Você está em:
By Koji, restaurante do chef Koji Yokomizo, abre filial em Lisboa, Portugal

By Koji, restaurante do chef Koji Yokomizo, abre filial em Lisboa, Portugal

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Depois de Rodrigo Oliveira, em Los Angeles, Manu Buffara em Nova York, e Rafael Cagali em Londres, é a vez do By Koji estrear uma filial fora do Brasil

Portugal também entrou no mapa da exportação da gastronomia brasileira: o chef Koji Yokomizo, que opera o By Koji em São Paulo desde 2011, acaba de abrir uma nova unidade em Lisboa , seguindo os passos de outro profissional da cozinha, o chef Pedro Forato, que comanda a Prado Mercearia, na capital portuguesa, e da Fogo de Chão que leva o tradicional churrasco brasileiro para além das fronteiras brasileiras.  Além de Lisboa, Koji Yokomizo anuncia um ambicioso plano de expansão em outras cidades na Europa, adaptando o modelo para cada mercado.

Localizado no Bairro de Santos-O-Velho, na Calçada Marquês de Abrantes, 138, o By Koji Lisboa estreou em 14 de setembro, com 35 lugares, entre mesa e balcão. Todo o enxoval de louças foi desenvolvido pelo Studio Neves (Portugal) e Kimi Nii (São Paulo).

Os sócios Meri Maio e Koji Yokozimo, tiveram a idéia de abrir a casa, quando visitaram Portugal, e se deram conta, que além de 10% da população de Portugal ser de brasileiros, o turismo sempre foi um forte aliado desse destino, afora a qualidade de ingredientes, e o fato de que havia poucas opções de cozinha japonesa do estilo do By Koji. O chef Shin, da unidade de Lisboa, já estava morando há alguns anos em Portugal e já havia trabalhado com Koji. O menu segue a linha da matriz brasileira.

By Koji, restaurante do chef Koji Yokomizo, abre filial em Lisboa, Portugal 1

No âmbito da moda e da joalheria, Havaianas, Melissa, Hope, Osklen, Chili Beans, Carmen Steffens e H.Stern são players brasileiros já consolidados em mercados externos, notadamente a indústria de calçados, a quarta maior do mundo. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) os sapatos “made in Brazil”, presentes em mais de 150 países, calçam consumidores de todos os continentes. 

Outro segmento que está se globalizando é a gastronomia brasileira, graças a cozinheiros e chefs que se aventuraram e cruzaram fronteiras para divulgar muito mais que feijoada, pão de queijo, coxinha, açaí e caipirinha. O fato é comprovado pela Casa do Porco, restaurante no centro de São Paulo dos chefs Jefferson e Janaina Rueda, que alcançou este mês, o 17º lugar na lista “The World’s 50 Best Restaurants 2021”, tradicional ranking de melhores restaurantes do mundo feito pela revista britânica “Restaurant”.

Na esteira da tendência em propagar uma gastronomia brasileira moderna e competitiva, chefs estrelados como Helena Rizzo e Alex Atala, apenas mencionando alguns, contribuíram para mudar a imagem e as características da cozinha tupiniquim adentrando-se por novos territórios culinários. Exemplo disso é o chef Rodrigo Oliveira, que acaba de abrir uma filial em Los Angeles, e do chef paulistano Rafael Cagali, à frente do “Da Terra”, restaurante de cozinha brasileira, com duas estrelas no Guia Michelin, em Londres, Manu Buffara, que abriu em Nova York, o “Ella”, no Chelsea, e o chef Ivan Brehm, do premiado Nouri, em Singapura.

Sobre o By Koji

Conhecido e respeitado pela sua habilidade em escolher pessoalmente os melhores peixes, chef Koji Yokomizo é o nome à frente do By Koji. Com 2 casas em São Paulo – uma no Estádio do Morumbi e outra no Hospital Albert Einstein –, Koji traz para o público paulistano requintes da mais tradicional gastronomia japonesa ao mesmo tempo que emprega com maestria elementos contemporâneos na sua cozinha.

Uma história que começou ainda criança, através da paixão que nasceu com seu próprio pai pela pesca, responsável pelo fascínio do chef pelos peixes e que culminou no sucesso de quem conhece tão bem o ingrediente principal da culinária japonesa, que baseou o seu trabalho na habilidade de extrair os melhores cortes, tornando o prazer de degustar sushis e sashimis em uma experiência única e  memorável.

Koji passou uma temporada no Japão na década de 90, quando trabalhou no restauranteKatsuragawa, na província de Mie. “Fui passar um tempinho no Japão, decidido a trabalhar em restaurante, mesmo que fosse de graça em troca de aprendizado”, comenta. No seu currículo estão também experiências em restaurantes como o Shundi & Tomodachi, Hanadoki e Mitsuyoshi.

Foi em 2012 que ele abriu sua primeira casa, no Estádio do Morumbi, com vista para o campo. A partir dali seu grande diferencial, a escolha minuciosa dos melhores e mais frescos  ingredientes, tornou o balcão de seu restaurante  parada obrigatória para os apreciadores da gastronomia da terra do sol nascente. “Não gosto de rotular o estilo da minha comida, mas procuro respeitar as tradições da culinária japonesa, fazendo uso nos restaurantes de algumas preparações mais contemporâneas”, afirma o Chef.

Além da casa no Estádio, o By Koji também está localizado no Hospital Albert Einstein. Em ambos o menu é basicamente o mesmo, apenas se diferenciando pelas restrições da alimentação Kosher no restaurante do Einstein. Reconhecido pela qualidade e apresentação do seus sushis e sashimis, o By Koji apresenta também outras preparações das cozinhas fria e quente da culinária japonesa. Entre os destaques do menu, estão o Tempurá de Shisô com tartar de atum, o Yakyudon (macarrão de udon refogado com carne de porco e katsuobushi) e a Merluza Negra do pacífico curtida no misso e grelhada.

By Koji Morumbi

Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 Portão 4

Telefone: (11) 3624-7710
Horário de funcionamento:
12h as 15h/ 19h as 23h – terça a sexta

12h as 16h/ 19h as 23h -sábado

12h as 16h/ 19h as 22h – domingo

Fechado todas as segundas feiras

By Koji Einstein ( temporariamente fechado)

Endereço: Av. Albert Einstein, 627 – Morumbi

Telefone: (11)  2151-7587
Horário de funcionamento:
11:30h as 22h todos os dias

Restaurantes em Santiago no Chile!

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!