Hoje é comemorado o Dia da Cachaça e já que está bem quente aqui pelo estado de São Paulo e em praticamente todo o resto do país, a receita com a “branquinha” é do Chef Guilherme Abe, do restaurante Toque Brasileiro. Um molho para salada delicioso feito com cachaça. Eu adoro e sempre que vou lá trato de por logo duas colheres de sopa bem cheias por cima da minha seleção de folhas!! Além de tudo, é fácil de fazer e foge do comum!! O Restaurante Toque Brasileiro fica em Piracicaba (SP), na Avenida Independência, 3574 (19-3375-4426).
A cachaça foi descoberta pelos escravos que perceberam que a espuma das garapas (sumo de cana-de-açúcar) deixava os animais revigorados. A partir daí, passaram a consumir essa espuma para se sentirem alegres. Os senhores dos escravos tomaram conhecimento deste fato e aplicaram a este resíduo técnicas de destilação, dando origem a conhecida cachaça.
Em junho de 2009 o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) criou o Dia da Cachaça e escolheu o dia 13 de setembro como data oficial da celebração, pois, neste mesmo dia do ano de 1661 a Coroa Portuguesa legalizou a produção e comercialização da bebida. Apesar de os produtores e o instituto comemorarem a data, ela ainda é um projeto de lei, que tramita na Câmara dos Deputados,
*CACHAÇA ROCK IN RIO
Para comemorar o Dia da Cachaça e também o Rock in Rio, a cachaça Seleta, produzida artesanalmente na fazenda Engenho dos Rodrigues, criou uma cachaça especial para o festival. Sua graduação alcoólica é de 42%. Como o próprio nome diz, é feita a partir de canas rigorosamente selecionadas. Envelhecida em tonéis de umburana, planta conhecida por suas características curativas e digestivas, a Seleta tem um sabor potente que a torna perfeita como digestivo. A Seleta é produzida em Salinas – MG, conhecida como a capital mundial da bebida.
* CACHAÇA SARAMANDAIA
Com investimentos na casa de 2 milhões de reais, a Cachaça Saramandaia aposta no e-commerce para chegar aos quatro cantos do país. A cachaça é resultado de uma parceria entre a Globo e a Cobiçada de Minas. A bebida é produzida em São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito, cidade do interior de Minas Gerais, um local bucólico que guarda as boas e clássicas tradições mineiras.
Seu processo de produção é artesanal, sendo feito em alambique de cobre. Há um cuidado especial com a moagem da cana, que é de excelente qualidade, ocasionada pela demografia e solo únicos e peculiares da região, que confere um alto teor de açúcar na matéria prima.
O primeiro lote da Cachaça Saramadaia será de 60 mil litros da versão ouro (cachaça envelhecida em carvalho) e 40 mil da versão prata (cachaça branca). A empresa possui ainda 600 mil litros em estoque, que serão oferecidos de acordo com a demanda.
A distribuição será priorizada no Sudeste, contudo a proposta é atingir todo o mercado nacional. Os pontos de venda são supermercados, lojas especializadas, cachaçarias, bares, restaurantes e lojas próprias. A Cobiçada aposta ainda no e-commerce próprio a partir do site da Cobiçada de Minas. Estima-se que 15% das vendas da edição especial Saramandaia sejam realizadas online, com entrega para todo o Brasil.