Você está em:
Risoto de Gorgonzola

Risoto de Gorgonzola

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Risoto de Gorgonzola Combina com Baden Baden Red Ale

Risoto é realmente um prato muito executado, principalmente nas noites de sexta e sábado. Basta dar uma olhada nas redes sociais. É um prato simples, porém cheio de detalhes para ser preparado. É como um arroz com feijão, mas poucos fazem um perfeito arroz com feijão. Acho que risoto, quando se faz em casa, informalmente, para os amigos, varia muito o resultado. Depende do quanto você bebeu, do quanto está distraído na conversa, dos ingredientes que vai usar.

Este risoto de gorgonzola é simples, e combina muito bem com a Baden Baden Red Ale, que é encorpada e aveludada, tem amargos, mas tem um sabor adocicado residual, que adorei. É uma cerveja forte, portanto que harmoniza bem com pratos intensos, como o queijo gorgonzola. Essa cerveja combina bem também com carnes de porco e de caça, molhos condimentados e o queijo azul Stilton.

Compartilhe a sua experiência de harmonização com os rótulos da Baden Baden acessando o site Experiência Gourmet.

Risoto de Gorgonzola
Blog Senhora Mesa

Ingredientes
(2 porções)

3 xícaras de café de arroz arbóreo
100 g de queijo gorgonzola
1/2 colher de café de açafrão (pode retirar se preferir)
800 ml de caldo de legumes
vinho branco
sal a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa rasa de manteiga
agrião baby para decorar

Preparo
Antes de tudo prepare o caldo de legumes e deixe ele em fogo baixo, borbulhando para ser acrescentado aos poucos ao risoto. Em uma caçarola coloque o azeite e frite o arroz. Acrescente o açafrão se for usar. Cubra com vinho na altura do arroz e deixe evaporar. Acrescente uma concha do caldo de legumes e mexa sem parar com uma colher de pau. Quando evaporar, acrescente mais caldo. Repita esse processo até o arroz ficar al dente. E isso você só confere de provar. Quando estiver quase evaporando toda a água e você provar que o arroz chegou ao ponto desejado, desligue o fogo, coloque a manteiga e o queijo gorgonzola. Tampe e deixe assim por cinco minutos. Decore com agrião baby e sirva com um copo de Baden Baden Red Ale.

Dicas: mexa constantemente o risoto. Não é frescura, faz com que o amido do arroz seja liberado e fique mais cremoso. Aliás, um risoto executado à perfeição não usa ingredientes como o creme de leite, por exemplo, para dar cremosidade. Conta básica de quantidade: 1 xícara de café por pessoa quando tiver ingredientes e acompanhamentos e 1 xícara e meia quando não tiver. O caldo de legumes é fácil de fazer, tente fazer o seu: cebola, alho poró, salsão, cenoura, alecrim. Coloque os legumes que preferir.

Baden Baden Red Ale
Tipo: Double Red
Teor Alcoólico: 9,2%
Disponível em garrafas de 600ml
Temperatura sugerida para degustação de 6 a 8°C

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!