Outro dia no supermercado vi belas romãs expostas. Sem nem saber o que fazer com ela, comprei uma, bem grande e vermelha. A romã é um fruto lindo e complexo. No livro Comida & Cozinha – Ciência e Cultura da Culinária -, Harold McGee explica que a romã é rica em antocianinas e outros antioxidantes fenólicos. Já na fabricação do suco, a casca é moída junto com as sementes e o resultado é mais tânico que cada frutinho que fica dentro da romã.
Esse molho é bem simples de ser feito. Pensei em uma base que me desse estabilidade, mas ao mesmo tempo fosse fresca, para não sobressair ao gosto da romã. Pensando nisso, usei iogurte natural desnatado. Como a romã é adstringente, ela teria mais ou menos o efeito do limão no iogurte, porém com o seu sabor característico.
Em 3 colheres de iogurte natural, misture duas colheres de suco de romã. Pra isso, eu espremi com as mãos a romã, como podem ver no prato que segue a foto, coei e acrescentei o iogurte. Coloque uma colher de café de sal rasa e pronto.
Você terá um molho suave, agridoce, fresh, ideal pra saladas ou frangos!

Foto Senhora Mesa