Crème Brûlée é uma das minhas sobremesas preferidas. Eu sou facinada por sobremesas simples, mas que carregam muito sabor e todo o carinho de um doce comfort food. Tenho que confessar que eu não fiquei emocionada com os doces perfeitamente elaborados da Fauchon em visita a Paris no ano passado. Provei muitas sobremesas e nenhuma me tocou no coração. Uma contradição, já que o crème brûlée é uma criação da clássica cozinha francesa. A mesma emoção que me transmite, por exemplo, uma bela tarte tatin.
A receita clássica de crème brûlée leva poucos ingredientes, mas é necessário ter todo um cuidado em seu preparo. Até acertar eu fiz a receita exatamente 8 vezes. As anteriores ficaram incomíveis. Não ganhava uma consistência legal, ou era doce demais, ou doce de menos. Em um dos testes ficou mais com cara de pudim. O resultado você confere na receita abaixo, adaptada para menos porções do livro Enciclopédia da Gastronomia Francesa.
*Dica 1 – use a porcelana específica para o crème brûlée
*Dica 2 – usei o forno de casa, de tamanho padrão, a 180 graus e deu super certo. Eu ficava preocupada pois as receitas sempre diziam usar forno a 150, e das muitas vezes que errei eu colocava uma colher de pau para deixar o forno entreaberto. Não precisa, a 180 dá super certo.
Ingredientes
4 porções
5 gemas
120 g de açúcar refinado (9 colheres cheias)
500 ml de creme de leite fresco
fava de 1 baunilha
açúcar para cobrir
Preparo: antes de tudo separe todos os ingredientes. Não deixe para quebrar o ovo e separar as gemas quando colocar o creme de leite no fogo. Passe as gemas por uma peneira. Em seguida, bata as gemas com o açúcar até se tornar um creme esbranquiçado, isso vai levar em torno de 5 minutos apenas e não tem necessidade de batedeira. Basta um fuet. Enquanto estiver batendo as gemas com o açúcar, coloque o creme de leite com a fava da baunilha no fogo baixo. Não pode ferver, apenas quebrar a temperatura do creme de leite fresco. Faça o teste, você tem que colocar o dedo e sentir apenas que está morno.
Na seqüência, misture o creme de leite morno com o creme de ovos e açúcar batendo rapidamente com o fuet para não correr o risco do ovo talhar. Leve ao forno a 180 graus por cerca de 1 hora e 20. Deve estar firme. Deixe na geladeira por no mínimo uma hora e o ideal é de um dia para o outro. Antes de servir, cubra com açúcar (usei o refinado branco) e queime com o maçarico. Se não tiver o maçarico, deixe uma colher esquentar na chama do fogão e passe pelo açúcar, funciona também.