeite, alho e sal os cogumelos por cerca de dez minutos, ou até ficarem dourados (o aroma é idêntico ao de um hambúrguer). Quando o shimeji estiver pronto, lance o suco de limão e a cebolinha mais a salsa, chacoalhe a frigideira, cubra-o com a muçarela e abafe para derreter o queijo. Prepare o pão, colocando-o na torradeira e passando uma generosa camada de catupiry.

Foto Jorge Queiroz para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.
Foto Jorge Queiroz para Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!