Você está em:
Sopa de Cebola com Queijo Gratinado

Sopa de Cebola com Queijo Gratinado

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Sopa de Cebola

O frio chegou gostoso aqui no estado de São Paulo! E olha que está durando muito mais do que no ano passado, que foi muiiito quente!!! Eu aproveito esses dias para principalmente jantar caldos, sopas e cremes. Além de serem deliciosos, grande parte das receitas envolvem muito menos calorias do que uma refeição normal completa, daquelas que o frio também pede, mas, faço meditação pra passar a semana sem exagerar!! De sexta a domingo não conto calorias gente!

O que eu acho engraçado é como uma cebola pode se tornar tão gostosa sendo a estrela de uma sopa com poucos ingredientes a mais. Eu almocei ela com o queijo, mas jantei somente essa sopa de cebola e fica muito gostosa mesmo assim. Essa sopa de cebola é deliciosa, muito fácil de fazer e se você quiser deixar ela mais light, não precisa colocar o pão e gratinar com queijo em cima. E além de tudo é rápida. E por caramelizar a cebola com um pouco de açúcar fica muito gostosa mesmo gente, provem!!

Siga o instagram @senhoramesa e confira o nosso dia-a-dia

Sopa de Cebola
(2 porções)

Ingredientes
2 cebolas grandes
500 ml (1/2 L) de caldo de legumes
1 colher de sopa de açúcar (eu uso o orgânico ou demerara em casa)
1 dente de alho amassado
sal a gosto
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de fécula de batata diluída em 1/2 copo de água natural (pode ser amido de milho também)

Preparo – fatie a cebola. Eu uso um ralador que tem fatiador junto. Simples de tudo gente, encontra até no supermercado. Coloque na panela o azeite, e o alho. Não deixe o alho queimar e nem dourar, pra não amargar. Fique de olho. Coloque as cebolas, refogue por dois minutos e coloque o açúcar e refogue até elas ficarem mais transparentes. Esse processo vai dar uma caramelizada na cebola. Acrescente o caldo (já quente) de legumes e deixe cozinhar por 5 minutos. Bata essa sopa no liquidificador ou com um mixer (uso muiiito na minha cozinha) e volte para a panela. Coloque a fécula de batata (diluída em água antes) e deixe a sopa de cebola engrossar.

Para Gratinar
Queijo ralado. Eu usei o maasdam, mas você pode usar o parmesão, meia cura ralado, acho só que o branco não vai derreter legal. Eu usei pão australiano que eu já tinha em casa. Mas pode ser qualquer um. Até uma bela fatia de pão francês. Basta colocar o pão no centro do prato, colocar queijo em cima e gratinar no forno por alguns minutos, cerca de cinco.

Receita de sopa de cebola. Foto Senhora Mesa por Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados.
Receita de sopa de cebola. Foto Senhora Mesa por Patrícia Guimarães. Todos os direitos reservados.

 

LEIA TAMBÉM

SOPA CREMOSA DE COGUMELOS
SOPA DE ABÓBORA COM VIEIRAS
CREME DE LULA NA CERVEJA

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!