Você está em:
Caldeirada de Frutos do Mar

Caldeirada de Frutos do Mar

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
Versão para impressão

Conteúdo da publicação

Estamos no Inverno e por aqui o friozinho anda dando o ar da graça. Um clima especialmente maravilhoso para ir para a cozinha, fazer aquele prato gostoso e quentinho e servir harmonizando com uma bela taça de vinho. Aparentemente o nome pode fazer você esquecer a receita: Caldeirada de Frutos do Mar. Nada mais é do que um ensopado de frutos do mar, super simples de ser feito. Um carinho na alma de um bom gourmet.

Caldeirada de Frutos do Mar
Senhora Mesa

Ingredientes: 400 g de mariscos com a concha, 300 g de um peixe com posta mais alta (badejo por exemplo), mas converse com o seu peixeiro, ele pode indicar um ótimo peixe do dia, 100 g de lulas limpas em anéis, 100 g de polvo cortado em cubos largos, 1 saquinho de tempero para paella, 1 colher chá de páprica picante, 1 colher de chá de páprica doce, sal a gosto (uso flor de sal) , 1 1/2 l de caldo de peixe , 1 lata de tomates pelados, 3 dentes de alho amassados, tomilho a gosto, azeite e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: em um fio de azeite coloque o alho. Deixe dourar e acrescente os mariscos. Coloque as pápricas, pimenta-do-reino e o tempero para paella. Deixe refogar por cerca de 4 minutos. Acrescente as lulas e o polvo.  Deixe refogar por uns 3 minutos e coloque os tomates pelados. Acrescente os ramos de tomilho para aromatizar (adoro usar bastante). Cubra até 1 dedo acima das carnes com mo caldo de peixe. Cozinhe por 7 minutos em fogo médio. Após esse tempo acrescente as postas de peixe previamente temperadas com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por mais 5 minutos em média. Cheque o tempero, a consistência do caldo e sirva.

Caldo de Peixe ou Fumet de Peixe

Para um bom caldo de peixe é preciso muito amor. Aprendi isso no livro Escoffianas Brasileiras (Larousse), do Alex Atala. Um livro indecente de tão bom. A receita abaixo é deste livro. Tenha amor, paciência (além de estudo da técnica, claro) e o resultado será ótimo!

Caldo de Peixe ou Fumet de Peixe

Ingredientes: 6 kg de carcaça de peixe, 3 talos de salsão, 3 talos de alho-poró, 4 cebolas médias, 1 cabeça de alho, 4 cravos, 2 folhas de louro, 5 g de pimenta-do-reino em grãos, 750 ml de vinho branco seco, água.

Preparo: Junte todos os ingredientes numa panela de boca alta e acrescente o vinho e a água em quantidades suficiente para cobrir a carcaça. Cozinhe por 3 horas em fogo baixo. Coe em um chinois fino (coador em funil com microfuros) com um pano.

Orientação: Aqui voltamos a reforçar a importância das carcaças e gelatinas na hora do preparo de um caldo. No caso do peixe, devemos retirar todo o traço de sangue. Atenção: nunca desperdice a pele do peixe: ela é uma poderosa fonte de gelatina.

Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.
Foto Senhora Mesa. Todos os direitos reservados.

Palavras-chaves

Gostou? Conta pra gente o que achou!

Veja mais notícias semelhantes

Ospreferidos na mesa

Receitas e promoções sempre em primeira mão

Se você quer ser a primeira a receber as novidades da Senhora Mesa e não perder nenhuma das promoções que iremos lançar, preencha seu nome e e-mail e ganhe já o e-book Cozinha fácil!

Junte-se a mais de 50.000 cozinheiros e cozinheiras do brasil e do mundo

Receba sempre em primeira mão as novidades do nosso site e comece a fazer sucesso na cozinha!