Você está em:
3 Sopas para Aquecer neste Inverno

3 Sopas para Aquecer neste Inverno

Compartilhe
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
Email
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Nessa época fria, as sopas são uma das receitas mais executadas em casa. Além de aquecer, a maioria delas ajuda a manter o shape, rss!! Além de muito saborosas, essas receitas de hoje são nutritivas e saudáveis.

Todas as sopas são veganas, pois não usam ingredientes de origem animal. As criações são do livro de receitas Vegano? Por que não?, da blogueira americana Kristy Turner.

SOPA CREMOSA DE BRÓCOLIS E CHEDDAR
RENDE 4 A 5 PORÇÕES

Anos atrás, quando trabalhei em um restaurante francês, uma das minhas funções era fazer a sopa de queijo do dia. É óbvio que eu deveria usar as receitas do chef, mas, sinceramente, jamais gostei de nenhuma delas, especialmente a de brócolis e cheddar, que tinha mais gosto de gordura do que de queijo (e muito menos de brócolis). Eu sei que o chef não aprovaria esta versão vegana com grão-de-bico e levedura nutricional, mas se você adora uma sopa de brócolis cremosa e nutritiva, tenho certeza de que vai gostar da minha sugestão! E, se encontrar, não deixe de comprar um pretzel vegano para acompanhar.

04-ingredientes-02

1 maço de brócolis grande com os talos (mais ou menos 500 g)
azeite para borrifar
sal e pimenta-do-reino a gosto
1½ xícara (255 g) de grão-de-bico cozido
½ xícara (35 g) de levedura nutricional
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de missô branco
½ a 1 colher (chá) de fumaça líquida, a gosto
1 colher (chá) de alho em pó
½ colher (chá) de páprica defumada
¼ de colher (chá) de cúrcuma
2 xícaras (500 ml) de caldo de legumes
2 xícaras (500 ml) de água

05-preparo-02

Preaqueça o forno a 200 °C. Forre uma assadeira com papel-manteiga ou tapete de silicone. Separe os buquês do brócolis e corte os talos em fatias finas. Espalhe em uma assadeira. Borrife levemente com azeite e salpique com sal e pimenta-do-reino. Misture bem. Asse por 20 minutos, virando uma vez para garantir o cozimento por igual.

No liquidificador, junte o grão-de-bico, a levedura, o suco de limão, o extrato de tomate, o missô, a fumaça líquida, o alho em pó, a páprica, o cúrcuma e o caldo de legumes e bata para homogeneizar.  Acrescente os brócolis cozidos e pulse para misturar a maior parte (deixe alguns pedaços de brócolis).

Transfira essa mistura para uma panela grande e acrescente a água. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por volta de 2 minutos. Tampe e cozinhe por mais 8 minutos, sempre mexendo. Retire do fogo e sirva quente. As sobras podem ficar na geladeira, em recipiente hermético, por 3 ou 4 dias.

SOPA CREOLE DE MILHO
RENDE 4 A 6 PORÇÕES

Todo mundo sabe que o jeito mais gostoso de saborear o milho é diretamente na espiga, de preferência grelhado e lambuzado em manteiga vegana. Outro jeito é a sopa de milho, se possível bem apimentada, estilo creole. Não precisamos daqueles cremes pesados para fazer isso acontecer. Uma combinação de castanha de caju, iogurte e leite vegetais e batatas compõe a sopa de milho mais cremosa que o Mississippi já viu. E, então, é só acrescentar um punhado de bolachinhas salgadas, assim como eu imagino que se faça no Sul, e está pronta.

Sopa-creole-de-milho

04-ingredientes-02

¾ de xícara (120 g) de castanhas de caju de molho em água por 1 hora, pelo menos. Descarte a água
3 xícaras (750 ml) de caldo de legumes
1 colher (chá) de azeite
½ cebola grande cortada em cubinhos
2 dentes de alho bem picados
4 batatas grandes picadas
1 pimentão vermelho picado em cubinhos
½ pimentão verde picado em cubinhos
1 colher (chá) de pimenta verde fresca picada
1 xícara (250 ml) de água
2 colheres (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (chá) de tomilho seco
½ colher (chá) de mostarda em pó
½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
4 xícaras (560 g) de milho em conserva escorrido ou fresco descongelado, separadas
1 xícara (250 ml) de leite vegetal sem açúcar
¾ de xícara (170 g) de iogurte vegetal de coco
1 colher (sopa) de suco de limão
½ colher (chá) de fumaça líquida
1 colher (chá) de sal
pimenta-do-reino a gosto
Guarnições
cebolinha picada
molho de pimenta
bolachinhas salgadas (se não houver restrição a glúten)

05-preparo-02

Junte as castanhas de caju e o caldo de legumes no liquidificador e bata para obter uma mistura lisa. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela grande, em fogo médio. Acrescente a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Junte a batata, os dois tipos de pimentão e a pimenta verde. Salteie por 3 ou 4 minutos, sem deixar grudar no fundo.

