Sopa de Cebola
O frio chegou gostoso aqui no estado de São Paulo! E olha que está durando muito mais do que no ano passado, que foi muiiito quente!!! Eu aproveito esses dias para principalmente jantar caldos, sopas e cremes. Além de serem deliciosos, grande parte das receitas envolvem muito menos calorias do que uma refeição normal completa, daquelas que o frio também pede, mas, faço meditação pra passar a semana sem exagerar!! De sexta a domingo não conto calorias gente!
O que eu acho engraçado é como uma cebola pode se tornar tão gostosa sendo a estrela de uma sopa com poucos ingredientes a mais. Eu almocei ela com o queijo, mas jantei somente essa sopa de cebola e fica muito gostosa mesmo assim. Essa sopa de cebola é deliciosa, muito fácil de fazer e se você quiser deixar ela mais light, não precisa colocar o pão e gratinar com queijo em cima. E além de tudo é rápida. E por caramelizar a cebola com um pouco de açúcar fica muito gostosa mesmo gente, provem!!
Siga o instagram @senhoramesa e confira o nosso dia-a-dia
Sopa de Cebola
(2 porções)
Ingredientes
2 cebolas grandes
500 ml (1/2 L) de caldo de legumes
1 colher de sopa de açúcar (eu uso o orgânico ou demerara em casa)
1 dente de alho amassado
sal a gosto
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de fécula de batata diluída em 1/2 copo de água natural (pode ser amido de milho também)
Preparo – fatie a cebola. Eu uso um ralador que tem fatiador junto. Simples de tudo gente, encontra até no supermercado. Coloque na panela o azeite, e o alho. Não deixe o alho queimar e nem dourar, pra não amargar. Fique de olho. Coloque as cebolas, refogue por dois minutos e coloque o açúcar e refogue até elas ficarem mais transparentes. Esse processo vai dar uma caramelizada na cebola. Acrescente o caldo (já quente) de legumes e deixe cozinhar por 5 minutos. Bata essa sopa no liquidificador ou com um mixer (uso muiiito na minha cozinha) e volte para a panela. Coloque a fécula de batata (diluída em água antes) e deixe a sopa de cebola engrossar.
Para Gratinar
Queijo ralado. Eu usei o maasdam, mas você pode usar o parmesão, meia cura ralado, acho só que o branco não vai derreter legal. Eu usei pão australiano que eu já tinha em casa. Mas pode ser qualquer um. Até uma bela fatia de pão francês. Basta colocar o pão no centro do prato, colocar queijo em cima e gratinar no forno por alguns minutos, cerca de cinco.
LEIA TAMBÉM
SOPA CREMOSA DE COGUMELOS
SOPA DE ABÓBORA COM VIEIRAS
CREME DE LULA NA CERVEJA