Junte a mistura de castanha de caju, a água, a páprica, o orégano, o tomilho, a mostarda em pó e a pimenta-de-caiena; deixe levantar fervura. Reduza o fogo e tampe ligeiramente a panela. Cozinhe por 20 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo.

Acrescente metade do milho, o leite vegetal, o iogurte, o suco de limão e a fumaça líquida. Use um mixer para bater a sopa e deixá-la quase lisa, mas ainda com alguns pedaços. Acrescente as 2 xícaras restantes de milho, o sal e a pimenta-do-reino e retire do fogo. Finalize com a cebolinha por cima, toques de molho de pimenta e as bolachas (se decidiu usá-las). Sirva quente. As sobras podem ficar na geladeira, em recipiente com tampa hermética, por 3 ou 4 dias.

SOPA DE ESPINAFRE E ALCACHOFRA
RENDE 6 PORÇÕES

Pois é: você está em uma festa, parado na frente da mesa de salgados e de repente enxerga aquela pasta de espinafre com alcachofra. Você não resiste: “Essa pasta é uma delícia!” O pão italiano terminou, você procura disfarçadamente pela mesa qualquer outra coisa para mergulhar na pasta. Experimenta um chip de tortilha, mas não é tão bom. Gostaria de poder comer de colher sem perder a dignidade. Pois saiba que há um jeito para tudo! Disfarçando a pasta em sopa, você pode pegar uma colher e dar conta de toda a sopeira sem perder o respeito por si mesmo. Vá em frente. Realize o seu sonho.

Sopa-de-espinafre-e-alcachofra

04-ingredientes-02
Creme
1½ xícara (265 g) de feijão-branco cozido
1 xícara (250 ml) de leite vegetal sem açúcar
¼ de xícara (20 g) de levedura nutricional
3 colheres (sopa) de suco de limão fresco
1 colher (sopa) de vinagre de umeboshi
2 colheres (chá) de missô branco
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
Sopa
1 colher (chá) de azeite
2 cebolas pérola picadas
1 ou 2 dentes de alho bem picados
2 xícaras (360 g) de corações de alcachofra em conserva escorridos ou frescos descongelados
2 colheres (chá) de manjericão seco
1 colher (chá) de orégano seco
3 xícaras (750 ml) de caldo de legumes
1 xícara (250 ml) de água
6 xícaras (180 g) bem cheias de folhas frescas de espinafre ou 1 pacote (285 g) de espinafre descongelado
sal e pimenta-do-reino a gosto
minipães italianos sem o miolo, usados para servir, opcional

05-preparo-02

Reúna os ingredientes do creme em um liquidificador potente ou no processador e bata para obter uma massa lisa. Reserve.

Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo médio durante 1 minuto. Acrescente a cebola e o alho e salteie até começar a soltar o aroma e a cebola ficar levemente transparente. Junte os corações de alcachofra, o manjericão e o orégano e refogue por 2 ou 3 minutos. Adicione o caldo e a água, misture bem e tampe. Quando levantar fervura, reduza o fogo e deixe semitampado. Cozinhe durante uns 10 minutos.

Quando estiver cozida e um pouco mais grossa, tire a sopa do fogo. Incorpore o espinafre e espere murchar. Use um mixer para bater a sopa e deixá-la com uma consistência grossa (mas não lisa). Junte o creme e não pare de mexer. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao fogo por 5 ou 10 minutos e sirva bem quente dentro dos pães preparados (se decidiu usá-los).

Servir a sopa com fatias de pão italiano é tão bom quanto servi-la dentro do pão. Para ficar ainda melhor, refogue 1 dente de alho bem picado em 1 colher (chá) de azeite. Jogue 1½ xícara de corações de alcachofra (em conserva escorridos ou frescos descongelados) cortados ao meio na frigideira e cozinhe por 3 ou 4 minutos de cada lado até ficarem levemente dourados. Espalhe os corações de alcachofra fritos sobre a sopa.

 

 

 

 

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa